top of page

Videolaringoscopia

Dra. Danielly Andrade > Exames > Videolaringoscopia

O que é o exame Videolaringoscopia?

A videolaringoscopia é um exame realizado no consultório por um otorrinolaringologista, com o objetivo de visualizar regiões da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe. É indolor, feito com anestesia local na forma de spray caso o paciente tenha muita náusea. O paciente entra e sai como em uma consulta de rotina, não havendo restrição às suas atividades. Procuram-se lesões ou sinais sugestivos de doenças que acometam a boca, garganta, base da língua e pregas vocais.

Como é realizada a Videolaringoscopia?

image.png

O exame é realizado com endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo que permite amplificação e registro das imagens. A voz e a imagem são gravadas em DVD, servindo para análise e diagnóstico de possíveis patologias desde a cavidade oral até a laringe.

 

O paciente fica sentado confortavelmente e apenas abre a boca para que o endoscópio seja corretamente posicionado. Durante o exame solicita-se que o paciente respire calmamente e fale o que for solicitado pelo otorrinolaringologista. Quando necessário realizar o exame em crianças opta-se pelo uso no nasofibroscópio flexível, que também proporciona a mesma qualidade da voz e das imagens.

Qual a diferença do exame de Videolaringoscopia para concurso público?

A Videolaringoscopia junto com a videolaringoestroboscopia normalmente é um dos exames admissionais exigidos tanto para nomeação quanto de rotina para funcionários públicos que irão utilizar a voz, como os professores.

O otorrinolaringologista que realiza a videolaringoscopia de uma pessoa que necessita do laudo para nomeação em concurso público deve ter experiência na elaboração desse tipo de laudo para evitar problemas futuros para o servidor. Simples erros na redação do laudo podem colocar em risco a nomeação do servidor. Por isso faça seu exame com profissionais que sejam especialistas nesse tipo de laudo.

Qual a diferença do exame de Videolaringoscopia e Videolaringoestroboscopia?

A videolaringoestroboscopia é muito semelhante à videolaringoscopia, entretanto o sistema de iluminação gera uma luz estroboscópica, que permite avaliar com muito mais detalhes o movimento das cordas vocais, tornando assim o diagnóstico das lesões das mesmas (por exemplo, cistos, sulcos, pólipos e nódulos de pregas vocais) muito mais apurado. As informações obtidas pela videolaringoestroboscopia permitem diagnosticar as doenças laríngeas com mais precisão, tornando assim o tratamento mais específico.

Agende seu exame

Entre em contato com nossa central de agendamento para consultar os convênios aceitos e o preço do exame particular.

bottom of page