Desvio de Septo

Dra. Danielly Andrade > Doenças > Desvio de Septo

Um desvio de septo ocorre quando a parede fina (septo nasal) entre as passagens nasais é desviada para um lado. Em muitas pessoas, o septo nasal está descentralizado — ou desviado — tornando uma passagem nasal menor.
 

Quando um desvio de septo é grave, pode bloquear um lado do nariz e reduzir o fluxo de ar, causando dificuldade para respirar. A exposição adicional de um desvio de septo ao efeito secante do fluxo de ar pelo nariz pode às vezes contribuir para formação de crostas ou sangramento em certas pessoas.
 

Um bloqueio ou congestão nasal (obstrução) pode ocorrer a partir de um desvio do septo nasal, do inchaço dos tecidos que revestem o nariz ou de ambos.
 

O tratamento sintomático da obstrução nasal pode incluir medicamentos para reduzir o inchaço ou dilatadores nasais que ajudam a abrir as passagens nasais, anatomicamente você precisará de cirurgia para corrigir um desvio de septo.

Perguntas frequentes:

Quais são os sintomas do desvio de septo?


A maioria das deformidades septais não resulta em sintomas e você pode nem saber que tem um desvio de septo. Algumas deformidades septais, no entanto, podem causar os seguintes sinais e sintomas:

  • Obstrução de uma ou ambas as narinas.
  • Hemorragias nasais.
  • Dor facial.
  • Respiração ruidosa durante o sono (Ronco).
  • Preferência por dormir em um determinado lado.




Onde consultar com um médico otorrino especialista em desvio de septo em Belo Horizonte?


Você pode realizar sua consulta e exames no nosso consultório em Belo Horizonte no Bairro Funcionários.




Onde consultar com um médico otorrino especialista em desvio de septo em Nova Lima?


Você pode realizar sua consulta e exames no nosso consultório em Nova lima no Bairro Vila da Serra.




Qual é o médico que trata o desvio de septo?


A especialidade médica que trata o desvio de septo é o otorrinolaringologista.




Quando devo procurar um médico se eu tenho sintomas de desvio de septo?


  • Dificuldade em respirar — Uma narina (ou narinas) bloqueada

  • Congestão nasal / dores de cabeça
  • Hemorragias nasais frequentes
  • Infecções sinusais (sinusites) recorrentes
  • Ronco / sono interrompido




Quais são as causas do desvio de septo?


Um desvio de septo ocorre quando o septo nasal — a parede fina que separa as passagens nasais direita e esquerda — é deslocado para um lado.

Um desvio de septo pode ser causado por:

  • Uma condição presente no nascimento — Em alguns casos, um desvio de septo ocorre durante o desenvolvimento fetal sendo aparente ao nascimento.
  • Lesão no nariz — Um desvio de septo também pode ser o resultado de uma lesão que faz com que o septo nasal se mova para fora da posição.

Em bebês, esse tipo de lesão pode ocorrer durante o parto. Em crianças e adultos, uma grande variedade de acidentes pode causar uma lesão no nariz e desvio de septo. O trauma no nariz ocorre mais comumente durante esportes de contato, jogos violentos, como luta livre ou acidentes automobilísticos.

O processo normal de envelhecimento pode afetar as estruturas nasais, piorando o desvio de septo com o tempo.

Edema e irritação das cavidades nasais ( rinite alérgica) ou cavidades sinusais ( rinossinusite) também podem estreitar ainda mais a passagem nasal de um septo desviado, resultando em obstrução nasal.




Quais são as principais complicações advindas do desvio de septo?


Se você tiver um desvio de septo causando bloqueio nasal (obstrução), isso pode levar a:

  • Boca seca, devido à respiração bucal crônica
  • Uma sensação de pressão ou congestão nas passagens nasais
  • Sono perturbado, por não conseguir respirar confortavelmente pelo nariz à noite




Como é feito o diagnóstico do desvio de septo?


Durante a sua consulta, o seu médico irá primeiro perguntar sobre quaisquer sintomas que possa ter.

Para examinar o interior do nariz, o médico usará uma luz forte e, às vezes, um instrumento projetado para abrir as narinas. Como auxiliar de diagnóstico o médico pode realizar uma fibronasolaringoscopia. É comum o otorrino pedir uma tomografia como auxiliar de diagnóstico.

Com base nesse exame, ele pode diagnosticar um desvio de septo e determinar a gravidade de sua condição.




Como é o tratamento do desvio de septo?


O tratamento inicial de um desvio de septo pode ser direcionado ao controle de seus sintomas se a qualidade de vida do paciente não melhorar depois do tratamento sintomático uma cirurgia para correção do desvio de septo (septoplastia) é indicada.

Seu médico pode prescrever:

  • Descongestionantes — Os descongestionantes são medicamentos que reduzem o inchaço do tecido nasal, ajudando a manter abertas as vias respiratórias de ambos os lados do nariz. Os descongestionantes estão disponíveis como pílulas ou spray nasal. Mas use sprays nasais com cautela. O uso frequente e contínuo pode criar dependência e fazer com que os sintomas piorem (rebote) depois que você parar de usá-los.

Os descongestionantes orais têm um efeito estimulante e podem causar nervosismo, bem como aumentar a sua pressão arterial e frequência cardíaca. Por isso siga rigorosamente as instruções de tratamento do seu médico otorrino.

  • Anti-histamínicos — Os anti-histamínicos são medicamentos que ajudam a prevenir os sintomas de alergia, incluindo nariz entupido ou corrimento nasal. Às vezes, eles também podem ajudar em condições não alérgicas, como aquelas que ocorrem com um resfriado. Alguns anti-histamínicos causam sonolência e podem afetar sua capacidade de realizar tarefas que exigem coordenação física, como dirigir.

  • Sprays de esteroides nasais — Sprays de corticosteroides nasais prescritos podem reduzir o inchaço na passagem nasal e ajudar na drenagem. Geralmente, leva de uma a três semanas para que os sprays de esteroides atinjam seu efeito máximo, por isso é importante seguir as instruções do seu médico ao usá-los.

Os medicamentos tratam apenas do inchaço das mucosas nasais e não corrigem um desvio de septo.

Septoplastia

Se você ainda tiver sintomas, apesar da terapia médica, você pode considerar a cirurgia para corrigir o desvio de septo (septoplastia).

A septoplastia é a maneira usual de reparar um desvio de septo. Durante a septoplastia, o septo nasal é endireitado e reposicionado no centro do nariz. Isso pode exigir que o cirurgião corte e remova partes do septo antes de inseri-las novamente na posição adequada.

O nível de melhora que você pode esperar da cirurgia depende da gravidade do seu desvio. Os sintomas devido ao desvio de septo — principalmente obstrução nasal — podem desaparecer completamente. No entanto, qualquer outra condição nasal ou sinusal que afete os tecidos que revestem o nariz — como alergias — não pode ser curada apenas com cirurgia.




Posso fazer um procedimento de rinoplastia (rinosseptoplastia) associado a uma septoplastia?


Se você já pensou em mudar a aparência do nariz, pode ser uma boa ideia considerar ser submetido há uma septoplastia e uma rinoplastia ao mesmo tempo. A correção estética do nariz deve sempre ser feita considerando aspectos funcionais, por isso o otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para realização de correções do nariz. A rinosseptoplastia permite que você obtenha os resultados funcionais e estéticos que deseja, sem passar por várias cirurgias e várias rodadas de anestesia, sem mencionar os vários pagamentos. Você não só conseguirá respirar com mais facilidade, mas também experimentará uma melhora precisa e delicada na aparência do seu nariz.