Sinusectomia (Cirurgia de sinusite)

sinusite

A sinusectomia é um procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia de sinusite, o objetivo dessa cirurgia é a abertura e drenagem dos seios da face, ou seios paranasais.

 

A cirurgia é 100% coberta pelo plano de saúde e melhora muito a qualidade de vida de pacientes que sofrem rotineiramente com as sinusites crônicas e recorrentes.

A cirurgia é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal. Onde todo procedimento é feito por dentro do nariz, sem necessidade de incisão externa.

Quando eu preciso de uma sinusectomia?

Seu cirurgião otorrino pode recomendar esse tipo de cirurgia quando não há melhora nas crises de sinusite pelo tratamento com medicamentos. Nesses casos as passagens dos seios nasais precisam ser abertas para permitir a drenagem da secreção.

Pólipos (2).png

Como é realizada a Sinusectomia?

Sinusectomia
17c564_2920246c62974f55892f17b35158cbe3~mv2.png

Utilizando a técnica de cirurgia endoscópica nasal é uma cirurgia minimamente invasiva do nariz e seios paranasais (Fig. 1), é realizada sob anestesia geral (com o paciente intubado completamente adormecido).

 

A duração da cirurgia é em torno de 1 a 3 horas, dependendo, especificamente, das condições que serão abordadas. 

A operação é feita pelo nariz, através de um endoscópio, sendo um tubo especial iluminado que permite ao cirurgião visualizar o nariz e as cavidades nasais durante a cirurgia. Não há incisões externas na face. Durante a cirurgia, os seios da face bloqueados são abertos para facilitar a drenagem do muco dos seios da face.

Muitas vezes, é realizado uma sinusectomia e septoplastia (procedimento para endireitar o desvio de septo (partição ósseo-cartilaginosa entre as fossas nasais esquerda e direita) também pode ser realizada para permitir o acesso às cavidades sinusais.

A cirurgia para tratar uma sinusite crônica é geralmente executada se o tratamento médico não funcionou. Se você e seu médico decidirem que a cirurgia é a melhor opção, você pode ter um desses procedimentos comuns:

  • Se a sinusite é causada pelos seios frontais, uma sinusectomia frontal pode ser a cirurgia adequada.

  • Se a sinusite é causada pelos seios etmoidais, uma etmoidectomia intranasal pode ser a cirurgia adequada a seu caso.

  • Pressão e dor sob seus olhos e por trás de seus ossos da face pode significar que a sinusite está em seus seios maxilares. Uma antrostomia maxilar pode ser o tratamento para a doença.

  • Se sua sinusite é causada por obstrução de um desvio de septo e conchas nasais alargadas, então você poderá precisar uma septoplastia motorizada com turbinoplastia.

Perguntas frequentes: