Desvio de Septo

Dra. Danielly Andrade > Doenças > Desvio de Septo

Um desvio de septo é uma condição comum. A maioria das pessoas apresenta sintomas leves ou nenhum sintoma. Se você tiver sintomas incômodos, como dificuldade para respirar, congestão, dores de cabeça, dor no rosto e ronco, converse com seu otorrinolaringologista. O alívio pode ser possível.

O que é desvio de septo?

Um desvio de septo ocorre quando o septo, a cartilagem e o osso que separa a cavidade nasal, está descentralizado. Algumas pessoas nascem com desvio de septo. Para outros, é uma lesão no nariz. Um septo muito desviado pode causar problemas respiratórios, congestão e dores de cabeça. A cirurgia pode reparar um desvio de septo.

O septo nasal é a cartilagem e o osso do nariz. O septo divide a cavidade nasal (dentro do nariz) em um lado direito e esquerdo. Quando o septo está descentralizado ou inclinado para um lado da cavidade nasal, ele está “desviado”. Os profissionais de saúde chamam isso de septo nasal desviado.

desvio de septo_05.PNG

O que acontece se eu tiver um desvio de septo?

Se você tiver um pequeno desvio de septo, pode ter sintomas leves ou nenhum sintoma. Se o desvio de septo for mais grave, pode afetar sua respiração, causar dores de cabeça ou levar a infecções.

Os desvios de septo são muito comuns. Alguns estudos citam que até 80% das pessoas apresentam algum grau de desvio de septo.

O que causa um desvio de septo?

Uma lesão no nariz pode causar desvio de septo. Lesões nasais podem ocorrer devido a:

• Esportes.

• Quedas.

• Acidentes de carro.

• Ser atingido no nariz durante um acidente ou prática de lutas marciais.

Um desvio de septo também pode ser congênito ou estar presente ao nascimento. O desvio pode ser devido a um parto difícil, ou doença do tecido conjuntivo, essa síndrome afeta a produção de tecido conjuntivo e, consequentemente, das cartilagens corporais.

Também pode ser resultado do desenvolvimento normal. Conforme o nariz cresce, o septo também cresce e às vezes pode crescer para um lado. Normalmente, esse é o motivo mais comum para o desvio de septo.

Algumas pessoas nascem com desvio de septo. Não pode ser evitado.

Se você não tiver um desvio de septo ao nascer, pode tomar medidas para reduzir o risco de lesões. Você pode proteger seu nariz:

• Usar máscara facial ou capacete durante a prática de esportes.

• Usando o cinto de segurança.

• Evitando esportes de alto contato.

Quais são os sintomas de um desvio de septo?

Pessoas com desvio de septo grave podem apresentar alteração no formato do nariz.

Outros sintomas de desvio de septo incluem:

Se você tiver dificuldade para respirar ou sintomas que afetem sua qualidade de vida, consulte seu médico. Eles podem realizar um exame para determinar se você tem um desvio de septo e, em caso afirmativo, a gravidade dele.

O desvio de septo pode causar complicações, diminuindo sua qualidade de vida.

Para mais informações sobre os sintomas do desvio de septo, acesse.

Como um desvio de septo é diagnosticado?

Durante a sua consulta, o seu médico irá primeiro perguntar sobre quaisquer sintomas que possa ter e levantará seu histórico de saúde e depois fará um exame físico.

Ele fará perguntas sobre qualquer lesão anterior e sintomas. O exame físico pode ser feito com uma ferramenta portátil (espéculo nasal) que permite ao otorrino abrir um pouco a narina.

Para examinar o interior do nariz com mais detalhes, o médico usará uma luz forte e, às vezes, um instrumento projetado para abrir as narinas. Como auxiliar de diagnóstico o médico pode realizar uma fibronasolaringoscopia. É comum o otorrino pedir uma tomografia computadorizada como auxiliar de diagnóstico.

Com base nesses exames, ele pode diagnosticar um desvio de septo e determinar a gravidade de sua condição, como a presença de outras alterações como uma perfuração septal (perfuração do septo nasal), hipertrofia de cornetos nasais e polipos nasais.

Para mais informações sobre o diagnóstico do desvio de septo, acesse.

Como um desvio de septo é tratado?

Para a maioria das pessoas, um desvio de septo não causa problemas. Se você tiver sintomas difíceis, uma septoplastia pode ser a opção certa para você. A maioria das pessoas que se submetem à cirurgia experimentam alívio dos sintomas. Ocasionalmente, o septo se desvia novamente. Nesse caso, os otorrinolaringologistas podem realizar outra septoplastia.

Para o tratamento clínico do desvio de septo seu médico pode recomendar medicamentos sem receita para aliviar a congestão, dor de cabeça ou dor no rosto. Fale com o seu provedor de serviços de saúde para obter conselhos sobre suas necessidades específicas.