Sinusite

Entenda por que o tratamento correto é importante para melhorar sua qualidade de vida. Não tratar da forma correta pode acarretar problemas mais graves no futuro.

Respire bem, viva melhor!

O que é sinusite?

A sinusite é uma inflamação do tecido que reveste os seios da face. Os seios da face são quatro cavidades (espaços), eles são conectados por canais estreitos. Os seios da face produzem um muco fino que drena para fora dos canais do nariz. Essa drenagem ajuda a manter o nariz limpo e livre de bactérias. Normalmente cheios de ar, os seios da face podem ficar bloqueados e cheios de fluido. Quando isso acontece, as bactérias podem crescer e causar uma infecção (sinusite bacteriana).

Atualmente o termo sinusite tem sido substituído por rinossinusite, com "rino" significando "nariz". O tecido nasal quase sempre fica inchado se o tecido dos seios da face estiver inflamado.

Quais são os diferentes tipos de seios da face?

Os seios nasais estão localizados na cabeça, perto do nariz e dos olhos. Eles são nomeados pelos os ossos que fornecem sua estrutura.

  • Os seios etmoidais estão localizados entre os olhos.

  • Os seios maxilares estão localizados abaixo dos olhos.

  • Os seios esfenoidais estão localizados atrás dos olhos.

  • Os seios frontais estão localizados acima dos olhos.

A maior cavidade nasal é a cavidade maxilar, e é uma das cavidades que se infecciona mais frequentemente.

Quais são os tipos de sinusite?

1

Sinusite aguda - Este termo se refere ao início súbito de sintomas de resfriado, como coriza, nariz entupido e dor facial que não desaparece após 10 dias, ou sintomas que parecem melhorar, mas voltam e são piores do que os sintomas iniciais. Com duração menor que 4 semanas.

2

Sinusite subaguda - Definida como sintomas de 4 a 8 semanas de duração.

3

Sinusite crônica - Este termo se refere a uma condição definida por congestão nasal, drenagem, dor / pressão facial e diminuição do olfato por pelo menos 12 semanas. Com duração maior do que 8 semanas.

4

Sinusites de repetição - Este termo é usado quando os sintomas voltam quatro ou mais vezes em um ano e duram menos de duas semanas de cada vez.

Quem contrai sinusite?

Uma infecção sinusal (sinusite) pode acontecer com qualquer pessoa. No entanto, pessoas com alergias nasais, pólipos nasais, asma e estruturas anormais do nariz como desvio de septo, têm maior probabilidade de desenvolver sinusite. Fumar também pode aumentar a frequência com que você pega uma infecção sinusal.

Como posso saber se tenho uma sinusite, resfriado ou alergia nasal (Rinite alérgica)?

Pode ser difícil dizer a diferença entre um resfriado, alergia e uma sinusite. O resfriado comum geralmente aparece, aumenta e desaparece lentamente. Isso dura alguns dias a uma semana. Um resfriado pode se transformar em uma sinusite. A rinite alergica é a inflamação do nariz devido a partículas irritantes (poeira, pólen, caspa, entre outros). Os sintomas de uma alergia nasal podem incluir espirros, coceira no nariz e nos olhos, congestão, coriza e gotejamento pós-nasal (muco na garganta). Os sintomas de sinusite e alergia podem ocorrer ao mesmo tempo que um resfriado comum.

Se você estiver lutando contra um resfriado e desenvolveu sintomas de sinusite ou rinite alérgica, consulte um otorrinolaringologista.

O que causa sinusite?

A sinusite pode ser causada por um vírus, bactéria ou fungo que incha e bloqueia os seios da face. Algumas causas específicas incluem:

  • O resfriado comum.

  • Alergias nasais e sazonais, incluindo alergias a fungos.

  • Pólipos nasais. (crescimentos macios, indolores e não cancerosos no revestimento de suas passagens nasais ou seios da face)

  • Um desvio de septo. O septo é a linha divide o nariz ao meio. Um desvio de septo significa que ele não é reto, de modo que está mais próximo da passagem nasal em um lado do nariz, causando um bloqueio.

  • Sistema imunológico fraco devido a doenças ou medicamentos.

A sinusite é infecciosa?

Você não pode espalhar a sinusite bacteriana, mas pode espalhar vírus que levam à sinusite. Lembre-se de seguir boas práticas de lavagem das mãos, evitar concato com pessoas se estiver doente e cobir a boca com o cotovoelo se tiver que espirrar ou tossir.

Quais são os sinais e sintomas da sinusite?

Os sinais e sintomas comuns de sinusite incluem:

  • Gotejamento pós-nasal (o muco desce pela garganta).

  • Secreção nasal (secreção espessa amarela ou verde do nariz) ou nariz entupido.

  • Pressão facial (principalmente ao redor do nariz, olhos e testa), dor de cabeça e / ou nos dentes ou ouvidos.

  • Halitose (mau hálito).

  • Tosse.

  • Cansaço.

  • Febre.

Como a sinusite é diagnósticada?

Seu otorrino (otorrinolaringologista) fará muitas perguntas a fim de desenvolver um histórico médico detalhado e descobrir seus sintomas. Eles também farão um exame físico. Durante o exame, o médico examinará seus ouvidos, nariz e garganta quanto a qualquer inchaço, drenagem ou obstrução. Um exame videoendoscopia ou videolaringoscopia (um pequeno instrumento óptico / iluminado) pode ser usado para olhar dentro do nariz. Muitas vezes seu otorrino solicitará uma tomografia computadorizada (TC).

Como a sinusite é tratada?

A sinusite é tratada de várias maneiras, dependendo da gravidade do caso, o médico otorrino (otorrinolaringologista) é o profissional indicado para instruir o seu tratamento. Nunca se automedique, procure um médico especialista, a automedicação pode levar ao agravamento do quadro.

