O plano de saúde cobre a parte funcional da rinosseptoplastia, que é o procedimento de septoplastia. O procedimento estético, rinoplastia não é coberto pelos planos de saúde.
Rinosseptoplastia = Rinoplastia + Septoplastia
A rinosseptoplastia é um procedimento cirúrgico que combina a cirurgia de correção do desvio de septo com a cirurgia estética do nariz, rinoplastia.
A parte funcional da rinosseptoplastia é coberta pelos planos de saúde, pois é considerada uma intervenção médica necessária para corrigir problemas de respiração, como desvio de septo, congestão nasal crônica, sinusite e apneia do sono. A parte estética da rinosseptoplastia, por outro lado, não é coberta pelos planos de saúde, pois é considerada uma escolha pessoal.
Principais informações sobre a cobertura da rinosseptoplastia pelos planos de saúde:
Septoplastia é coberta integralmente pelos planos de saúde no Brasil. No Brasil a ANS (Agência Governamental que regula os planos de saúde) obriga os planos de saúde a cobrir procedimentos cirúrgicos funcionais no nariz, como a septoplastia.
Rinoplastia não é coberta pelos planos de saúde. é considerado um procedimento estético pela ANS. Sendo considerada uma escolha pessoal.
ANS obriga a cobertura de procedimentos cirúrgicos funcionais no nariz e seios da face, como septoplastia, sinusectomia, polipectomia nasal e turbinectomia. Eles são classificados como intervenções médicas necessárias para corrigir problemas de respiração.
A septoplastia sozinha, não altera o formato externo do nariz. É feito por dentro do nariz, somente em casos em que o desvio é muito acentuado há mudanças no formato.
Quem deseja mudar a aparência e formato externo do nariz, precisa realizar uma Rinoplastia, que na maior parte das vezes é realizada em conjunto com a Septoplastia. Nesses casos o convênio cobre a septoplastia e a Rinoplastia é cobrada a parte.
Comentarios