• dradaniellyandrade

Sinusite pode causar tosse

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > Sinusite pode causar tosse

tosse e sinusite

Uma sinusite pode fazer você tossir? Sim, uma sinusite pode definitivamente levar à tosse. Essa situação específica tem tudo a ver com o excesso de muco e como os seios da face tentam drenar esse muco.


Quando você está lidando com sintomas de resfriado, sofre de alergias (rinite alérgica) ou tem uma infecção sinusal, é provável que seu corpo crie mais muco do que o normal, que pode acabar drenando para a garganta. Embora pareça nojento, o muco na garganta é muito comum e pode acontecer independentemente de você estar doente ou não.


No entanto, quando essa drenagem ocorre persistentemente por um longo período, você pode começar a ter uma tosse persistente.


Vamos analisar a tosse durante uma sinusite e o que um médico pode recomendar como tratamento.


Como tosse e a sinusite estão relacionadas entre si


Quando o excesso de muco é drenado para a garganta, isso é conhecido como gotejamento pós-nasal e é apenas um dos muitos sintomas de resfriado também associados às sinusites. O gotejamento pós-nasal não causa apenas tosse. Também pode causar dor de garganta, voz rouca, náuseas e até mau hálito.


Mais informações sobre


Mas por que exatamente o gotejamento pós-nasal durante uma sinusite leva à tosse?


Bem, imagine o muco (ou qualquer coisa, na verdade) escorrendo pela sua garganta. Sua garganta está irritada? Provavelmente. Você sente uma sensação de cócegas? Provavelmente. Todas essas sensações podem desencadear uma reação — essa reação é a tosse.


Infelizmente, todo o assoar e tossir que você continuará a fazer como resultado da drenagem de muco só levarão a mais muco e mais irritação. É por isso que é importante entender a melhor maneira de interromper uma sinusite e aliviar o gotejamento pós-nasal.



Quando devo consultar um otorrinolaringologista devido à tosse com sinusite?


Se a sinusite durar mais de 10 dias ou se você estiver tendo um gotejamento pós-nasal muito forte (e seus outros sintomas não estão diminuindo), talvez seja hora de consultar um otorrino. Da mesma forma, se sua tosse com sinusite durar mais de 2 a 3 semanas, também pode ser hora de consultar um otorrino.


Nesse ponto, seu otorrino irá avaliar melhor seu quadro e direcionar o melhor tratamento.


Mais informações sobre sinusite:


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."



Agende sua consulta ➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG Tel.: (31) 3516 – 4528 Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963 Para saber mais sobre sinusites, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo