Cirurgia de sinusite: Saiba mais sobre a cirurgia para tratamento de sinusite (sinusectomia)

Início > Blog > Cirurgia de sinusite: Saiba mais sobre a cirurgia para tratamento de sinusite (sinusectomia)


A cirurgia dos seios da face — Sinusectomia pode ser necessária quando o bloqueio nos seios da face o impede de respirar bem e os medicamentos não resolvem o problema.


Cirurgia de sinusite


O que é sinusite?


A sinusite é uma inflamação do tecido que reveste os seios da face. Os seios da face são quatro cavidades (espaços), eles são conectados por canais estreitos. Os seios da face produzem um muco fino que drena para fora dos canais do nariz. Essa drenagem ajuda a manter o nariz limpo e livre de bactérias. Normalmente cheios de ar, os seios da face podem ficar bloqueados e cheios de fluido. Quando isso acontece, as bactérias podem crescer e causar uma infecção (sinusite bacteriana).

Atualmente o termo sinusite tem sido substituído por rinossinusite, com "rino" significando "nariz". O tecido nasal quase sempre fica inchado se o tecido dos seios da face estiver inflamado.


Por que a cirurgia de sinusite é realizada?


As infecções dos seios da face geralmente são tratadas com medicamentos em vez de cirurgia. A cirurgia dos seios da face pode ser necessária quando essas infecções são recorrentes ou persistentes. A cirurgia dos seios da face é mais comumente usada para tratar a sinusite crônica (inflamação do nariz e dos seios da face), mas pode ser necessária para outros problemas dos seios da face.


A cirurgia envolve aumentar as aberturas entre os seios da face e a parte interna do nariz para que o ar possa entrar e a drenagem possa sair. Pode envolver a remoção de tecido sinusal, osso ou pólipos. A cirurgia de sinusite moderna tem menos sangramento pós-cirúrgico, é menos invasiva e envolve um tempo de recuperação mais curto do que no passado.


Cirurgia endoscópica do seio nasal

A cirurgia do seio nasal com endoscópio nasal é o procedimento mais comumente recomendado para pessoas com sinusite crônica. O cirurgião usa o mesmo tipo de endoscópio fino usado durante o exame diagnóstico. Este procedimento não requer incisões visíveis, é realizado sob anestesia geral.


O endoscópio, que é inserido por um cirurgião através das narinas, é conectado a uma mini câmera e a uma fonte de luz. Durante a cirurgia, imagens de alta resolução das passagens nasais e seios da face são transmitidas do endoscópio para um monitor de alta definição na sala de cirurgia. O cirurgião usa imagens de uma tomografia computadorizada como um roteiro para ajudar a guiar a cirurgia com base na anatomia do seio da face.


Quando o endoscópio está colocado, o cirurgião usa minúsculos instrumentos cirúrgicos para remover tecidos ou pólipos indesejados ou para corrigir um desvio de septo. Se as conchas — estruturas ósseas que revestem as passagens nasais, limpando e umidificando o ar à medida que passa — estão aumentadas e bloqueando as passagens nasais, seu cirurgião pode reduzi-las para melhorar a respiração, procedimento que nomeamos de turbinectomia ou turbinoplastia.


A cirurgia endoscópica dos seios da face geralmente leva cerca de duas horas e não requer internação durante a noite. Não há inchaço ou hematoma no rosto como resultado da cirurgia.


Quais são as perspectivas para a cirurgia do seio nasal?


A cirurgia de sinusite é um tratamento eficaz para quem tem problemas nos seios da face, mas só é feita em pacientes que não responderam ao tratamento médico. Algumas pessoas notam uma melhora imediata em seus sintomas após a cirurgia, enquanto em outras isso pode levar algumas semanas ou meses. Alguns pacientes requerem cuidados contínuos, mesmo após a recuperação da cirurgia.


Para mais informações sobre a cirurgia de sinusite acesse:

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly Andrade.