Carne Esponjosa no Nariz: Sintomas, Causas e Tratamentos

Atualizado: há 2 dias

A carne esponjosa no nariz pode ser resultado de pólipos nasais, inchaço das adenóides ou hipertrofia de cornetos.

Pólipos nasais são crescimentos benignos na mucosa nasal, enquanto as adenoides são tecidos linfoides que podem inchar devido a infecções ou alergias.

Os cornetos nasais são estruturas ósseas revestidas por mucosa que também podem aumentar de tamanho devido a alergias ou irritações.

Essas condições podem causar congestão nasal, dificuldade para respirar e outros sintomas.

O que é carne esponjosa no nariz?

A carne esponjosa no nariz pode surgir devido ao aumento das adenoides na infância, hipertrofia dos cornetos nasais e polipos nasais em adultos, fatores genéticos ou alterações no desenvolvimento. Outras causas incluem infecções, alergias, traumas e exposição a irritantes nasais.

Pólipos nasais são crescimentos benignos de tecido que se desenvolve no revestimento dos seios paranasais ou das cavidades nasais.

Pólipo Nasal

Hipertrofia de cornetos é o aumento anormal do tamanho dos cornetos nasais, que são estruturas ósseas revestidas por mucosa dentro do nariz.

Causas da Carne Esponjosa no Nariz

Pólipos nasais

As principais causas de pólipos nasais estão relacionadas a inflamação crônica das vias aéreas superiores. A rinite alérgica e a asma são importantes causas, pois levam a uma reação inflamatória persistente na mucosa nasal, resultando na formação de pólipos.

Além disso, a intolerância a anti-inflamatórios não esteroides, fibrose cística e infecções crônicas dos seios paranasais também podem desencadear uma resposta inflamatória prolongada, favorecendo o desenvolvimento de pólipos.

O mecanismo subjacente envolve a infiltração de células inflamatórias, produção excessiva de muco e edema da mucosa nasal, culminando na formação desses crescimentos polipoides.

Hipertrofia de Cornetos

As principais causas de hipertrofia de cornetos estão ligadas a inflamação crônica das vias aéreas superiores, assim como nos pólipos nasais. A rinite alérgica e a rinite não alérgica (vasomotora) levam a uma inflamação persistente dos cornetos, resultando em aumento de tamanho.

A sinusite crônica também pode causar hipertrofia dos cornetos devido ao processo inflamatório nos seios paranasais.

Além disso, o uso excessivo de descongestionantes nasais, traumas nasais e deformidades congênitas podem contribuir para o aumento anormal do tamanho dos cornetos.

O mecanismo envolve o inchaço e espessamento da mucosa que reveste os cornetos, levando à obstrução nasal

Sintomas da Carne Esponjosa no Nariz

Pacientes com carne esponjosa no nariz experimentam uma série de sintomas que impactam significativamente sua qualidade de vida. Os sintomas percebidos por pacientes tanto com pólipos nasais quanto hipertrofia de cornetos se sobrepõem:

  1. Congestão Nasal: Quase todos os participantes relataram experienciar congestão nasal.
     

  2. Dificuldades Respiratórias: Similar à congestão nasal, dificuldades respiratórias foram comumente relatadas.
     

  3. Gotejamento Pós-nasal: A maioria dos participantes notou gotejamento pós-nasal como um sintoma.
     

  4. Nariz Escorrendo: Um nariz escorrendo foi frequentemente mencionado entre os sintomas.
     

  5. Pressão na Cabeça/Facial: Muitos participantes experimentaram pressão na cabeça ou no rosto.
     

  6. Perda de Olfato: A perda de olfato foi um sintoma comum entre os participantes.
     

  7. Perda de Paladar: A perda de paladar também foi relatada por um número significativo de participantes.

Sintomas secundários incluem muco/catarro, sangramentos nasais, dor de ouvido, dor de garganta, crostas nasais e queimação nasal. É importante notar que esses sintomas possuem consideráveis impactos no sono, funcionamento físico, atividades da vida diária, bem-estar emocional, tratamento, vida social e trabalho.

Complicações da Carne Esponjosa no Nariz

Complicações potenciais associadas a carne esponjosa no nariz:

  1. Sinusite Crônica: Pólipos nasais e cornetos hipertrofiados podem obstruir as aberturas dos seios da face, levando a infecções sinusais recorrentes ou crônicas. Essas infecções podem persistir, tornando-se difíceis de tratar e resultando em um ciclo contínuo de desconforto.
     

