• dradaniellyandrade

Rinoplastia em pacientes mais velhos: qual a idade máxima para realizar rinoplastia?

Atualizado: Nov 19

Início > Blog > Rinoplastia em pacientes mais velhos: qual a idade máxima para realizar rinoplastia?

rinoplastia paciente mais velho

A rinoplastia é outro procedimento comumente realizado em jovens; entretanto, a idade mínima para a cirurgia é de cerca de 14-16 anos para meninas e 16-17 para meninos, a fim de dar tempo para a cartilagem amadurecer.


No entanto, os jovens não são os únicos que podem fazer uma rinoplastia. Algumas pessoas com mais de 40 anos também estão interessadas no procedimento, mas não têm certeza se podem fazer a cirurgia depois de certa idade. Aqui está o que você precisa saber sobre a rinoplastia mais tarde na vida.


Por que os pacientes mais velhos procuram a rinoplastia?


Embora a maioria dos pacientes de rinoplastia busque a cirurgia de remodelagem nasal cedo (na casa dos 20 ou 30 anos) para corrigir um problema respiratório ou uma característica estética indesejável que causa problemas de confiança, existem alguns motivos pelos quais os pacientes podem esperar até mais tarde para procurar a cirurgia. Razões comuns para rinoplastia de meia idade ou mais velha incluem:

  • Sinais de envelhecimento no nariz, incluindo uma ponta bulbosa e / ou caída

  • Problemas respiratórios

  • Nova oportunidade para corrigir problemas estéticos

  • Situação financeira


O que a rinoplastia pode realizar para pacientes mais velhos?


A rinoplastia pode atingir uma série de objetivos para pacientes mais velhos. A rinoplastia de ponta nasal pode ser usada sozinha ou em conjunto com outros procedimentos anti-envelhecimento para rejuvenescer a face e corrigir uma ponta caída ou bulbosa que às vezes acompanha o envelhecimento.


Como para pessoas de qualquer idade, a rinoplastia também pode corrigir ou melhorar problemas estéticos funcionais e estruturais, como desvio de septo, cornetos aumentados, protuberância no nariz, ponta mal definida, nariz muito grande ou muito pequeno e muitos mais. Mudanças dramáticas são difíceis em pacientes mais velhos; ater-se a melhorias sutis é recomendado para um bom resultado.


A rinoplastia é segura para pacientes mais velhos?


A rinoplastia é uma cirurgia em geral muito segura, mas apresenta riscos leves, que tendem a aumentar com a idade do paciente. Especialmente para pacientes com mais de 50 anos, os cirurgiões podem exigir avaliações de saúde rigorosas e discutirão os riscos e benefícios da rinoplastia antes de concordar em realizar o procedimento.


A segurança é primordial na cirurgia estética, e os cirurgiões éticos não operam alguém que não consideram saudável o suficiente para um procedimento seguro e bem-sucedido.


Os riscos da rinoplastia podem incluir:

  • Complicações de anestesia

  • Sangrando

  • Infecção

  • Cicatriz

  • Dificuldade de cicatrização de feridas

Seguir as instruções do seu médico para cuidados pré e pós-operatórios é crucial para uma cirurgia segura e bem-sucedida. Seja totalmente honesto com seu cirurgião sobre seu histórico médico também. Ele ou ela quer que você esteja seguro e saudável. A rinoplastia é uma cirurgia muito segura em geral


Quais são as desvantagens da rinoplastia de meia ou idade avançada?


Como em outras áreas do rosto, o nariz muda com a idade. Algumas dessas alterações representam um desafio para os cirurgiões de rinoplastia, como o espessamento da pele nasal ao longo do tempo. A pele mais espessa é mais difícil de cobrir adequadamente e pode deixar cicatrizes mais facilmente. Em narizes afetados pelas mudanças naturais da idade, os resultados também podem ser mais difíceis de prever. Os cirurgiões em potencial farão uma avaliação completa do nariz para determinar se o paciente tem ou não probabilidade de obter um resultado favorável da cirurgia. Felizmente, cirurgiões especializados em rinoplastia são capazes de ajudar a maioria dos pacientes saudáveis ​​a melhorar sua aparência por meio da rinoplastia em algum grau.


Qual a idade mínima para rinoplastia?


Embora não haja uma idade certa para fazer a rinoplastia, entre 18 e 40 anos é considerada a faixa ideal. A essa altura, você se desenvolveu fisicamente e na maturidade para ser um bom candidato à rinoplastia, e sua pele ainda mantém uma elasticidade jovem. Esta elasticidade facilita fazer alterações e a recuperação, enquanto minimiza o risco de complicações.


Embora essa faixa etária seja ideal, pessoas mais velhas ou mais jovens ainda podem ser ótimas candidatas para esse procedimento. O cirurgião otorrino precisa apenas levar em consideração considerações adicionais.


Mais informações:

A expertise correta


Com uma plástica no nariz, não há uma abordagem única para todos. Cada paciente é único, portanto, um especialista otorrino deve escolher os melhores materiais, ferramentas e técnicas para a estrutura única do paciente. Este nível de especialização pode resultar em resultados previsíveis que combinam elementos funcionais e estéticos para realçar a beleza inata do indivíduo.


Correto Treinamento


A experiência, formação, treinamento e educação que os otorrinolaringologistas adquirem ao longo do tempo os tornam os profissionais médicos mais adequados para realizar cirurgias de nariz. Um otorrino possui uma compreensão profunda da estrutura nasal bem como aspectos funcionais do nariz, não se atendo unicamente aos aspectos estéticos. Um especialista em otorrinolaringologia pode usar o conhecimento desses fatores para criar a condição ideal para que o paciente tenha a melhor aparência aliada a uma melhor funcionalidade do nariz.


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrino em BH especializada em rinologia (nariz), se destacando nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz como a rinoplastia.


Quanto custa uma rinoplastia em Belo Horizonte (BH)?


O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da rinoplastia varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.


O custo médio da rinoplastia é de R$ 10.000 a R$ 25.0000. Este custo médio é apenas parte do preço total - não inclui anestesia, instalações da sala de cirurgia (hospital) ou outras despesas relacionadas. Após sua consulta será feito um orçamento de acordo as necessidades da cirurgia, hospital de realização, entre outros.


Oferecemos planos de financiamento de pacientes para rinoplastia através de parcelamento com cartão de crédito, então não deixe de perguntar.


Mas atenção: quando estiver em busca de um especialista, valorize a qualidade dos serviços prestados, não apenas o preço. Em saúde, fazer economia não costuma ser um bom negócio. Observe, também, se ele possui especialização em rinologia e se é membro de alguma sociedade médica, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). E se ele já tiver realizado outras rinoplastias, melhor ainda!



A rinoplastia é coberta pelos planos de saúde (convênios médicos)?


Se uma rinoplastia for realizada por motivos estritamente estéticos, é improvável que seja coberta por um plano de saúde. Nesse caso, o paciente pode precisar pagar o custo total do procedimento. Se uma cirurgia de rinoplastia for realizada para tratar um defeito funcional do nariz, um plano de saúde pode cobrir parte dos custos do procedimento.


É muito comum a realização de rinoplastia associada a outros procedimentos funcionais no nariz, como septoplastia, sinusectomia, turbinectomia e outros. Nesses casos o plano de saúde deve cobrir os custos dos procedimentos funcionais.


É importante entrar em contato com seu plano de saúde. Isso permite que o paciente de cirurgia nasal saiba mais sobre sua cobertura e examine o custo total da cirurgia.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Para mais informações sobre rinoplastia acesse:

Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

23 visualizações0 comentário