Início > Blog > Rinoplastia: Guia Completo Sobre o Procedimento

A rinoplastia, também conhecida como cirurgia plástica do nariz, é um procedimento cada vez mais popular no Brasil, o segundo país onde mais se realizam cirurgias plásticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Este artigo aborda tudo o que você precisa saber sobre rinoplastia, desde o que é, quem é indicado, como é o procedimento, até a recuperação pós-operatória.
O que é a rinoplastia?
A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz, indicada tanto para a correção de imperfeições estéticas como para o tratamento de desvios funcionais, ajudando os pacientes a respirar melhor. O procedimento leva cerca de 3 horas e pode ser feito com anestesia geral ou anestesia local e sedação.
Quem é indicado para a rinoplastia?
A rinoplastia pode ser realizada a partir dos 15 anos de idade, caso exista um motivo que justifique sua precocidade. No entanto, estudos sugerem que a idade mínima ideal para fazer o procedimento é aos 17 anos. Isso porque, nessa faixa etária, as estruturas ósseas da face estão quase completamente formadas, sofrendo pouquíssimas alterações no futuro. São candidatos ao procedimento pessoas que:
Têm o desejo de melhorar algum aspecto na aparência do nariz;
Sofreram algum trauma (ou infecção) que alterou, definitivamente, o formato de seus narizes;
Tiveram algum defeito congênito (como a fissura labial) corrigido quando eram mais novas e desejam refinar os resultados;
Sentiram que os narizes mudaram de forma com o envelhecimento, ficando com a ponta mais caída, por exemplo;
Sofrem com a sensação contínua de nariz entupido, e o tratamento com sprays nasais não melhora a obstrução de maneira duradoura.
Como é a preparação para a rinoplastia?
A preparação para a rinoplastia envolve uma série de etapas importantes. Além da anamnese e dos exames clínicos e laboratoriais, o pré-operatório da rinoplastia exige a realização de jejum absoluto de 8 horas para alimentos e bebidas, inclusive água. Nos 10 dias que antecedem o procedimento, é proibido tomar remédios anti-inflamatórios, aspirinas e AAS (ou qualquer substância que contenha ácido salicílico, como Engov®). A mesma recomendação vale para as medicações naturais.
Como é feita a cirurgia no nariz?
A rinoplastia pode ser feita de duas maneiras: por via aberta ou fechada. A escolha pela forma como se dará o acesso à área tratada (qual será o tipo de incisão) varia de acordo com o(s) tipo(s) de técnica(s) empregadas e as características individuais de cada paciente.
Como é o pós-cirúrgico da rinoplastia?
O pós-operatório da rinoplastia requer cuidados especiais. O paciente deve seguir as orientações médicas para garantir uma recuperação tranquila e eficaz. Alguns dos cuidados incluem:
Repouso nos primeiros dias com a cabeceira elevada;
Evitar molhar o curativo durante 7 dias;
Cuidado ao espirrar e não assuar o nariz nas primeiras semanas;
Evitar exposição ao sol nos primeiros meses e o uso de protetor solar é indispensável;
Dor é rara, mas coceira, insensibilidade ou congestão nasal podem ocorrer, sendo temporárias;
Roxos são comuns e tendem a desaparecer nos primeiros 20 dias.
Conclusão
A rinoplastia é um procedimento complexo que exige um cirurgião experiente e qualificado. É importante lembrar que cada paciente é único e, portanto, os resultados podem variar. O mais importante é que você se sinta confortável e confiante com o seu médico e que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas antes do procedimento.
Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."