Complicações da rinite alérgica

Atualizado: 5 de jan de 2023

Início > Blog > Complicações da rinite alérgica

Se você tem rinite alérgica, existe o risco de desenvolver mais problemas.

Um nariz entupido ou escorrendo pode resultar em dificuldade para dormir, sonolência durante o dia, irritabilidade e problemas de concentração. A rinite alérgica também pode piorar os sintomas da asma. A inflamação associada à rinite alérgica às vezes também pode levar a outras condições, como pólipos nasais, sinusite e infecções do ouvido médio.

Pólipos nasais e a rinite alérgica

Os pólipos nasais são inchaços que crescem no revestimento interno do nariz ou nos seios da face, as pequenas cavidades acima e atrás do nariz.

Eles são causados ​​por inflamação das membranas do nariz e às vezes se desenvolvem como resultado de rinite.

Os pólipos nasais têm o formato de lágrimas quando estão crescendo e parecem uma uva no caule quando totalmente crescidos.

Eles variam em tamanho e podem ser amarelos, cinza ou rosa. Eles podem crescer sozinhos ou em grupos e geralmente afetam ambas as narinas.

Se os pólipos nasais crescerem o suficiente, ou em grupos, eles podem interferir na respiração, reduzir o olfato e bloquear os seios da face, o que pode causar sinusite.

Os pólipos nasais pequenos podem ser reduzidos com o uso de sprays nasais de esteroides para que não causem obstrução no nariz. Pólipos grandes podem precisar ser removidos cirurgicamente.

Mais informações sobre pólipos nasais e polipose nasal

Sinusite e a rinite alérgica

A sinusite é uma complicação comum da rinite. É onde os seios da face ficam inflamados ou infectados.

Os seios da face produzem naturalmente muco, que geralmente é drenado para o nariz por meio de pequenos canais.

Mas se os canais de drenagem estiverem inflamados ou bloqueados (por exemplo, devido a rinite ou pólipos nasais), o muco não pode drenar e pode infeccionar.

Os sintomas comuns de sinusite incluem:

  • um nariz entupido, dificultando respirar pelo nariz

  • um nariz escorrendo

  • muco que escorre da parte de trás do nariz e desce pela garganta

  • um sentido de olfato ou paladar reduzido

  • uma sensação de plenitude, pressão ou dor no rosto

  • ronco

  • suas vias respiratórias ficando temporariamente bloqueadas enquanto você está dormindo, o que pode perturbar seu sono (apneia obstrutiva do sono)

Analgésicos, podem ser usados ​​para ajudar a reduzir qualquer dor e desconforto no rosto. Mas esses medicamentos não são adequados para todos, por isso é importante consultar seu otorrinolaringologista.

Os antibióticos também podem ser recomendados se seus seios da face forem infectados com bactérias.

Se você tem sinusite de longa duração, pode ser necessária uma cirurgia para melhorar a drenagem dos seios da face.

Saiba mais sobre sinusite e seu tratamento:

Infecções do ouvido médio e a rinite alérgica

As infecções do ouvido médio também podem se desenvolver como uma complicação de problemas nasais, incluindo rinite alérgica.

Essas infecções podem ocorrer se a rinite causar um problema na trompa de Eustáquio, que conecta a parte posterior do nariz e o ouvido médio, na parte posterior do nariz.

Se este tubo não funcionar corretamente, o fluido pode se acumular no ouvido médio, atrás do tímpano, e infectar.

Também existe a possibilidade de infecção na parte posterior do nariz se espalhando para o ouvido através da trompa de Eustáquio.

Os principais sintomas de uma infecção do ouvido médio incluem:

  • dor de ouvido

  • uma temperatura alta

  • estar doente

  • falta de energia

  • leve perda de audição

As infecções de ouvido geralmente desaparecem em alguns dias, mas o paracetamol ou o ibuprofeno podem ser usados ​​para ajudar a aliviar a febre e a dor.

Os antibióticos também podem ser prescritos se os sintomas persistirem ou forem particularmente graves.

Mais informações sobre infecções de ouvido:


Quem é a Dra. Danielly Andrade?

CENTRAL DE AGENDAMENTO

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.

"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."