Rinoplastia para nariz negroide: Saiba tudo sobre a rinoplastia de nariz negroide

Início > Blog > Rinoplastia para nariz negroide: Saiba tudo sobre a rinoplastia de nariz negroide

Rinoplastia nariz negroide

Os procedimentos de rinoplastia étnica envolvem considerações especiais porque o nariz deve corresponder ao resto da face, proporcionando as melhorias e aprimoramentos desejados no nariz. O objetivo é atingir um resultado estético mantendo uma aparência natural para o paciente. Enquanto alguns pacientes gostam de trazer fotos de estrelas de cinema ou de outras pessoas cujos narizes eles admiram, outros pacientes simplesmente querem seus narizes mais retos, mais refinados e equilibrados com seu rosto. Isso pode ser conseguido mantendo as características étnicas gerais e a harmonia facial.


Por muitos anos, o “nariz ideal” nos procedimentos de rinoplastia realizados no Brasil baseava-se no modelo caucasiano. No entanto, em tempos mais recentes, os cirurgiões de rinoplastia não usam mais essa abordagem padronizada, onde um nariz serve para todos.


Algumas técnicas comuns em trabalhos de nariz étnico incluem aumento da ponte e redução da base nasal. O aumento da ponte pode ser realizado usando a própria cartilagem (cartilagem nasal ou auricular), bem como vários materiais de implante bem tolerados. A redução da base nasal pode reduzir o tamanho das narinas, bem como estreitar a largura geral da base do nariz. Aprender as limitações cirúrgicas é importante para desenvolver expectativas realistas.


Muita discussão envolve o tópico da Rinoplastia Afro-brasileira, como acontece em outras áreas da “Rinoplastia Étnica”.


Alguns cirurgiões acreditam que os pacientes afro-brasileiros que procuram a rinoplastia devem necessariamente buscar a rinoplastia de “ocidentalização” ou “caucasiana”. Esses cirurgiões tentam essencialmente criar narizes definidos de forma não natural, usando implantes plásticos ou realizando uma rinoplastia redutora excessivamente agressiva.


Tragicamente, narizes de celebridades como o falecido Michael Jackson e sua irmã Latoya Jackson são exemplos extremos dessa abordagem imprudente. Os resultados infelizes da rinoplastia desses pacientes são evidências claras dos perigos de pacientes mal orientados que dependem de cirurgiões não qualificados e que não se atentam aos aspectos funcionais do nariz. Essas deformidades provavelmente poderiam ter sido evitadas através de educação e aconselhamento adequados aos pacientes, e por cirurgiões plásticos que deveriam ter sido capazes de recusar a cirurgia a pacientes com objetivos irreiais, não importando o quanto estivessem dispostos a pagar. Esses cirurgiões plásticos tentam criar narizes que não se prestam a tais alterações extremas, resultando em colapso, cicatrizes e deformidades cirúrgicas óbvias.


Por que considerar a rinoplastia para nariz negroide?

Todos os anos, no Brasil, milhares de pessoas procuram uma consulta com um cirurgião otorrino para discutir suas opções para melhorar a aparência do nariz através de uma cirurgião plástica.

Os narizes afro-brasileiros têm todas as formas e tamanhos, e as razões pessoais de um indivíduo para fazer uma rinoplastia variam muito. Alguns estão infelizes com o nariz com o qual nasceram, e alguns inicialmente felizes com o nariz notaram mudanças no formato do nariz à medida que envelhecem. Para outros, uma lesão esportiva ou acidente pode ter distorcido o nariz e eles simplesmente querem o nariz antigo de volta. Às vezes, o objetivo é simplesmente melhorar a respiração. Uma coisa é certa: o tamanho e o formato do nariz têm um impacto significativo na maneira como a pessoa se sente em relação ao rosto. O nariz é a característica mais marcante do rosto e uma ligeira alteração pode melhorar muito a aparência geral.

Rinoplastia estética

A rinoplastia estética é realizada em indivíduos que desejam mudar a aparência do nariz e não têm déficits funcionais (isto é, desvio de septo) ou história de lesão traumática (nariz quebrado). Isso é o que o público chama de rinoplastia no sentido tradicional.

As áreas mais comumente alvo de mudança por parte dos pacientes são:

  • estreitamento das asas da base;

  • refinamento e levantamento da ponta nasal, melhorando sua projeção com o uso de prótese, enxerto de cartilagens alares ou cartilagens auriculares (em ambos os casos, do próprio paciente);

  • aumento da projeção do dorso nasal, tornando-o mais alongado;

  • correção na projeção da columela (tecido que separa as fossas nasais).

Como é a rinoplastia em nariz negroide?


A cirurgia de nariz dá ao nariz uma nova forma, alterando seu tamanho e / ou formato. Pode melhorar a forma geral do nariz, largura, comprimento ou ângulo, ou pode corrigir a simetria e remover elementos indesejados como saliências, reentrâncias ou deformidades do rosto do paciente. Dependendo dos casos individuais, o procedimento pode alterar o nariz removendo cartilagem, ossos ou tecidos, ou aumentar a estética natural do paciente usando materiais orgânicos, ou sintéticos.


A maioria das pessoas acredita que um cirurgião plástico geral pode fazer uma plástica no nariz. O que surpreende muitas dessas pessoas é que um otorrinolaringologista especializado em cirurgia nasal está mais bem equipado para a tarefa.


Qual a idade ideal para rinoplastia em nariz negroide?


Embora não haja uma idade certa para fazer a rinoplastia, entre 18 e 40 anos é considerada a faixa ideal. A essa altura, você se desenvolveu fisicamente e na maturidade para ser um bom candidato à rinoplastia, e sua pele ainda mantém uma elasticidade jovem. Esta elasticidade facilita fazer alterações e a recuperação, enquanto minimiza o risco de complicações.


Embora essa faixa etária seja ideal, pessoas mais velhas ou mais jovens ainda podem ser ótimas candidatas para esse procedimento. O cirurgião otorrino precisa apenas levar em consideração considerações adicionais.


Mais informações:

Qual a diferença entre a rinoplastia redutora em nariz negroide x rinoplastia estruturada em nariz negroido?


A rinoplastia redutora é quando o cirurgião remove uma quantidade substancial de osso ou cartilagem do nariz para remodelá-lo. O tecido cicatricial que eventualmente se forma puxa o nariz para uma forma que é agradável para o paciente. O problema é que, eventualmente, após meses ou mesmo muitos anos, o tecido cicatricial não suporta mais o nariz como antes, e o nariz pode ficar deformado. Apesar disso, muitos médicos ainda realizam a rinoplastia redutora.


Para evitar as armadilhas da rinoplastia redutora, mais cirurgiões plásticos estão se voltando para a rinoplastia estruturada. As regras para este tipo de cirurgia são reter, reposicionar, remodelar e reforçar o nariz. A rinoplastia estruturada é mais desafiadora do que a rinoplastia redutora, mas preserva grande parte da cartilagem interna e do osso do nariz, ao mesmo tempo que a torna esteticamente agradável para o paciente. A rinoplastia estruturada também protege contra as consequências do envelhecimento, que tende a enfraquecer os ossos e a cartilagem.


Mais informações:


Você pode fazer uma rinoplastia em nariz negroide tiver um piercing no nariz ou septo?


Um piercing no nariz ou no septo não afeta a capacidade de uma pessoa de remodelar, ou redimensionar o nariz, ou tratar defeitos estruturais do nariz por meio de uma rinoplastia. No entanto, se um indivíduo com um piercing no nariz ou septo planeja se submeter à cirurgia nasal, é importante consultar um otorrino especialista em plástica no nariz como a Dra. Danielly Solar Andrade.


Mais informações:


A rinoplastia em nariz negroide pode melhorar sua respiração?


Quando muitas pessoas pensam em cirurgia plástica no nariz, também conhecida como rinoplastia, pensam que ela é feita somente por motivos estéticos. Porém, é muito comum quem não deseja mudar a aparência do nariz também procurar a rinoplastia associada a outros procedimentos para melhorar a respiração. Desta forma vários procedimentos são feitos de uma única vez, reduzindo o risco de passar por várias cirurgias bem como o tempo de recuperação para cada uma delas.


As cirurgias funcionais no nariz mais comuns que podem ser associadas a uma rinoplastia estética são a septoplastia, a sinusectomia e a turbinectomia.


A turbinectomia é a cirurgia de redução de cornetos nasais, indicada principalmente para pacientes com hipertrofia de cornetos nasais, devido a rinite alérgica e sinusite crônica, que provocam com aumento do tamanho dos cornetos nasais. Pacientes que sofrem de ronco e apneia do sono também têm na turbinectomia uma aliada para auxiliar a restabelecer a respiração e trazer a tranquilidade para uma boa noite de sono.


A septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir um desvio de septo, a estrutura central do nariz que separa as narinas. A septoplastia é realizada para endireitar os ossos e a cartilagem do septo para que as obstruções sejam removidas das vias respiratórias. Pessoas com desvio de septo têm maior probabilidade de apresentar problemas de ronco, apneia do sono e sinusite. Esses sintomas são virtualmente eliminados nos pacientes submetidos à septoplastia.


