• dradaniellyandrade

Visite o otorrinolaringologista para sinusite

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > Visite o otorrinolaringologista para sinusite


otorrinolaringologista sinusite

Muitos problemas respiratórios incômodos desaparecerão sem intervenção médica. O velho ditado, trate um resfriado e durará de sete a dez dias; não trate um resfriado e isso vai durar de uma semana a uma semana e meia é verdade. Mas existem problemas respiratórios em que faz sentido procurar tratamento mais cedo. Se você consultar o otorrinolaringologista, ou médico de ouvido, nariz e garganta, quando você suspeitar que tem sinusite, as chances de tratar a doença melhoram. Além disso, o otorrino pode tratar a sinusite e ajudá-lo a prevenir episódios de sinusite subsequentes.


O que é sinusite?


A sinusite é uma infecção das cavidades sinusais. Essas cavidades são espaços cheios de ar nos ossos da cabeça e do rosto. Eles são muito importantes no trabalho de fornecer ar filtrado e umidificado aos pulmões. Eles são revestidos por membranas produtoras de muco. Quando o revestimento dessas cavidades fica inflamado, geralmente é devido a uma infecção. Normalmente, essas infecções ocorrem após uma luta com um dos muitos vírus do resfriado. A sinusite é geralmente uma infecção secundária. Isso significa que é o resultado de outra coisa. Esse “algo” pode ser:

  • Infecção viral

  • Infecção bacteriana

  • Infecção por fungos

  • Alergias descontroladas

A sinusite pode ser súbita (surge rapidamente e responde ao tratamento) ou crônica (infecção persistente que leva semanas para desaparecer). A sinusite recorrente também é conhecida como sinusite crônica.


Sintomas da sinusite


Os sintomas da sinusite são semelhantes aos sintomas de um resfriado. No entanto, haverá dor nas áreas dos seios da face. Isso pode ser sob os olhos, acima da ponte do nariz e até mesmo nos dentes superiores. Além disso, você pode ter:

  • Febre

  • Alteração do olfato

  • Muco espesso que é amarelo ou verde

  • Mal hálito

  • Tosse úmida

Um resfriado vai embora por conta própria; mas pode deixar para trás sinusite. Se você tiver algum dos sintomas acima por mais de 10 dias, ou se seus sintomas de resfriado piorarem repentinamente após sete dias, você deve consultar um otorrinolaringologista. Um otorrino é o único qualificado para diagnosticar e tratar sua sinusite. Eles também podem identificar condições subjacentes e aconselhá-lo sobre como evitar que a sinusite se repita e se torne crônica.


Como os otorrinolaringologistas tratam a sinusite?


Primeiro, seu otorrino levantará seu histórico médico. Esteja preparado para informar o otorrino quando os sintomas começaram e a progressão dos sintomas. O otorrino irá então realizar um exame. Se a sua sinusite for causada por pólipos nasais, os pólipos nasais também serão tratados. Além do exame físico e visual, exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, raio-X ou exame endoscópico podem ser necessários.


Tratamento médico para sinusite


Dependendo do tipo de sinusite que você tem, pode ser prescrito um tratamento com antibióticos. Se a sua infecção for causada por um vírus, os antibióticos são ineficazes e não serão prescritos. Para sinusite crônica, pode ser necessário fazer vários cursos diferentes de antibióticos. Se sua sinusite for fúngica, um medicamento antifúngico pode ser prescrito. Além disso, podem ser prescritos corticosteroides nasais ou orais para reduzir a inflamação. Os AINEs podem ser recomendados para reduzir a dor.


Cirurgia para sinusite


A cirurgia pode ser necessária se a infecção se espalhou para os ossos, se as infecções não respondem à intervenção médica ou se pólipos nasais estão envolvidos.


Consulte com um otorrinolaringologista


Você pode prevenir problemas de sinusite crônica se detectá-la precocemente. Isso significa que, se você sentir uma dor de cabeça nos seios da face e ela não responder ao tratamento caseiro, como o uso de sprays de soro fisiológico e lavagem nasal, respirar ar úmido e quente ou usar compressas úmidas nas áreas dos seios da face, consulte seu otorrino. Seu otorrino pode tratar a sinusite e trazer alívio da dor e dos sintomas da sinusite.


Mais informações sobre sinusite:


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."



Agende sua consulta ➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG Tel.: (31) 3516 – 4528 Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963 Para saber mais sobre sinusites, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo