• dradaniellyandrade

Tudo sobre giba nasal: causas e rinoplastia para remoção

Atualizado: há 4 dias

Início > Blog > Tudo sobre giba nasal: causas e rinoplastia para remoção

giba nasal

A giba nasal é uma irregularidade da cartilagem e dos ossos do nariz. Essas irregularidades podem causar uma protuberância ou “protuberância” no contorno do nariz de uma pessoa, em vez de uma inclinação reta desde a ponte do nariz até a ponta. Para a maioria das pessoas, não há nada prejudicial à saúde ou perigoso nessas saliências naturais no nariz. Mas alguns se sentem constrangidos com a aparência das gibas nasais.

A remoção da giba nasal é um dos motivos mais comuns que levam as pessoas a fazer uma rinoplastia estética (também conhecida como plástica no nariz). Este artigo explicará o que são as gibas nasais, por que acontecem e o que esperar se você decidir remover cirurgicamente uma giba nasal.


O que normalmente causa a giba nasal?

O dorso nasal é a estrutura óssea e cartilaginosa que conecta o nariz ao rosto. A maioria de nós se refere a ele como a “ponte” do nosso nariz. O dorso pode desenvolver corcovas por vários motivos.

Genética Algumas pessoas herdam geneticamente as gibas nasais — o que significa que nascem com tendência a desenvolver uma protuberância no nariz. As gibas nasais herdadas geneticamente nem sempre aparecem na infância, mas podem aparecer durante a puberdade, quando o nariz ainda está em desenvolvimento.

Trauma ou lesão Trauma ou lesão no nariz também podem causar o surgimento de uma protuberância dorsal. Um hematoma ou nariz quebrado pode resultar em uma protuberância dorsal se a cartilagem e o osso cicatrizarem de maneira irregular.


A giba nasal afeta a respiração?

Ao contrário do desvio de septo, que é uma condição médica que pode fazer seu nariz parecer torto, as gibas nasais normalmente não afetam a respiração.

Mesmo que uma protuberância dorsal às vezes possa fazer o nariz parecer comprometido, a irregularidade do osso e da cartilagem não restringe a capacidade respiratória.

As passagens do septo podem ser desviadas por causa de uma lesão que também causou uma protuberância dorsal, mas removê-la não melhorará necessariamente sua capacidade de respirar livremente.

A remoção da giba nasal é uma decisão pessoal, não uma necessidade médica. Essas saliências só precisam ser removidas se você estiver insatisfeito com o formato do seu nariz e tiver um desejo forte e consistente de fazer uma mudança.


Quais as opções para remoção da giba nasal?

As opções de remoção de giba nasal incluem uma cirurgia chamada rinoplastia e um procedimento não invasivo conhecido como rinoplastia não cirúrgica.

Rinoplastia aberta para remoção de giba nasal:

Uma rinoplastia tradicional, também chamada de rinoplastia aberta, é o método mais comum para remover permanentemente uma giba dorsal.

Esta cirurgia requer anestesia geral (o paciente precisa ser intubado), durante a qual um cirurgião plástico faz uma pequena incisão que dá uma visão completa do osso e da cartilagem sob a pele.

O cirurgião então lixa e remodela o contorno do nariz, o que pode envolver quebrar e reconfigurar os ossos nasais para melhorar a forma.

Após uma rinoplastia aberta, seu nariz é coberto com uma tala ou gesso por até uma semana. A recuperação total leva em média até 3 semanas.

Rinoplastia fechada para remoção de giba nasal:

Em uma rinoplastia fechada, o cirurgião plástico trabalha através de suas narinas em vez de fazer uma incisão visível na ponte do nariz.

Este procedimento também requer anestesia geral. Seu cirurgião trabalha embaixo de suas narinas para modificar o osso e a cartilagem acima de suas passagens nasais.

A rinoplastia fechada geralmente requer menos tempo de recuperação, com recuperação total esperada entre 1 e 2 semanas.

Qual é o preço da rinoplastia de remoção da giba nasal em BH?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da rinoplastia varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.


O preço médio da rinoplastia de remoção da giba nasal é de R$ 10.000 a R$ 25.0000. Este custo médio é apenas parte do preço total - não inclui anestesia, instalações da sala de cirurgia (hospital) ou outras despesas relacionadas. Após sua consulta será feito um orçamento de acordo as necessidades da cirurgia, hospital de realização, entre outros.


Quais são as perguntas para fazer ao seu cirurgião em relação a remoção da gibal nasal?

Aqui estão algumas perguntas para fazer ao seu cirurgião durante a sua consulta de pré-cirurgia:

  • Qual será o meu custo total direto para este procedimento?

  • Qual é um resultado realista para mim desse procedimento?

  • Quais são as possíveis complicações causadas por este procedimento?

  • Quanta experiência você tem com este procedimento específico?

  • Quanto tempo vai durar meu tempo de recuperação deste procedimento?

Certifique-se de informar seu cirurgião sobre quaisquer condições de saúde, histórico de saúde familiar e medicamentos que você está tomando.

Não considere a rinoplastia até que seu rosto termine de se desenvolver, o formato do seu rosto continua a mudar durante a puberdade e até mesmo no final da adolescência.


Nenhum procedimento de rinoplastia deve ser realizado antes que seu rosto termine de se desenvolver. Um bom cirurgião será capaz de determinar se o formato do seu rosto ainda pode estar mudando e aconselhará você a esperar até que ele atinja a maturidade total.

Uma giba nasal pode voltar a crescer depois de ser removida?

Uma protuberância dorsal não pode “crescer novamente” depois de removida.

Outro efeito colateral da rinoplastia cirúrgica são hematomas e inflamação. Enquanto você cicatriza, você pode notar que a área onde sua giba dorsal foi removida parece inchada e aumentada. Esse inchaço não significa que a protuberância dorsal removida está, de alguma forma, crescendo novamente. Qualquer inchaço da cirurgia deve diminuir dentro de uma semana ou mais.


A rinoplastia de correção da giba nasal é coberta pelos planos de saúde (convênios médicos)?


Se uma rinoplastia for realizada por motivos estritamente estéticos, é improvável que seja coberta por um plano de saúde. Nesse caso, o paciente pode precisar pagar o custo total do procedimento. Se uma cirurgia de rinoplastia for realizada para tratar um defeito funcional do nariz, um plano de saúde pode cobrir parte dos custos do procedimento.


É muito comum a realização de rinoplastia associada a outros procedimentos funcionais no nariz, como septoplastia, sinusectomia, turbinectomia e outros. Nesses casos o plano de saúde deve cobrir os custos dos procedimentos funcionais.


É importante entrar em contato com seu plano de saúde. Isso permite que o paciente de cirurgia nasal saiba mais sobre sua cobertura e examine o custo total da cirurgia.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!

Agende sua consulta:


Agendamento Online


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814


➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre rinoplastia de correção da giba nasal, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo