top of page

Fibronasolaringoscopia

Dra. Danielly Andrade > Exames > Fibronasolaringoscopia

O que é o exame Fibronasolaringoscopia?

A Fibronasolaringoscopia é um exame médico que utiliza um endoscópio flexível para visualizar a cavidade nasal, faringe e laringe. Esse exame pode ajudar a identificar várias condições que afetam o trato respiratório superior, como sinusite, rinite, desvio de septo, pólipos nasais, tumores e outras doenças. É realizado no consultório médico em apenas alguns minutos, sendo uma opção segura e eficaz para avaliar a saúde das vias respiratórias superiores e identificar possíveis problemas.

Indicações para a Fibronasolaringoscopia:

O exame é indicado para avaliar e diagnosticar várias condições e doenças, tais como:

  • Desvio do septo nasal

  • Hipertrofia de conchas nasais

  • Hipertrofia de adenoides (adenoide grande)

  • Presença de pólipos inflamatórios

  • Suspeita de tumor em cavidade nasal

  • Exame da região de drenagem dos seios paranasais

Além disso, é útil no acompanhamento e tratamento de pacientes com:

  • Rinite

  • Sinusite

  • Obstrução nasal

  • Ronco e apneia do sono

  • Cefaleias recorrentes

  • Rouquidão

  • Tosses

  • Distúrbios do olfato e paladar

  • Sangramentos nasais

Como é realizada a Fibronasolaringoscopia?

A fibronasolaringoscopia é um procedimento simples e rápido feito no consultório, sendo realizada por meio de um endoscópio acoplado a um cabo de fibra ótica, que permite ao médico visualizar uma porção maior da garganta do que seria possível por meio de outros exames diagnósticos.

Não há necessidade de preparo específico para a fibronasolaringoscopia. O exame pode ser realizado em pessoas de todas as idades e não é doloroso. Após o exame, os pacientes podem retornar imediatamente às atividades normais.

O paciente fica sentado confortavelmente e apenas levanta a cabeça que o endoscópio flexível seja corretamente posicionado. Durante o exame solicita-se que o paciente respire calmamente e fale o que for solicitado pelo otorrinolaringologista. 

O equipamento é acoplado a um sistema de vídeo que permite amplificação e registro das imagens. A voz e a imagem são gravadas em DVD, servindo para análise e diagnóstico.

Qual a diferença do exame de Fibronasolaringoscopia para concurso público?

A Fibronasolaringoscopia é frequentemente exigida como parte dos exames admissionais e rotineiros para funcionários públicos que dependem de suas vozes no trabalho, como os professores.

O médico otorrinolaringologista que realiza a Fibronasolaringoscopia em indivíduos que necessitam de um laudo para serem contratados ou manterem sua posição no serviço público deve ser experiente na elaboração desse tipo de documento. Pequenos erros no laudo podem prejudicar a contratação ou a permanência do servidor. Por isso, é fundamental escolher profissionais que sejam especialistas na emissão desses laudos.

Qual a diferença do exame de Videolaringoscopia, Videolaringoestroboscopia e Fibronasolaringoscopia?

A videolaringoestroboscopia é muito semelhante à videolaringoscopia, ambos feitos com equipamento rídigo inseridos pela boca acima da língua, na videolaringoestroboscopia o sistema de iluminação gera uma luz estroboscópica, que permite avaliar com muito mais detalhes o movimento das cordas vocais, tornando assim o diagnóstico das lesões das mesmas (por exemplo, cistos, sulcos, pólipos e nódulos de pregas vocais) muito mais apurado. As informações obtidas pela videolaringoestroboscopia permitem diagnosticar as doenças laríngeas com mais precisão, tornando assim o tratamento mais específico.

Já na Fibronasolaringoscopia o equipamento é flexível e fino, inserido pelo nariz.

Agende seu exame

Entre em contato com nossa central de agendamento para consultar os convênios aceitos e o preço do exame particular.

bottom of page