Dra. Danielly Andrade > Cirurgias > Turbinoplastia ou Turbinectomia

Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de redução dos cornetos nasais.

O que são cornetos?

Turbinectomia ou Turbinoplastia

O nariz humano possui três pares de cornetos (Fig 1)(corneto superior, corneto média e corneto inferior).

Os cornetos umidificam, aquecem e direcionam o ar pela cavidade nasal. Também produzem muco que retém sujeira e bactérias no ar.

O corneto inferior é o corneto mais baixo é o corneto que normalmente pode causar obstrução nasal significativa quando aumentado.

O tamanho dos cornetos varia com o tempo e a temperatura. Em pacientes com nariz sensível (rinite alérgica ou não alérgica), os cornetos podem estar constantemente aumentados.

Por que eu precisaria de uma cirurgia de redução dos cornetos?

Turbinectomia ou Turbinoplastia

Esses procedimentos serão recomendados pelo seu cirurgião otorrino se você tiver obstrução persistente do nariz por hipertrofia dos cornetos (Fig. 2) e não responder adequadamente ao tratamento com medicamentos.

O que é cirurgia de redução dos cornetos (turbinectomia ou turbinoplastia)?

Existem vários métodos para reduzir o tamanho dos cornetos. Inúmeras técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas para este fim, como a turbinectomia convencional, turbinectomia por vídeo, redução com radiofrequência e turbinoplastia com microdebridador (shaver). O mais importante é que o paciente seja avaliado de forma individualizada pelo médico otorrino para ser escolhida a técnica que mais se adéque ao seu caso.

Quais são os riscos da turbinectomia?

Em geral, os procedimentos de redução do corneto são muito seguros. Não há cortes externos ou feridas no rosto, pois a cirurgia é realizada pelo nariz pela técnica de cirurgia endoscópica nasal.

Os principais riscos do procedimento de redução dos cornetos são formação de crostas, sangramento e, muito raramente, síndrome do nariz vazio. Quanto maior agressivo o procedimento, maior a probabilidade dê o paciente sentir melhora imediata da obstrução nasal. No entanto, os riscos de complicações também são maiores. O paciente deve ter uma discussão completa com seu cirurgião sobre os benefícios e riscos de cada procedimento antes de decidir

Quanto tempo dura e como é o período de recuperação?

Da mesma forma que na cirurgia de desvio de septo nasal, as técnicas atuais são muito menos invasivas principalmente devido do uso dos endoscópios (cirurgia endoscópica nasal) aumentando muito a precisão e reduzindo drasticamente o risco de sangramento nasal, minimizando muito a necessidade do tampão nasal. É frequente o paciente já perceber uma melhora na obstrução nasal logo após a cirurgia.

De acordo com cada caso, é necessário um período de repouso variável, sem realização de atividades físicas intensas ou esforços físicos em geral, visando prevenir sangramento pós-operatório ou outras complicações.

Posso realizar outro procedimento como uma Rinoplastia (Rinoseptoplastia) ou uma Septoplastia associada a turbinoplastia?

Se você já pensou em mudar a aparência do nariz, ou sofre com as consequências de um desvio de septo grave, pode ser uma boa ideia considerar ser submetido a uma turbinoplastia e uma rinoplastia e/ou septoplastia ao mesmo tempo. A correção estética do nariz deve sempre ser feita considerando aspectos funcionais, por isso o otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para realização de correções do nariz.

A rinosseptoplastia permite que você obtenha os resultados funcionais e estéticos que deseja, sem passar por várias cirurgias e várias rodadas de anestesia, sem mencionar os vários pagamentos. Você não só conseguirá respirar com mais facilidade, mas também experimentará uma melhora precisa na aparência do seu nariz.

Existe alguma restrição alimentar após a turbinoplastia?

Não.

Quando posso retomar a atividade física intensa?

Como o processo de cura varia de pessoa para pessoa, geralmente é aconselhável que os pacientes evitem qualquer atividade física pesada (por exemplo, levantamento de peso, exercícios aeróbicos intensos) por pelo menos um mês após a cirurgia, atividades físicas de contato podem demorar ainda mais, principalmente se algum procedimento estético (Rinoplastia) ou no septo (septoplastia) foi realizado conjuntamente. Cada caso é um caso e será avaliado individualmente pelo médico.

Qual o preço da turbinectomia? Meu plano de saúde cobre a turbinectomia?

Sim, seu plano de saúde deve cobrir sua cirurgia de turbinectomia. Lembrando que os planos de saúde não cobrem procedimentos estritamente estéticos, nesse caso se você optar por realizar um procedimento estético (rinoplastia) com a turbinectomia este será cobrado a parte.