top of page

Videolaringoestroboscopia

Dra. Danielly Andrade > Exames > Videolaringoestroboscopia

O que é o exame Videolaringoestroboscopia?

A videolaringoestroboscopia é usada para examinar e observar toda a estrutura morfológica das pregas vocais, região da hipofaringe e da laringe.


 

É o mesmo exame que a videolaringoscopia, entretanto, mais refinado. Realizado com uma luz estroboscópica que permite avaliar movimentos em “câmera lenta”, facilitando a identificação de problemas discretos.


 

Com a finalidade de dar diagnósticos, o exame de permite obter detalhes mais precisos, o que seria impossível perceber através do exame de videolaringoscopia convencional.

Como é realizada a Videolaringoestroboscopia?

image.png

As pregas vocais vibram tão rápido durante a produção da voz (mais de cem vezes por segundo nos homens e o dobro nas mulheres) que essas vibrações são impossíveis de serem vistas claramente a olho nu.

A Videolaringoestroboscopia é o procedimento de consultório indolor e de última geração para distúrbios da voz humana. A videoestroboscopia evoluiu como a técnica mais prática e útil para a avaliação clínica das propriedades viscoelásticas da mucosa fonatória.

Qual a diferença do exame de Videolaringoestroboscopia para concurso público?

A Videolaringoestroboscopia normalmente é um dos exames admissionais exigidos tanto para nomeação quanto de rotina para funcionários públicos que irão utilizar a voz, como os professores.

A Videolaringoestroboscopia para concurso público deve ser gravada em DVD e acompanhada do laudo original assinado pelo médico otorrinolaringologista.
 

O otorrinolaringologista que realiza a videolaringoestroboscopia de uma pessoa que necessita do laudo para nomeação em concurso público deve ter experiência na elaboração desse tipo de laudo para evitar problemas futuros para o servidor. Simples erros na redação do laudo podem colocar em risco a nomeação do servidor. Por isso faça seu exame com profissionais que sejam especialistas nesse tipo de laudo.

Qual a diferença do exame de Videolaringoscopia e Videolaringoestroboscopia?

A videolaringoestroboscopia é muito semelhante à videolaringoscopia, entretanto o sistema de iluminação gera uma luz estroboscópica, que permite avaliar com muito mais detalhes o movimento das cordas vocais, tornando assim o diagnóstico das lesões das mesmas (por exemplo, cistos, sulcos, pólipos e nódulos de pregas vocais) muito mais apurado. As informações obtidas pela videolaringoestroboscopia permitem diagnosticar as doenças laríngeas com mais precisão, tornando assim o tratamento mais específico.

Agende seu exame

Entre em contato com nossa central de agendamento para consultar os convênios aceitos e o preço do exame particular.

bottom of page