Pólipo Nasal

Dra. Danielly Andrade > Doenças > Pólipo Nasal

Os pólipos nasais são formações carnosas indolores e não cancerosos no revestimento (mucosa) das passagens nasais ou seios da face. Eles pendem como lágrimas ou uvas. Eles resultam de inflamação crônica e estão associados à asma, sinusites recorrentes, alergias, sensibilidade a medicamentos ou certos distúrbios imunológicos.

 

Os pólipos nasais pequenos podem não causar sintomas. Pólipos maiores ou grupos de pólipos nasais podem bloquear as passagens nasais, ou causar problemas respiratórios (obstrução nasal), perda do olfato e infecções frequentes.

 

Os pólipos nasais podem afetar qualquer pessoa, mas são mais comuns em adultos. Os medicamentos muitas vezes podem diminuir ou eliminar os pólipos nasais, mas às vezes é necessária cirurgia para removê-los. Mesmo após o tratamento bem-sucedido, os pólipos nasais podem retornar.

Quais são os sintomas?

Pólipo Nasal | Otorrino BH

Os pólipos nasais estão associados a irritação e inchaço (inflamação) do revestimento (mucosa) das passagens nasais e seios da face que dura mais de 12 semanas (sinusite crônica).

 

No entanto, é possível ter sinusite crônica sem pólipos nasais.

 

Os pólipos nasais são macios e não têm sensibilidade, portanto, se forem pequenos, você pode não saber que os tem. Múltiplos crescimentos ou um grande pólipo podem bloquear as passagens nasais e seios da face.

Os sinais e sintomas comuns de sinusite crônica com pólipos nasais incluem:

 

  • Nariz escorrendo

  • Sufocamento persistente

  • Gotejamento pós-nasal

  • Sentido do olfato diminuído ou ausente

  • Perda do paladar

  • Dor facial ou dor de cabeça

  • Dor nos dentes superiores

  • Uma sensação de pressão na testa e no rosto

  • Ronco

  • Hemorragias nasais frequentes

Quando eu devo procurar um Otorrinolaringologista?

Consulte o seu médico se os seus sintomas durarem mais de 10 dias. Os sintomas de sinusite crônica e pólipos nasais são semelhantes aos de muitas outras doenças, incluindo o resfriado comum.

Procure atendimento médico imediato se tiver:

  • Sérios problemas para respirar

  • Piora repentina de seus sintomas

  • Visão dupla, visão reduzida ou capacidade limitada de mover os olhos

  • Inchaço severo ao redor dos olhos

  • Dor de cabeça cada vez mais forte acompanhada por febre alta ou incapacidade de inclinar a cabeça para a frente

Como é feito o diagnóstico do pólipo nasal (polipose nasal)?

Em geral, seu médico pode fazer um diagnóstico com base em suas respostas a perguntas sobre seus sintomas, um exame físico geral e um exame de seu nariz. Os pólipos podem ser visíveis com o auxílio de um instrumento simples iluminado.

 

Outros testes de diagnóstico incluem:

 

  • Endoscopia nasal —  Um tubo estreito com uma lente de aumento iluminada ou uma pequena câmera (endoscópio nasal) permite que o médico faça um exame detalhado dentro do seu nariz e seios da face.

  • Outros exames imagem — As imagens obtidas com a tomografia computadorizada (TC) podem ajudar seu médico a identificar o tamanho e a localização dos pólipos em áreas mais profundas dos seios da face e avaliar a extensão do inchaço e da irritação (inflamação).

Esses estudos também podem ajudar seu médico a descartar outros possíveis bloqueios em sua cavidade nasal, como anormalidades estruturais como desvio de septo ou outros tipos de crescimento canceroso, ou não canceroso.

  • Testes de alergia — Seu médico pode sugerir testes cutâneos para determinar se as alergias estão contribuindo para a inflamação crônica. Com um teste cutâneo de puntura, pequenas gotas de agentes causadores de alergia (alérgenos) são picadas na pele do antebraço ou na parte superior das costas. O seu médico então observa a sua pele em busca de sinais de reações alérgicas. Os consultórios da Dra. Danielly estão preparados para realização de teste alérgico caso necessário.

Se um teste cutâneo não puder ser realizado, seu médico pode solicitar um teste de sangue que tria de anticorpos específicos para vários alérgenos.

  • Exame para fibrose cística — Se você tiver pólipos nasais, seu médico pode sugerir testes para fibrose cística, uma condição hereditária que afeta as glândulas que produzem muco, lágrimas, suor, saliva e sucos digestivos. O teste diagnóstico padrão para fibrose cística é um teste não invasivo do suor.

  • Exame de Sangue — Seu médico pode testar seu sangue para níveis baixos de vitamina D, que estão associados aos pólipos nasais.

Como é feito o tratamento do pólipo nasal (polipose nasal)?

A sinusite crônica, com ou sem pólipos, é uma condição difícil de tratar completamente.

Você trabalhará com seu médico para desenvolver o plano de tratamento de longo prazo apropriado para controlar seus sintomas e para tratar fatores, como alergias, que podem contribuir para o inchaço crônico (inflamação).

 

O objetivo do tratamento para pólipos nasais é reduzir seu tamanho ou eliminá-los. Os medicamentos são geralmente a primeira abordagem.

 

Caso não haja resposta eficiente ao tratamento com medicamentos uma cirurgia pode ser necessária.

Onde eu encontro um otorrino especialista em polipose nasal em Belo Horizonte e Nova Lima?

A Dra. Danielly Andrade é especialista em rinologia (subespecialidade) da otorrino que cuida das doenças do nariz.

Consultório especializado de otorrinolaringologia em Belo Horizonte (Bairro Funcionários) e Nova Lima (Vila da Serra)