A sinusectomia é um procedimento cirúrgico realizado para tratar sinusites crônicas que não melhoraram com outros tipos de tratamento. A cirurgia envolve a remoção de tecidos inflamados ou excessivos que estão bloqueando a drenagem dos seios nasais, permitindo que o muco se escoe evitando a recorrência de sinusites.
A cirurgia é indicada em casos específicos, onde não conseguimos melhorar a qualidade de vida do paciente apenas com medicamentos.
A cirurgia de sinusite utiliza diversas técnicas e abordagens para remover cuidadosamente as estruturas que bloqueiam a drenagem dos seios da face, facilitando a eliminação do muco.
A cirurgia é 100% coberta pelo plano de saúde e melhora muito a qualidade de vida de pacientes que sofrem rotineiramente com as sinusites crônicas e recorrentes.
A cirurgia é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal. Onde todo procedimento é feito por dentro do nariz, sem necessidade de incisão externa.
Quando eu preciso de uma sinusectomia?
O médico otorrino pode recomendar esse tipo de cirurgia quando não há melhora nas crises de sinusite pelo tratamento com medicamentos.
Nesses casos as passagens dos seios nasais precisam ser abertas para permitir a drenagem da secreção.
A duração da cirurgia é em torno de 45 minutos a 90 minutos, dependendo, especificamente, das condições que serão abordadas.
O procedimento é feito por dentro do nariz, com utilização de um endoscópio, uma micro câmera que permite ao cirurgião visualizar o interior do nariz e cavidades nasais durante a cirurgia.
Não há incisões externas na face. Durante a cirurgia, os seios da face bloqueados são abertos garantindo que não haja mais acumulo de muco.
DRA. DANIELLY ANDRADE
OTORRINOLARINGOLOGISTA ESPECIALISTA EM NARIZ
Médica formada pela UFMG em 2008, Com mais de 15 anos de experiência e uma destacada carreira na medicina, a Dra. Danielly oferece atendimento personalizado em Otorrinolaringologia.
Especialista em rinologia, a área da otorrinolaringologia que trata os problemas nasais, sejam eles funcionais ou estéticos.
Expertise no tratamento de condições como obstrução nasal, desvio de septo, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais, bem como a realização de cirurgias estéticas e funcionais no nariz, como a rinoplastia.
Consultórios especializados em Belo Horizonte - MG e Nova Lima - MG.
CRMMG 48.653/RQE 34189
+ 1.700 Cirurgias de Nariz Realizadas
+ 7.300 Pacientes Atendidos
+ 15
Anos de Experiência
Após a cirurgia dos seios da face, o cirurgião geralmente coloca curativos nas cavidades dos seios da face para evitar aderências pós-operatórias e para minimizar o sangramento. Esses curativos podem ser absorvíveis (que não requerem remoção) ou não absorvíveis (que geralmente são removidos entre 5 e 10 dias após a cirurgia).
Devido à técnica moderna de cirurgia endoscópica nasal muito raramente os cirurgiões colocam curativos adicionais na cavidade nasal (“tampões nasais”) para minimizar o sangramento após a cirurgia. Quando utilizados esses “tampões nasais” geralmente são removidos em 1 – 2 dias.
Dependendo da extensão da operação do seio nasal, o paciente pode ter permissão para ir para casa no mesmo dia. É comum que os pacientes sintam que o nariz está obstruído devido ao material do curativo e aos coágulos sanguíneos.
Uma gaze nasal (“reforço”) será colocada sob o nariz para coletar o sangue que escorrer (Fig. 2). Isso geralmente é removido antes de o paciente ir para casa. Pode haver dor leve após a cirurgia, mas geralmente é bem controlada com analgésicos.
Os pacientes são instruídos a lavar o nariz com soro fisiológico 2 a 3 vezes ao dia. Isso é muito importante para manter os seios da face limpos e úmidos, ajudando assim a acelerar a cura e a recuperação da função dos seios da face. A lavagem nasal é continuada por pelo menos várias semanas após a cirurgia e os pacientes serão informados sobre quanto tempo devem continuar com isso pelo cirurgião.
Na primeira consulta clínica (geralmente entre 5 e 10 dias após a cirurgia), os materiais do curativo serão removidos. O cirurgião limpará as cavidades nasais com o auxílio de um endoscópio e sucção.
Depois disso, a maioria dos pacientes se sentirá muito melhor. O paciente deve conseguir retornar ao trabalho 1 a 2 semanas após a cirurgia do seio nasal. A recuperação completa dos seios da face pode levar até 3 meses, embora a maioria dos pacientes se sinta bem o suficiente para realizar suas atividades diárias normais após 1 a 2 semanas.
Se nenhum procedimento estético for realizado em conjunto com a sinusectomia, não esperamos alterações estéticas comparáveis do tipo antes e depois do nariz. Alterações na forma do nariz como afinar o nariz, levantar a ponta entre outras, são possíveis apenas quando procedimentos estéticos são associados.
Se você já pensou em mudar a aparência do nariz, ou sofre com as consequências de um desvio de septo grave, pode ser uma boa ideia considerar ser submetido a uma sinusectomia e uma rinoplastia e/ou septoplastia em simultâneo.
A técnica de rinoplastia e septoplastia fechada, que a Dra. Danielly utiliza, oferece vantagens distintas, devido à ruptura mínima do tecido normal. Durante a rinoplastia fechada, ela fará pequenas incisões dentro de suas narinas. Todo o procedimento é feito dentro do nariz, não havendo necessidade de incisão externa.
Sim, os planos de saúde são obrigados no Brasil a cobrir o procedimento de sinusectomia.
Lembrando que os planos de saúde não cobrem procedimentos estritamente estéticos, como é o caso do procedimento de rinoplastia.Quando você opta por realizar ambos procedimentos ao mesmo tempo, o plano irá arcar 100% com os custos da sinusectomia, e você terá que arcar com o custos da rinoplastia.
Por favor, confirme se seu convênio é atendido antes de agendar uma consulta.