  2. Exacerbação da Asma: Indivíduos com asma podem piorar a condição, levando a ataques de asma mais frequentes e graves. O ambiente inflamatório que suporta o crescimento dos pólipos e cornetos pode igualmente agravar as vias aéreas, impactando a saúde respiratória.
     

  3. Disfunção Olfatória: Uma complicação comum é a perda ou redução do sentido do olfato (disfunção olfatória). Isso pode variar de uma capacidade diminuída de cheirar a anosmia completa, impactando a capacidade de saborear e desfrutar de alimentos, o que pode afetar a nutrição e a qualidade de vida.
     

  4. Distúrbios do Sono: A obstrução causada pode levar ao ronco e à apneia do sono, uma condição grave caracterizada pela interrupção repetida e início da respiração durante o sono. Isso pode resultar em má qualidade do sono e fadiga.
     

  5. Dores de Cabeça e Dor Facial: A pressão dos seios da face bloqueados pode levar a desconforto ao redor do rosto e da cabeça, manifestando-se como dores de cabeça sinusais ou dor facial, particularmente ao redor da testa, bochechas e olhos.
     

  6. Infecções Secundárias: O bloqueio da drenagem do muco por pólipos pode levar a infecções nos seios da face (sinusite) ou no ouvido médio (otite média), levando a mais desconforto e necessitando de tratamento médico.

Como tirar a carne esponjosa do nariz?

A cirurgia é o único tratamento que retira a carne a esponjosa dio nariz. sendo uma polipectomia nasal para retirada de pólipos nasais e uma turbinectomia para redução dos cornetos nasais.

Ambos procedimentos são realizados com anestesia geral, com duração média de 45 a 90 minutos. O paciente retorna para casa no mesmo dia.

Tratamentos para Carne Esponjosa no Nariz

Hipertrofia de cornetos

O tratamento da hipertrofia de cornetos envolve abordagens médicas e cirúrgicas.

  • A terapia médica geralmente inclui o uso de corticosteróides intranasais e anti-histamínicos, que podem ajudar a reduzir a inflamação da mucosa e o tamanho da corneta.
     

  • Quando o manejo médico é insuficiente, várias técnicas cirúrgicas podem ser empregadas para reduzir o tamanho dos cornetos e melhorar o fluxo de ar nasal.

Pólipos nasais

O tratamento de pólipos nasais normalmente envolve uma combinação de intervenções com medicamentos e cirúrgicas.

  • Os corticosteróides tópicos são o esteio do tratamento médico, com o objetivo de reduzir o tamanho dos pólipos, melhorar a patência das vias aéreas nasais e restaurar o olfato.
     

  • Para exacerbações agudas, cursos curtos de corticosteróides orais podem ser empregados.
     

  • Quando a terapia com medicamentos é insuficiente, a cirurgia endoscópica funcional é considerada uma opção terapêutica adjuvante, particularmente para pacientes com polipose nasal sintomática que não responde a terapias médicas.
     

  • Nos casos em que os tratamentos médicos e cirúrgicos padrão falham, as terapias biológicas que visam a inflamação tipo 2 surgiram como uma opção que mostraram eficácia na redução do tamanho do pólipo nasal e na melhoria dos sintomas na rinossinusite crônica com pólipos nasais.

É importante notar que os pólipos nasais geralmente se repetem após o tratamento, e estratégias de gerenciamento a longo prazo são normalmente necessárias.

Prevenção da Carne Esponjosa no Nariz

Não há uma forma específica de prevenir a carne esponjosa no nariz, mas algumas medidas podem ajudar a minimizar o risco de desenvolver a condição. Isso inclui evitar irritantes nasais, manter uma boa higiene nasal, seguir uma dieta saudável e equilibrada e ter um estilo de vida ativo e saudável.

Conclusão

A carne esponjosa no nariz é uma condição médica que pode trazer desconforto e afetar a qualidade de vida das pessoas afetadas. No entanto, com o diagnóstico e o tratamento adequados, é possível controlar os sintomas e evitar complicações. Se você suspeita que está com carne esponjosa no nariz, é importante procurar um médico especialista para receber o tratamento adequado e as orientações necessárias.


Quem é a Dra. Danielly Andrade?

AGENDE SUA CONSULTA 

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia funcional e estética, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo.

Especialista em cirurgias estéticas e funcionais do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.