Um desvio de septo causa ronco?

Atualizado: há 5 dias

Sim o desvio de septo pode causar ronco. A obstrução nasal causada pelo desvio aumenta a resistência das vias aéreas superiores, resultando em fluxo de ar turbulento e subsequente vibração dos tecidos moles tanto da cavidade nasal quanto garganta, o que produz o som do ronco.

Mecanismos por Trás do Ronco

O ronco devido à obstrução nasal envolve múltiplos fatores fisiológicos:

  • Aumento da resistência ao fluxo de ar e fluxo turbulento causam vibração dos tecidos faríngeos.

  • A respiração bucal compensatória cria pressão negativa na faringe, levando à sua oclusão.

  • O modelo do resistor Starling explica o possível colapso das vias aéreas superiores durante a inspiração quando a resistência é aumentada pela obstrução nasal.

  • O prejuízo do reflexo ventilatório nasal e, possivelmente, o papel do óxido nítrico na regulação do tônus vascular e da patência das vias aéreas também são fatores relevantes.

O que é um desvio de septo?

Um desvio de septo ocorre quando a parede entre as narinas, conhecida cientificamente como septo nasal, desvia mais para um lado do que para o outro, deixando você com uma narina maior que a outra.

A cirurgia de desvio de septo acaba com o ronco?

A cirurgia de desvio de septo pode ajudar a acabar com o ronco em alguns casos. A correção da deformidade nasal pode melhorar a passagem do ar pela cavidade nasal, reduzindo a vibração dos tecidos moles na garganta e diminuindo o ronco.

No entanto, é importante lembrar que a cirurgia pode não ser eficaz em todos os casos e que outros fatores podem contribuir para o problema do ronco, como a apneia do sono e o excesso de peso. Por isso, é importante procurar um especialista para avaliar o caso e indicar o melhor tratamento.


Quem é a Dra. Danielly Andrade?

AGENDE SUA CONSULTA 

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia funcional e estética, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo e cirurgias funcionais e estéticas do nariz como a septoplastia e rinoplastia.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.

"Meu objetivo é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."