• dradaniellyandrade

Rinoplastia para nariz negroide: Saiba tudo sobre a rinoplastia de correção de nariz negroide

Atualizado: Out 15

Início > Blog > Rinoplastia para nariz negroide: Saiba tudo sobre a rinoplastia de correção de nariz negroide

Rinoplastia nariz negroide

Os procedimentos de rinoplastia étnica envolvem considerações especiais porque o nariz deve corresponder ao resto da face, proporcionando as melhorias e aprimoramentos desejados no nariz. O objetivo é atingir um resultado estético mantendo uma aparência natural para o paciente. Enquanto alguns pacientes gostam de trazer fotos de estrelas de cinema ou de outras pessoas cujos narizes eles admiram, outros pacientes simplesmente querem seus narizes mais retos, mais refinados e equilibrados com seu rosto. Isso pode ser conseguido mantendo as características étnicas gerais e a harmonia facial.


Por muitos anos, o “nariz ideal” nos procedimentos de rinoplastia realizados no Brasil baseava-se no modelo caucasiano. No entanto, em tempos mais recentes, os cirurgiões de rinoplastia não usam mais essa abordagem padronizada, onde um nariz serve para todos.


Algumas técnicas comuns em trabalhos de nariz étnico incluem aumento da ponte e redução da base nasal. O aumento da ponte pode ser realizado usando a própria cartilagem (cartilagem nasal ou auricular), bem como vários materiais de implante bem tolerados. A redução da base nasal pode reduzir o tamanho das narinas, bem como estreitar a largura geral da base do nariz. Aprender as limitações cirúrgicas é importante para desenvolver expectativas realistas.


Muita discussão envolve o tópico da Rinoplastia Afro-brasileira, como acontece em outras áreas da “Rinoplastia Étnica”.


Alguns cirurgiões acreditam que os pacientes afro-brasileiros que procuram a rinoplastia devem necessariamente buscar a rinoplastia de “ocidentalização” ou “caucasiana”. Esses cirurgiões tentam essencialmente criar narizes definidos de forma não natural, usando implantes plásticos ou realizando uma rinoplastia redutora excessivamente agressiva.


Tragicamente, narizes de celebridades como o falecido Michael Jackson e sua irmã Latoya Jackson são exemplos extremos dessa abordagem imprudente. Os resultados infelizes da rinoplastia desses pacientes são evidências claras dos perigos de pacientes mal orientados que dependem de cirurgiões não qualificados e que não se atentam aos aspectos funcionais do nariz. Essas deformidades provavelmente poderiam ter sido evitadas através de educação e aconselhamento adequados aos pacientes, e por cirurgiões plásticos que deveriam ter sido capazes de recusar a cirurgia a pacientes com objetivos irreiais, não importando o quanto estivessem dispostos a pagar. Esses cirurgiões plásticos tentam criar narizes que não se prestam a tais alterações extremas, resultando em colapso, cicatrizes e deformidades cirúrgicas óbvias.


Por que considerar a rinoplastia para nariz negroide?

Todos os anos, no Brasil, milhares de pessoas procuram uma consulta com um cirurgião otorrino para discutir suas opções para melhorar a aparência do nariz através de uma cirurgião plástica.

Os narizes afro-brasileiros têm todas as formas e tamanhos, e as razões pessoais de um indivíduo para fazer uma rinoplastia variam muito. Alguns estão infelizes com o nariz com o qual nasceram, e alguns inicialmente felizes com o nariz notaram mudanças no formato do nariz à medida que envelhecem. Para outros, uma lesão esportiva ou acidente pode ter distorcido o nariz e eles simplesmente querem o nariz antigo de volta. Às vezes, o objetivo é simplesmente melhorar a respiração. Uma coisa é certa: o tamanho e o formato do nariz têm um impacto significativo na maneira como a pessoa se sente em relação ao rosto. O nariz é a característica mais marcante do rosto e uma ligeira alteração pode melhorar muito a aparência geral.

Rinoplastia estética

A rinoplastia estética é realizada em indivíduos que desejam mudar a aparência do nariz e não têm déficits funcionais (isto é, desvio de septo) ou história de lesão traumática (nariz quebrado). Isso é o que o público chama de rinoplastia no sentido tradicional.

As áreas mais comumente alvo de mudança por parte dos pacientes são:

  • estreitamento das asas da base;

  • refinamento e levantamento da ponta nasal, melhorando sua projeção com o uso de prótese, enxerto de cartilagens alares ou cartilagens auriculares (em ambos os casos, do próprio paciente);

  • aumento da projeção do dorso nasal, tornando-o mais alongado;

  • correção na projeção da columela (tecido que separa as fossas nasais).


Qual o valor da rinoplastia para nariz negroide?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da rinoplastia varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.

Mas atenção: quando estiver em busca de um especialista, valorize a qualidade dos serviços prestados, não apenas o preço. Em saúde, fazer economia não costuma ser um bom negócio. Observe, também, se ele possui especialização em rinologia e se é membro de alguma sociedade médica, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). E se ele já tiver realizado outras rinoplastias em nariz negroide, melhor ainda!


Para mais informações sobre rinoplastia acesse:

Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

16 visualizações0 comentário