top of page

Qual a melhor idade para fazer rinoplastia? Um guia completo

Início > Blog > Qual a melhor idade para fazer rinoplastia? Um guia completo


Qual a melhor idade para fazer rinoplastia?

A melhor idade para fazer rinoplastia varia de acordo com cada paciente e sua condição individual. No entanto, é importante que o nariz esteja completamente desenvolvido, o que geralmente ocorre por volta dos 16 anos para meninas e 18 anos para meninos.


Além disso, a pessoa deve estar física e emocionalmente madura o suficiente para tomar uma decisão informada e ter expectativas realistas sobre os resultados da cirurgia.


Adultos jovens, com idade entre 20 e 40 anos, geralmente são bons candidatos para a rinoplastia, pois a pele ainda é elástica o suficiente para permitir uma recuperação mais rápida e resultados mais satisfatórios. Adultos mais velhos também podem ser candidatos para a rinoplastia, desde que estejam fisicamente saudáveis ​​e tenham expectativas realistas sobre os resultados da cirurgia.


Fatores que influenciam a idade ideal para rinoplastia

A idade ideal para realizar a rinoplastia depende de uma série de fatores, que incluem:


a) Desenvolvimento físico:

A estrutura óssea e cartilaginosa do nariz deve estar completamente desenvolvida antes de considerar a cirurgia. Geralmente, isso ocorre por volta dos 16 anos nas meninas e 18 anos nos meninos. Entretanto, cada caso é único e pode variar de acordo com a maturidade do indivíduo.


b) Motivação e expectativas:

A decisão de realizar uma rinoplastia deve ser bem fundamentada e baseada em expectativas realistas. O paciente deve estar ciente dos possíveis resultados e limitações do procedimento.


c) Condições de saúde:

A saúde geral do paciente também é um fator importante. É necessário estar em bom estado de saúde para minimizar riscos e garantir uma recuperação adequada.


Rinoplastia em adolescentes

Embora a rinoplastia possa ser realizada em adolescentes, é importante que os pais e o cirurgião plástico considerem o impacto emocional e psicológico da cirurgia nessa fase da vida. Além disso, é essencial que o adolescente esteja envolvido na decisão e compreenda as implicações e os resultados possíveis.


Rinoplastia em adultos

Não há uma idade limite para realizar rinoplastia em adultos, desde que sejam respeitadas as condições de saúde e a capacidade de recuperação do paciente. O procedimento pode ser realizado em pessoas de qualquer idade, desde que estejam aptas a passar pela cirurgia e cumpram as orientações médicas no pré e pós-operatório.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Comentarios


bottom of page