Rinites e sinusites

Estamos chegando na época do ano em que as doenças respiratórias aumentam muito de incidência. O ar fica muito mais seco, as pessoas estão muito mais concentradas em ambientes fechados e há maior circulação de vírus sazonais como por exemplo o H1N1. Você sabe diferenciar seus sintomas? Sabe quando procurar atendimento do seu médico? Abaixo estão listadas algumas diferenças entre os sintomas principais das rinites e das sinusites.

A rinite é a inflamação nas mucosas do nariz, causada por processos alérgicos, infecções virais, como gripes. irritantes locais e também por alguns medicamentos.

Sintomas frequentes : coriza; coceira no nariz, garganta e olhos; obstrução nasal; dores de cabeça, mal estar.

A sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face que são cavidades no interior dos ossos do rosto. A sinusite pode ser aguda (quando tem duração menor do que 04 semanas e foi desencadeada por um processo agudo: gripes, infecções bacterianas, crises alégicas nasais) ou crônicas (quando duram mais que 04 semanas, estão associadas à duração prolongada dos sintomas,desconforto e muitas vezes ao bloqueio de drenagem e ventilação dos seios da face).

Sintomas frequentes: dores de cabeça e no rosto, sensação de cabeça pesada, secreção nasal posterior, coriza, obstrução nasal, recorrência dos sintomas( vários episódios em um ano ou menos), febre ocasional( principalmente se estiver na fase aguda).

Os sintomas podem aparecer de maneira isolada ou muitas vezes associados, lembrando que rinites e sinusites estão muitas vezes relacionadas. Procure sempre seu médico otorrinolaringologista para uma avaliação adequada dos sintomas e tratamento adequado. Prezar pela qualidade de vida e respiratória é algo que devemos priorizar!!!

• Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

(31) 3516- 4528

(31) 2516- 2814