Otorrinolaringologista pode fazer rinoplastia?

Início > Blog > Otorrinolaringologista pode fazer rinoplastia?


Otorrinolaringologista pode fazer rinoplastia
Otorrinolaringologista realizando rinoplastia

“Mas otorrino pode fazer rinoplastia?” Essa é uma dúvida muito comum. A resposta é: depende da formação de cada médico. Se o otorrinolaringologista tiver especialização em cirurgia plástica facial, com foco em rinologia, ele está equipado e apto a realizar rinoplastias (cirurgias plásticas no nariz). Que é o meu caso!


Como será explicado, ninguém melhor do que um bom otorrinolaringologista para melhorar suas funções respiratórias e, ao mesmo tempo, a harmonização facial!



O que faz um médico otorrinolaringologista?


A otorrinolaringologia é uma especialidade médica voltada para diagnóstico e tratamento de doenças do ouvido, nariz e garganta. O otorrinolaringologista é o médico que costuma ser chamado otorrino sendo especialista em otorrinolaringologia. A palavra otorrinolaringologia ou, em sua forma abreviada, otorrino, é derivada das raízes gregas: otos (orelha), rino (nariz), laringo (traqueia) e logos (ciência).​


Além disso, o otorrino pode fazer rinoplastia e outras cirurgias plásticas faciais de caráter funcional e/ou estético. Com exceção, vale ressaltar, dos procedimentos relacionados aos olhos, dentes e cérebro (a cargo dos oftalmologistas, dentistas e neurologistas que estão melhor equipados para tal).


Assim, quando se trata de nariz, garganta e ouvido, procure um otorrino. Dependendo da sua especialização, ele pode cuidar desde distúrbios simples a problemas de alta complexidade, incluindo diversas cirurgias cérvico-faciais.


Como a otorrinolaringologia se relaciona com a rinoplastia?


Nem todo otorrinolaringologista consegue realizar cirurgias de nariz rotineiramente. Alguns se concentram no tratamento de condições e doenças e não necessariamente possuem a experiência necessária para realizar uma plástica no nariz com sucesso.


Com uma plástica no nariz, não há uma abordagem única para todos. Cada paciente é único, portanto, um especialista otorrino deve escolher os melhores materiais, ferramentas e técnicas para a estrutura única do paciente. Este nível de especialização pode resultar em resultados previsíveis que combinam elementos funcionais e estéticos para realçar a beleza inata do indivíduo.


O paciente deve consultar um especialista em otorrinolaringologia que tenha o histórico, a experiência e o treinamento necessários em rinoplastia. Isso é ainda mais importante se o procedimento exigido for uma rinoplastia de revisão, pois o otorrinolaringologista deve possuir uma vasta experiência para atingir um resultado previsível.


Portanto, embora um especialista em otorrinolaringologia seja a pessoa ideal para fazer uma plástica no nariz, é ainda mais importante procurar alguém com as credenciais necessárias.


A experiência, formação, treinamento e educação que os otorrinolaringologistas adquirem ao longo do tempo os tornam os profissionais médicos mais adequados para realizar cirurgias de nariz. Um otorrino possui uma compreensão profunda da estrutura nasal bem como aspectos funcionais do nariz, não se atendo unicamente aos aspectos estéticos. Um especialista em otorrinolaringologia pode usar o conhecimento desses fatores para criar a condição ideal para que o paciente tenha a melhor aparência aliada a uma melhor funcionalidade do nariz.


Para se tornar um otorrinolaringologista, primeiro é preciso se graduar em medicina, o que leva em torno de 6 anos. Depois, é necessário fazer residência na área, por mais 4 anos, em média.


No Brasil o médico otorrinolaringologista precisa além dos 6 anos de formação em medicina, completar uma residência médica de 4 anos em otorrinolaringologia onde iram se especializar em uma das áreas de especialidade da otorrinolaringologia. Finalmente, eles precisam ser aprovados em um exame para serem certificados pela ABORL-CCF.


Os campos de especialização no segmento de otorrinolaringologia são diversos. Dependendo da especialidade, alguns otorrinolaringologistas poderão necessitar de cursos e de tempo de estudo adicionais focados na especialidade de sua escolha. Como é o caso da Dra. Danielly Solar Andrade que é médica especialista em rinologia, mais especificamente em cirurgias funcionais e estéticas do nariz.


