Videolaringoscopia
Dra. Danielly Andrade > Exames > Videolaringoscopia
O que é o exame Videolaringoscopia?
A videolaringoscopia é um exame utilizado na área da otorrinolaringologia que permite visualizar e analisar diretamente a laringe e estruturas adjacentes, como as cordas vocais e a faringe. Esse procedimento é realizado com o auxílio de um videolaringoscópio, que consiste em uma câmera acoplada a um tubo flexível ou rígido, conectado a um monitor.
Como é realizada a Videolaringoscopia?

O exame é realizado com endoscópio rígido acoplado a um sistema de vídeo que permite amplificação e registro das imagens. A voz e a imagem são gravadas em DVD, servindo para análise e diagnóstico de possíveis patologias desde a cavidade oral até a laringe.
O paciente fica sentado confortavelmente e apenas abre a boca para que o endoscópio seja corretamente posicionado. Durante o exame solicita-se que o paciente respire calmamente e fale o que for solicitado pelo otorrinolaringologista. Quando necessário realizar o exame em crianças opta-se pelo uso no nasofibroscópio flexível, que também proporciona a mesma qualidade da voz e das imagens.
A videolaringoscopia é indicada em diversas situações, tais como:
-
Alterações na voz, como rouquidão ou afonia persistente;
-
Dor na garganta ou ao engolir;
-
Suspeita de tumores ou lesões na laringe e cordas vocais;
-
Apneia obstrutiva do sono ou ronco intenso;
-
Dificuldade para engolir (disfagia);
-
Refluxo laringofaríngeo;
-
Avaliação pré-operatória de pacientes candidatos à cirurgia das vias aéreas superiores;
-
Traqueostomias.
Como é realizado o exame:
Antes do exame, o médico pode aplicar um anestésico tópico na garganta do paciente para reduzir o desconforto. A videolaringoscopia pode ser realizada através de dois métodos: flexível ou rígido.
-
Videolaringoscopia flexível: Neste método, um tubo flexível com uma câmera é inserido através do nariz do paciente, passando pela nasofaringe e orofaringe, até chegar à laringe. O paciente deve estar sentado e pode ser solicitado a realizar determinados movimentos, como falar ou cantar, para melhor avaliação das estruturas.
-
Videolaringoscopia rígida: Neste caso, o médico utiliza um tubo rígido com uma câmera acoplada, que é inserido pela boca do paciente até atingir a laringe. O paciente é posicionado de modo que o médico possa visualizar as estruturas necessárias. Geralmente, este método é usado para avaliar problemas específicos nas cordas vocais ou na laringe.
Durante o exame, o médico observa as imagens em tempo real no monitor, podendo identificar anormalidades e realizar diagnósticos mais precisos. O procedimento é rápido, levando apenas alguns minutos, e geralmente bem tolerado pelos pacientes.
Qual a diferença do exame de Videolaringoscopia para concurso público?
A Videolaringoscopia junto com a videolaringoestroboscopia normalmente é um dos exames admissionais exigidos tanto para nomeação quanto de rotina para funcionários públicos que irão utilizar a voz, como os professores.
O otorrinolaringologista que realiza a videolaringoscopia de uma pessoa que necessita do laudo para nomeação em concurso público deve ter experiência na elaboração desse tipo de laudo para evitar problemas futuros para o servidor. Simples erros na redação do laudo podem colocar em risco a nomeação do servidor. Por isso faça seu exame com profissionais que sejam especialistas nesse tipo de laudo.
Qual a diferença do exame de Videolaringoscopia e Videolaringoestroboscopia?
A videolaringoestroboscopia é muito semelhante à videolaringoscopia, entretanto o sistema de iluminação gera uma luz estroboscópica, que permite avaliar com muito mais detalhes o movimento das cordas vocais, tornando assim o diagnóstico das lesões das mesmas (por exemplo, cistos, sulcos, pólipos e nódulos de pregas vocais) muito mais apurado. As informações obtidas pela videolaringoestroboscopia permitem diagnosticar as doenças laríngeas com mais precisão, tornando assim o tratamento mais específico.
Agende seu exame
Entre em contato com nossa central de agendamento para consultar os convênios aceitos e o preço do exame particular.