top of page

Sinusectomia  - Cirurgia de sinusite

Esquema explicativo de sinusite

A sinusectomia é um procedimento cirúrgico eficaz para tratar a sinusite crônica, aliviando a obstrução dos seios nasais. Esse método utiliza diversas técnicas e abordagens para remover cuidadosamente as estruturas que bloqueiam a drenagem dos seios da face, eliminando o acúmulo de muco na região. A cirurgia é indicada em casos específicos, proporcionando alívio e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

A cirurgia é 100% coberta pelo plano de saúde e melhora muito a qualidade de vida de pacientes que sofrem rotineiramente com as sinusites crônicas e recorrentes.

A cirurgia é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal. Onde todo procedimento é feito por dentro do nariz, sem necessidade de incisão externa.

Quando eu preciso de uma sinusectomia?

O médico otorrino pode recomendar esse tipo de cirurgia quando não há melhora nas crises de sinusite pelo tratamento com medicamentos. Nesses casos as passagens dos seios nasais precisam ser abertas para permitir a drenagem da secreção.

Causas que levam a necessidade de se fazer uma sinusectomia

Como é realizada a Sinusectomia?

Explicativo do procedimento de Sinusectomia
Explicativo do procedimento de sinuesectomia

Utilizando a técnica de cirurgia endoscópica nasal é uma cirurgia minimamente invasiva do nariz e seios paranasais (Fig. 1), é realizada sob anestesia geral (com o paciente intubado completamente adormecido).

 

A duração da cirurgia é em torno de 1 a 3 horas, dependendo, especificamente, das condições que serão abordadas. 

A operação é feita pelo nariz, através de um endoscópio, sendo um tubo especial iluminado que permite ao cirurgião visualizar o nariz e as cavidades nasais durante a cirurgia. Não há incisões externas na face. Durante a cirurgia, os seios da face bloqueados são abertos para facilitar a drenagem do muco dos seios da face.

Muitas vezes, é realizada uma sinusectomia em conjunto com a septoplastia. A septoplastia é um procedimento cirúrgico para endireitar o desvio do septo, que é a parede óssea e cartilaginosa entre as duas passagens nasais. A septoplastia pode ser realizada para permitir o acesso às cavidades sinusais e também pode ser útil quando o desvio do septo é uma das causas da sinusite crônica ou recorrente.

Perguntas frequentes:

bottom of page