Uma infecção de sinusite simples é tratada com:

  • Medicamentos de venda livre para gripe e alergia.

  • Lavagem nasal com solução salina.

  • Manter-se hidratado, bebendo bastante água (a sinusite é uma infecção viral e os líquidos ajudam).

Se os sintomas de sinusite não melhorarem após 10 dias, seu médico pode prescrever:

  • Antibióticos

  • Sprays de corticóide nasais.

  • Lavar o nariz com soluções salinas que também podem conter outros tipos de medicamentos.

A sinusite de longo prazo (crônica) pode ser tratada com foco na doença subjacente (geralmente alergias). Isso geralmente é tratado com:

  • Sprays de corticóide intranasais.

  • Sprays anti-histamínicos tópicos ou pílulas orais.

  • Antagonistas do leucotrieno para reduzir o inchaço e os sintomas de alergia.

  • Lavar o nariz com soluções salinas que também podem conter outros tipos de medicamentos.

Frequentemente as sinusites crônicas e de repetição são causadas por alterações anatômicas do nariz e seios da face (desvio de septo, pólipos nasais, hipertrofia dos cornetos, entre outros) nestes casos uma cirurgia será necessária para corrigir problemas estruturais nos seios da face e/ou septo nasal. Por isso é muito importante se consultar com um otorrinolaringologista especialista que possa orientar corretamente seu tratamento e evitar complicações futuras.

Mais detalhes sobre a cirurgia de correção de desvio de septo, que é uma das maiores causas de sinusite de recorrência.

Que complicações estão associadas à sinusite?

As infecções dos seios da face não tratadas podem colocar sua vida em risco, causando meningite ou infectando o cérebro, os olhos ou os ossos próximos. A meningite é uma infecção das membranas (meninges) que cobrem o cérebro e a medula espinhal.

Procure um otorrino especialista para orientar seu tratamento e evitar complicações futuras.

Preciso de antibióticos para todas as sinusites?

Muitas infecções dos seios da face (sinusites) são causadas por vírus, aqueles que causam o resfriado comum. Esses tipos de infecções não são curados por antibióticos. Tomar um antibiótico para uma infecção viral desnecessariamente coloca você em risco de efeitos colaterais relacionados ao antibiótico. Além disso, o uso excessivo de antibióticos pode levar à resistência aos antibióticos, o que pode dificultar o tratamento de infecções futuras.

Como posso prevenir a sinusite?

Alguns dos remédios usados ​​para tratar os sintomas de infecções nos seios da face podem ajudar a prevenir a sinusite. Isso inclui lavagem nasal com soro fisiológico e usar medicamentos que seu médica possa sugerir, como medicamentos para alergia ou sprays nasais de corticóide.

Nunca se automedique, procure um médico especialista, a automedicação pode levar ao agravamento do quadro.

Você deve evitar coisas a que é alérgico, como poeira, pólen ou fumaça, e tentar evitar pessoas doentes. Lave as mãos para reduzir a chance de pegar um resfriado ou gripe.

Precisarei fazer mudanças no estilo de vida para lidar com a sinusite?

Se você tem alergias, é recomendável evitar os gatilhos - pêlos de animais e ácaros, por exemplo - e também tomar medicamentos. Fumar nunca é recomendado, mas se você fuma, considere um programa para ajudá-lo a parar. A fumaça também pode desencadear alergias e impedir a remoção de muco pelo nariz. Nenhuma dieta especial é necessária, mas beber líquidos extras ajuda a diluir as secreções nasais.

Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Otorrinolaringologista BH

A Dra. Danielly é médica otorrinolaringologista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.

Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, sendo especialista em cirurgias endoscópicas nasais, rinosseptoplastias, sinusectomias e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação.

Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.

Participante ativa de cursos e congressos nacionais e internacionais

CRMMG 48.653/RQE 34189

O que dizem os pacientes com sinusite que já se trataram com a Dra. Danielly?

"Excelente profissional, atenciosa, pontual e direta nos pontos do tratamento. A cirurgia de desvio de septo foi um sucesso e resolve as frequentes rinites e sinusites

Raphael Gallo (11/07/2021)

"Dra Danielly me ajudou a tratar minhas crises de sinusite que eram recorrentes. Antes de considerar cirurgia ela investigou e utilizou diferentes tratamentos que no fim não foi necessario fazer a cirurgia. Ela é uma excelente profissional que preocupa com o bem estar do seus pacientes. Super recomendo."

Rejane Leite (07/07/2021)

"Médica muito experiente, me passou confiança e foi a primeira em mais de 10 anos de buscas que me deu esperança e finalmente resolveu o meu problema! Tinha sinusite crônica e dor de cabeça todos os dias, a cirurgia definitivamente solucionou minhas crises de sinusite!"

Ana Ribeiro Campos (05/07/2021)

"Sou cliente da Dra Danielly a mais de dois anos. As características que mais me chamam a atenção nela são: atenção, cordialidade, seriedade, dedicação e competência. Ela encontrou solução para problemas crônicos como: asma, sinusite, coriza e muita tosse."

Maria Auxiliadora Lage Guerra (28/09/2020)

"Ótima profissional, resolveu um problema de sinusite crônica q já tinha sido submetido a 2 cirurgias com outro profissional. Recomendo"

Flavia (09/06/2020)

Siga nossas redes socias para ficar por dentro de mais assuntos relacionados a sinusite

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o Dr. Danielly para esclarecê-la!

Agende uma consulta para melhor avaliação do seu caso e definição do seu tratamento!

Utilize a praticidade do nosso agendamento online.