A sinusectomia é um procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia de sinusite, o objetivo dessa cirurgia é a abertura e drenagem dos seios paranasais. A cirurgia é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal.


Mais informações:


Como afinar o nariz negroide?


A cirurgia para remodelar o nariz é um procedimento de cirurgia plástica muito comum e pode aumentar ou diminuir o tamanho do nariz. A forma da ponta, a ponte e também as narinas podem ser alteradas, assim como o ângulo entre o nariz e o lábio superior. Às vezes, as dificuldades respiratórias podem ser corrigidas ao mesmo tempo.


Mais informações:

Como é a rinoplastia em nariz negroide de homens?


Rinoplastia masculina, também conhecida como uma plástica no nariz ou cirurgia de nariz, está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo. Ele permite que os homens remodelem o nariz, levando a uma estética facial aprimorada. Além disso, a rinoplastia ajuda os homens a corrigir defeitos estruturais do nariz, incluindo aqueles associados a desvio de septo ou problemas respiratórios.


Com a cirurgia de rinoplastia, os homens podem garantir que seu nariz complemente as bochechas, queixo, olhos e outras características faciais. A cirurgia do nariz demonstrou ajudar os homens a melhorar a simetria facial, redimensionar e / ou remodelar o nariz, minimizar o aparecimento de imperfeições na ponte do nariz e eliminar a ponta nasal bulbosa ("nariz de batata").


A rinoplastia masculina é um procedimento complexo e deve ser realizada por um cirurgião otorrino especialista. Dessa forma, os homens podem receber suporte abrangente durante toda a cirurgia do nariz e se sentirem confiantes de que podem alcançar os resultados tantos estéticos como funcionais dos tratamento desejados.


Mais informações:


Confira alguns resultados de antes e depois de rinoplastia

Quanto custa uma rinoplastia em nariz negroide?


O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da rinosseptoplastia varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.


Mas atenção: quando estiver em busca de um especialista, valorize a qualidade dos serviços prestados, não apenas o preço. Em saúde, fazer economia não costuma ser um bom negócio. Observe, também, se ele possui especialização em rinologia e se é membro de alguma sociedade médica, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). E se ele já tiver realizado outras rinoplastias, melhor ainda!


O preço da rinoplastia é influenciado pela extensão das alterações desejadas — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, os custos da rinoplastia em nariz negroide variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, em média.


A rinoplastia em nariz negroide é coberta pelos planos de saúde?


Se uma rinoplastia em nariz negroide for realizada por motivos estritamente estéticos, é improvável que seja coberta por um plano de saúde. Nesse caso, o paciente pode precisar pagar o custo total do procedimento. Se uma cirurgia de rinoplastia for realizada para tratar um defeito funcional do nariz, um plano de saúde pode cobrir parte dos custos do procedimento.


É muito comum a realização de rinoplastia associada a outros procedimentos funcionais no nariz, como septoplastia, sinusectomia, turbinectomia e outros. Nesses casos o plano de saúde deve cobrir os custos dos procedimentos funcionais.


É importante entrar em contato com seu plano de saúde. Isso permite que o paciente de cirurgia nasal saiba mais sobre sua cobertura e examine o custo total da cirurgia.


A expertise correta de rinoplastia em nariz negroide


Com uma plástica no nariz, não há uma abordagem única para todos. Cada paciente é único, portanto, um especialista otorrino deve escolher os melhores materiais, ferramentas e técnicas para a estrutura única do paciente. Este nível de especialização pode resultar em resultados previsíveis que combinam elementos funcionais e estéticos para realçar a beleza inata do indivíduo.


Correto Treinamento para rinoplastia em nariz negroide


A experiência, formação, treinamento e educação que os otorrinolaringologistas adquirem ao longo do tempo os tornam os profissionais médicos mais adequados para realizar cirurgias de nariz. Um otorrino possui uma compreensão profunda da estrutura nasal bem como aspectos funcionais do nariz, não se atendo unicamente aos aspectos estéticos. Um especialista em otorrinolaringologia pode usar o conhecimento desses fatores para criar a condição ideal para que o paciente tenha a melhor aparência aliada a uma melhor funcionalidade do nariz.


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrino em BH especializada em rinologia (nariz), se destacando nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz como a rinoplastia.


 

Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

 

Confira alguns depoimentos de pacientes que realizaram rinoplastia com a Dra. Danielly Andrade