top of page

Fibronasolaringoscopia

Dra. Danielly Andrade > Exames > Fibronasolaringoscopia

O que é o exame Fibronasolaringoscopia?

A Fibronasolaringoscopia é um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista também chamada de nasolaringoscopia, usa um pequeno telescópio flexível. O escopo é passado pelo nariz e na garganta. Esta é a maneira mais comum de examinar a laringe. Você está acordado para o procedimento. Medicamento entorpecente será pulverizado em seu nariz. Este procedimento normalmente leva menos de 1 minuto.

Como é realizada a Fibronasolaringoscopia?

O exame de Fibronasolaringoscopia é um exame diagnóstico realizado para visualizar a estrutura do nariz, garganta e suas estruturas circundantes. É realizada por meio de um endoscópio acoplado a um cabo de fibra ótica, que permite ao médico visualizar uma porção maior da garganta do que seria possível por meio de outros exames diagnósticos.

O exame é realizado no consultório. Durante o exame, o endoscópio é inserido no nariz do paciente e movido para a garganta. O paciente pode engolir e falar dando ao médico uma visão mais precisa do funcionamento das cordas vocais. Após o exame, os pacientes podem retornar imediatamente às atividades normais.

O equipamento é acoplado a um sistema de vídeo que permite amplificação e registro das imagens. A voz e a imagem são gravadas em DVD, servindo para análise e diagnóstico.

 

O paciente fica sentado confortavelmente e apenas levanta a cabeça que o endoscópio flexível seja corretamente posicionado. Durante o exame solicita-se que o paciente respire calmamente e fale o que for solicitado pelo otorrinolaringologista. 

Qual a diferença do exame de Fibronasolaringoscopia para concurso público?

A Fibronasolaringoscopia normalmente é um dos exames admissionais exigidos tanto para nomeação quanto de rotina para funcionários públicos que irão utilizar a voz, como os professores.

O otorrinolaringologista que realiza a Fibronasolaringoscopia de uma pessoa que necessita do laudo para nomeação em concurso público deve ter experiência na elaboração desse tipo de laudo para evitar problemas futuros para o servidor. Simples erros na redação do laudo podem colocar em risco a nomeação do servidor. Por isso faça seu exame com profissionais que sejam especialistas nesse tipo de laudo.

Qual a diferença do exame de Videolaringoscopia, Videolaringoestroboscopia e Fibronasolaringoscopia?

A videolaringoestroboscopia é muito semelhante à videolaringoscopia, ambos feitos com equipamento rídigo inseridos pela boca acima da língua, na videolaringoestroboscopia o sistema de iluminação gera uma luz estroboscópica, que permite avaliar com muito mais detalhes o movimento das cordas vocais, tornando assim o diagnóstico das lesões das mesmas (por exemplo, cistos, sulcos, pólipos e nódulos de pregas vocais) muito mais apurado. As informações obtidas pela videolaringoestroboscopia permitem diagnosticar as doenças laríngeas com mais precisão, tornando assim o tratamento mais específico.

Já na Fibronasolaringoscopia o equipamento é flexível e fino, inserido pelo nariz.

Agende seu exame

Entre em contato com nossa central de agendamento para consultar os convênios aceitos e o preço do exame particular.

bottom of page