Os rinologistas contribuem para o desenvolvimento de dispositivos e procedimentos cirúrgicos que agora são amplamente usados ​​para ajudar pessoas com problemas nos seios da face. Quer você tenha um problema comum nos seios da face ou nasal ou em uma condição incomum, você se beneficiará da experiência de otorrinolaringologistas especializados em rinologia no uso de equipamentos de diagnóstico de última geração e procedimentos minimamente invasivos.


Qual especialização o médico precisa ter para realizar cirurgias plásticas faciais?


Existem diversos tipos de cirurgias plásticas faciais, bem como procedimentos faciais minimamente invasivos. Cada intervenção exige uma especialização distinta.


A rinoplastia, estética ou funcional, pode tanto ser realizada por um otorrinolaringologista com especialização em rinologia, como por um cirurgião plástico (que esteja apto a fazê-la, pois nem todos se especializam em operar a face), como por um. Ou seja, basta terem experiência e competência comprovadas.


O otorrino pode fazer quais tipos de rinoplastia?


O otorrino pode fazer diversos tipos de cirurgias no nariz. Confira algumas das mais procuradas.


Rinosseptoplastia


A cirurgia plástica para o desvio de septo refere-se à cirurgia plástica do nariz associada e a cirurgia de correção do desvio de septo nasal. A rinosseptoplastia é considerada um dos tipos mais complicados de cirurgia plástica, devido ao alto valor estético do nariz, sua anatomia complicada e a singularidade de cada nariz individualmente. A operação envolve o realinhamento do septo nasal torto, alterando a aparência externa do nariz.


A rinosseptoplastia combina a rinoplastia e a septoplastia em um único procedimento. O paciente pode, assim, evitar ser submetido a duas cirurgias sob anestesia geral evitando todos os riscos, desconforto e licença médica envolvidos.


Cirurgia de hipertrofia dos cornetos


A cirurgia para correção da hipertrofia dos cornetos, mais conhecida como carne esponjosa, é indicada para desobstruir a respiração com remoção parcial dos cornetos inferiores, quando estes encontram-se aumentados e dificultando a respiração. Se houver o desejo de corrigir o formato do nariz, ela pode ser combinada à rinoplastia.


Rinoplastias estéticas


Além das correções funcionais, o otorrino pode fazer rinoplastias exclusivamente estéticas. É o caso da cirurgia para correção do chamado “nariz de batata”, da cirurgia para levantar a ponta nasal, da cirurgia para reduzir o tamanho de um nariz grande, entre outras.


Rinoplastias pós-traumáticas


As rinoplastias pós-traumáticas são indicadas quando há um comprometimento buco-maxilo-facial. Tratam-se de procedimentos complexos, que restauram tanto a função como a forma nasal.


Quais são as vantagens de fazer a rinoplastia com um otorrino?


O otorrino, desde que tenha especialização em rinologia, pode oferecer um tratamento completo ao paciente. Quem o procura para resolver um problema funcional, como um desvio de septo, por exemplo, pode fazê-lo e, ao mesmo tempo, corrigir as imperfeições estéticas do nariz que desejar.


O contrário também é acontece. Às vezes, o paciente vai ao consultório com o intuito de realizar uma plástica no nariz e o otorrino, durante a avaliação pré-operatória, lhe dá o diagnóstico de outro(s) problema(s), de cunho funcional.


Dessa forma, a rinoplastia pode combinar as abordagens reparadora e cosmética na mesma cirurgia. Isso porque, esse especialista entende tanto de fisiologia e anatomia nasal como de harmonização e estética facial.


Como saber se meu otorrino pode fazer rinoplastia?


Uma boa estratégia é buscar pelo cirurgião em sites de sociedades médicas e associações especializadas, na seção “encontre seu médico”. Particularmente, considero a ABORL a mais assertiva


Agora que você sabe que otorrino pode fazer rinoplastia, seja para melhorar sua respiração e/ou corrigir algum aspecto na forma nasal, conte com esse especialista.


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte, especialista em cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

 

Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

 

Confira alguns depoimentos de pacientes que realizaram rinoplastia com a Dra. Danielly Andrade