• dradaniellyandrade

Septoplastia e Turbinectomia: antes e depois, preço, cobertura pelo plano de saúde

Atualizado: Nov 19

Início > Blog > Septoplastia e Turbinectomia: antes e depois, preço, cobertura pelo plano de saúde



septoplastia e turbinectomia


É muito comum a realização da septoplastia em conjunto com a turbinectomia. Consertar ou endireitar um desvio de septo e reduzir hipertrofia de cornetos é uma cirurgia nasal comum feita sob anestesia geral. Uma pequena incisão é feita dentro do nariz e a fina lâmina de cartilagem e osso no centro do nariz é reparada. Os cornetos aumentados são reduzidos ao tamanho normal. O procedimento leva cerca de 30 a 45 minutos para ser concluído. Os pacientes geralmente voltam para casa no mesmo dia.


As cirurgias funcionais no nariz mais comuns que podem ser associadas a uma septoplastia são a turbinectomia e a sinusectomia.


O que é septoplastia e turbinectomia?


A septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir um desvio de septo, a estrutura central do nariz que separa as narinas. A septoplastia é realizada para endireitar os ossos e a cartilagem do septo para que as obstruções sejam removidas das vias respiratórias. Pessoas com desvio de septo têm maior probabilidade de apresentar problemas de ronco, apneia do sono e sinusite. Esses sintomas são virtualmente eliminados nos pacientes submetidos à septoplastia.


A septoplastia pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos funcionais e estéticos do nariz, como a turbinectomia.


A turbinectomia é a cirurgia de redução de cornetos nasais, indicada principalmente para pacientes com hipertrofia de cornetos nasais e concha bolhosa, devido à rinite alérgica e sinusite crônica, que provocam com aumento do tamanho dos cornetos nasais. Pacientes que sofrem de ronco e apneia do sono também têm na turbinectomia uma aliada para auxiliar a restabelecer a respiração e trazer a tranquilidade para uma boa noite de sono.


O que é sinusectomia?


A sinusectomia é um procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia de sinusite, o objetivo dessa cirurgia é a abertura e drenagem dos seios paranasais. A cirurgia é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal.



Quanto tempo dura a septoplastia e turbinectomia?

O procedimento leva cerca de 30 a 45 minutos para ser concluído. Os pacientes geralmente voltam para casa em 2,5 a 3 horas. Não há inchaço visível e tampão nasal é raramente usado. Um leve desconforto é esperado nos primeiros 2 a 3 dias, que se resolve rapidamente


Quanto custa uma cirurgia de septoplastia e turbinectomia?


O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da septoplastia e turbinectomia varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.


O custo médio da septoplastia e turbinectomia é de R$ 10.000 a R$ 25.0000. Este custo médio é apenas parte do preço total - não inclui anestesia, instalações da sala de cirurgia (hospital) ou outras despesas relacionadas. Após sua consulta será feito um orçamento de acordo as necessidades da cirurgia, hospital de realização, entre outros.


A septoplastia e turbinectomia é coberta pelos planos de saúde (convênios médicos)?


Se uma cirurgia no nariz for realizada para tratar um defeito funcional do nariz, um plano de saúde pode cobrir parte dos custos do procedimento.


É muito comum a realização de septoplastia associada a outros procedimentos funcionais no nariz, sinusectomia, turbinectomia e outros. Nesses casos o plano de saúde deve cobrir os custos dos procedimentos funcionais.


É importante entrar em contato com seu plano de saúde. Isso permite que o paciente de cirurgia nasal saiba mais sobre sua cobertura e examine o custo total da cirurgia.


Quais são os riscos da turbinectomia?


Em geral, os procedimentos de redução do corneto são muito seguros. Não há cortes externos ou feridas no rosto, pois a cirurgia é realizada pelo nariz pela técnica de cirurgia endoscópica nasal. ​ Os principais riscos do procedimento de redução dos cornetos são formação de crostas, sangramento e, muito raramente, síndrome do nariz vazio. Quanto maior agressivo o procedimento, maior a probabilidade dê o paciente sentir melhora imediata da obstrução nasal. No entanto, os riscos de complicações também são maiores. O paciente deve ter uma discussão completa com seu cirurgião sobre os benefícios e riscos de cada procedimento antes de decidir


Como é o período de recuperação da septoplastia e turbinectomia?


Da mesma forma que na cirurgia de desvio de septo nasal, as técnicas atuais são muito menos invasivas principalmente devido do uso dos endoscópios (cirurgia endoscópica nasal) aumentando muito a precisão e reduzindo drasticamente o risco de sangramento nasal, minimizando muito a necessidade do tampão nasal. É frequente o paciente já perceber uma melhora na obstrução nasal logo após a cirurgia. ​ De acordo com cada caso, é necessário um período de repouso variável, sem realização de atividades físicas intensas ou esforços físicos em geral, visando prevenir sangramento pós-operatório ou outras complicações.


Onde realizar septoplastia e turbinectomia em Belo Horizonte?


A Dra. Danielly Solar Andrade, possui consultórios em Belo Horizonte e Nova Lima, atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti, sendo os hospitais onde ela realiza a rinoplastia em belo horizonte.




Mais informações sobre septoplastia e turbinectomia:


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre septoplastia e turbinectomia, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo