Buscar
  • dradaniellyandrade

Respiração nasal e atividades físicas, qual a importância??

Atualizado: 28 de Nov de 2019


➡️ Por acaso quando você realiza atividades físicas, (principalmente aeróbicos como corrida, spinning, bike), você respira somente pelo nariz ou também pela boca? Sente às vezes aquele cansaço exagerado mesmo treinando com frequência adequada e aderindo corretamente à dieta?


➡️Se a respiração nasal não ocorre adequadamente, há prejuízo no rendimento físico máximo alcançado (isso vale tanto para atletas de alta performance como também para os de fim de semana!!!), além de esforço respiratório exacerbado durante as atividades do dia a dia e também durante o sono!


➡️ Quando respiramos pela boca durante a realização de esforços físicos geralmente apresentamos algum grau de obstrução nasal naquele momento. Essa obstrução pode ter causas agudas: gripes ou resfriados, crises de alergias ou nossas famosas rinites! Mas pode ter também causas anatômicas, como por exemplo desvio de septo e cornetos aumentados.


➡️Não deixe de procurar uma avaliação médica para descobrir a causa provável.


➡️Septo é a parte que divide o nosso nariz em 02 lados e quando é muito tortuoso, muitas vezes obstrutivo, impede à entrada adequada do ar pelo nariz. Cornetos são estruturas nasais importantes para o processo de umidificação e aquecimento do ar que passa por eles, mas muitas vezes, ficam bastante inchados ou aumentam de tamanho devido à alergias e reatividade local. Muitas pessoas confundem eles com “adenoide” ao olhar no espelho e ver que estão inchados! A adenoide, quando presente, fica láaaaaa atrás do nariz e só pode ser visualizada em exames de imagem como videonaso e rx!


➡️ Bom, mas o recado principal deste post é reforçar a importância de uma boa respiração pelo NARIZ para que todos possam prestar mais atenção na mesma!!! Se já notou algum dos sintomas, agende consulta para uma avaliação especializada. Nós, otorrinos, estudamos e nos especializamos cada dia mais a fim de proporcionar todas as orientações necessárias e também um tratamento adequado aos nossos pacientes!!


42 visualizações
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo

(31) 3516- 4528

(31) 2516- 2814

(31) 99562- 2963

Unidade I - Rua Gonçalves Dias 82, 4o andar - Bairro Funcionários, Belo Horizonte - Cep 30.140-090, Brasil
Unidade II - Alameda Oscar Niemeyer, 420 - sala 409 - Bairro Vila da Serra. Nova Lima Cep 34.006-049