• dradaniellyandrade

Pólipo Nasal: Causas, sintomas e tratamento

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > Rinite alérgica: Causas, sintomas, diagnóstico e tratamento

pólipo nasal

Os pólipos nasais são tumores moles, indolores e não cancerosos que revestem o nariz ou seios da face. Eles acontecem com mais frequência em pessoas com asma, alergias, infecções recorrentes ou inflamação nas vias nasais. A medicação e a cirurgia ambulatorial podem reduzir os pólipos nasais e aliviar os sintomas.


Quando os pólipos nasais crescem no nariz ou nos seios da face, eles podem causar sintomas incômodos e levar a infecções. Converse com seu otorrinolaringologista sobre medicamentos e cirurgias. Esses tratamentos podem diminuir os pólipos nasais e aliviar os sintomas.


O que são pólipos nasais?

Os pólipos nasais são tumores indolores e benignos (não cancerosos). Eles são encontrados em passagens nasais e seios da face, espaços vazios nos ossos ao redor do nariz. Eles se formam a partir das membranas mucosas - tecido fino e macio que reveste essas partes do corpo.

Os pólipos nasais podem ficar irritados e inchados, bloqueando parcialmente as passagens nasais e seios da face.

Quem contrai pólipos nasais?

Os pólipos nasais não tendem a se desenvolver até a idade adulta, quando as pessoas estão na casa dos 30 ou 40 anos. Eles estão geralmente relacionados a alguma causa de inflamação no nariz, como:


Os pólipos nasais ocorrem em um lado ou nos dois lados do nariz?

Os pólipos nasais geralmente aparecem em ambos os lados. Um tumor em apenas um lado pode realmente ser outra coisa, como um tumor cancerígeno.

O que causa pólipos nasais?

Os pólipos se desenvolvem porque as membranas mucosas que revestem o nariz ou seios da face mudam. As membranas ficam inflamadas por um longo tempo ou ficam inflamadas continuamente. A inflamação apresenta inchaço, vermelhidão e acúmulo de líquido.

Os pesquisadores acreditam que as alergias e infecções causam a inflamação. Eles pensam assim porque estudaram tecidos retirados de pólipos nasais. Essas amostras continham eosinófilos extras, glóbulos brancos ligados a infecções e reações alérgicas. As evidências apontam para a inflamação, causando pequenos tumores cheios de líquido. Esses crescimentos então se transformam em pólipos.

Quais são os sintomas dos pólipos nasais?

Pólipos pequenos podem não causar sintomas. Mas, à medida que crescem, podem levar a:

Quando os pólipos ficam grandes o suficiente, eles podem bloquear as passagens nasais e seios da face, levando a:

  • Ataques frequentes de asma em pessoas com asma.

  • Infecções repetidas dos seios da face.

  • Apneia do sono ou outros problemas para dormir.

  • Problemas para respirar, mesmo em pessoas que não têm asma.

Como é feito o diagnóstico do pólipo nasal (polipose nasal)?


Em geral, seu médico pode fazer um diagnóstico com base em suas respostas a perguntas sobre seus sintomas, um exame físico geral e um exame de seu nariz. Os pólipos podem ser visíveis com o auxílio de um instrumento simples iluminado. Outros testes de diagnóstico incluem:

  • Fibronasolaringoscopia — Um tubo estreito com uma lente de aumento iluminada ou uma pequena câmera (endoscópio nasal) permite que o médico faça um exame detalhado dentro do seu nariz e seios da face.

  • Outros exames imagem — As imagens obtidas com a tomografia computadorizada (TC) podem ajudar seu médico a identificar o tamanho e a localização dos pólipos em áreas mais profundas dos seios da face e avaliar a extensão do inchaço e da irritação (inflamação).

​ Esses estudos também podem ajudar seu médico a descartar outros possíveis bloqueios em sua cavidade nasal, como anormalidades estruturais como desvio de septo ou outros tipos de crescimento canceroso, ou não canceroso.

  • Testes de alergiaSeu médico pode sugerir testes cutâneos para determinar se as alergias estão contribuindo para a inflamação crônica. Com um teste cutâneo de puntura, pequenas gotas de agentes causadores de alergia (alérgenos) são picadas na pele do antebraço ou na parte superior das costas. O seu médico então observa a sua pele em busca de sinais de reações alérgicas. Os consultórios da Dra. Danielly estão preparados para realização de teste alérgico caso necessário.

​ Se um teste cutâneo não puder ser realizado, seu médico pode solicitar um teste de sangue que tria de anticorpos específicos para vários alérgenos.

  • Exame para fibrose cística — Se você tiver pólipos nasais, seu médico pode sugerir testes para fibrose cística, uma condição hereditária que afeta as glândulas que produzem muco, lágrimas, suor, saliva e sucos digestivos. O teste diagnóstico padrão para fibrose cística é um teste não invasivo do suor.

  • Exame de Sangue — Seu médico pode testar seu sangue para níveis baixos de vitamina D, que estão associados aos pólipos nasais.

Como os pólipos nasais são tratados?

Nem todos os pacientes podem ser curados de pólipos nasais, mas vários tratamentos podem ajudar:

  • Esteróides em spray para reduzir os pólipos e melhorar os sintomas.

  • Esteroides orais (comprimidos que você engole).

  • Cirurgia endoscopia para remover pólipos quando outros tratamentos não funcionam. Polipectomia

Como posso prevenir pólipos nasais?

Nem todos serão capazes de prevenir os pólipos nasais. No entanto, existem algumas maneiras de se ajudar. As estratégias incluem o seguinte:

  • Siga as instruções do seu médico sobre como tomar seus medicamentos para alergia e asma.

  • Evite respirar alérgenos ou irritantes transportados pelo ar que levam à inflamação do nariz e das cavidades nasais.

  • Pratique uma boa higiene.

  • Use um umidificador em sua casa para ajudar a umedecer as vias respiratórias.

  • Use uma solução salina para enxágue nasal ou spray para remover alérgenos ou outros irritantes que podem causar pólipos nasais.

Os pólipos nasais podem voltar após o tratamento?

Os pólipos costumam voltar após o tratamento. Muitas pessoas precisam permanecer no tratamento com esteroides por um longo tempo ou devem repetir a cirurgia.

Quando eu devo procurar um Otorrinolaringologista devido a uma polipose nasal?


Consulte o seu médico se os seus sintomas durarem mais de 10 dias. Os sintomas de sinusite crônica e pólipos nasais são semelhantes aos de muitas outras doenças, incluindo o resfriado comum. ​ Procure atendimento médico imediato se tiver:

  • Sérios problemas para respirar

  • Piora repentina de seus sintomas

  • Visão dupla, visão reduzida ou capacidade limitada de mover os olhos

  • Inchaço severo ao redor dos olhos

  • Dor de cabeça cada vez mais forte acompanhada por febre alta ou incapacidade de inclinar a cabeça para a frente


Que perguntas devo fazer ao meu médico sobre pólipos nasais?

Considere perguntar ao seu otorrinolaringologista:

  • Como posso diminuir os sintomas?

  • Eu preciso de medicamentos ou cirurgia ou ambos?

  • Devo restringir minhas atividades?

  • Devo ir ao pronto-socorro em caso de algum sintoma?


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre pólipo nasal, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo