top of page

Pólipo Nasal: Causas, Sintomas e Opções de Tratamento

O pólipo nasal são pequenas formações benignas que crescem nas cavidades nasais e seios paranasais, causando obstrução e dificuldade respiratória.


O que é o Pólipo Nasal?

pólipo nasal

Quais as causas de Pólipos Nasais?


As causas de pólipos nasais são variadas. Eles podem surgir como consequência de alguma outra doença respiratória que o paciente possui, como a sinusite e a rinite alérgica. Pacientes com asma e inflamações crônicas nas mucosas que revestem o nariz também podem apresentar uma maior tendência ao desenvolvimento de pólipo nasal. Além disso, acredita-se que o surgimento de crescimentos anormais na mucosa do nariz possa estar relacionado à hereditariedade ou a tendências que advêm da própria genética do paciente.


Quais os sintomas de Pólipos Nasais?


Os sintomas do pólipo nasal dependem do seu tamanho e quantidade. Pólipos nasais pequenos podem não causar sintomas e passar despercebidos. No entanto, pólipos maiores ou vários pólipos nasais agrupados podem causar obstrução parcial das vias aéreas nasais, levando a problemas respiratórios, perda do olfato e infecções frequentes. Entre os sinais e sintomas mais comuns, podemos citar:


  • Coriza constante;

  • Sensação de nariz entupido;

  • Diminuição do olfato e do paladar;

  • Dor de cabeça frequente;

  • Sensação de peso no rosto;

  • Ronco durante o sono.

Como é o tratamento de Pólipo Nasal?


O tratamento do pólipo nasal pode ser feito por meio do uso de medicamentos, como sprays aplicados diretamente no nariz, que ajudam a aliviar os sintomas e a diminuir a coriza. Nos casos em que isso não é efetivo, o paciente pode ter que realizar um procedimento cirúrgico para a remoção do pólipo nasal.


A cirurgia para retirada de pólipos nasais é chamada de polipectomia. Ela geralmente é realizada por via endoscópica, com anestesia geral e tem duração menor que uma hora. O tempo de recuperação é de uma a duas semanas. No pós-operatório, o paciente deve retornar frequentemente ao otorrinolaringologista para realizar limpezas da cavidade nasal.


Remoção de pólipos nasais por cirurgia endoscópica




Prevenção

A prevenção é importante para reduzir o risco dos pólipos voltem a aparecer uma vez que o tratamento tenha sido eficaz. Além da manutenção do uso do corticoide intranasal, as seguintes estratégias também podem ajudar na prevenção:


  • Manter sua asma, sinusite ou rinite bem tratadas. Se os sintomas não estiverem bem controlados, o risco de surgirem novos pólipos é grande.

  • Evitar contato com substâncias que irritem as vias aéreas, tais como fumaça, poeira, cheiros fortes, produtos químicos voláteis ou qualquer tipo de alérgenos conhecidos.

  • Lavar as mãos regularmente para reduzir o risco de infecções bacterianas ou virais das vias aéreas.

  • Evitar permanecer em locais com ar muito seco. Se necessário, compre um umidificador de ar para a sua casa.

  • Fazer lavagem nasal com soro fisiológico com frequência, principalmente se notar algum sintoma de rinite. A lavagem dilui o muco e ajuda a remover alérgenos e outros irritantes.

Conclusão

Os pólipos nasais são um problema comum que pode causar desconforto significativo. No entanto, com o tratamento adequado, é possível controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Se você acha que pode ter pólipos nasais, procure um médico otorrinolaringologista para um diagnóstico e tratamento adequados.


 

Dra. Danielly Andrade

Dra. Danielly Andrade, otorrinolaringologista especialista em pólipos nasais na cidade de Belo Horizonte - MG



Comments


bottom of page