Septoplastia em BH

Atualizado: Set 21

#septoplastia #turbinectomia #Otorrinobh

Septoplastia:

Septoplastia é uma cirurgia realizada para a correção de desvios existentes no septo nasal, de forma a deixá-lo o mais reto possível. O objetivo da cirurgia é melhorar a respiração nasal. O septo nasal é a parte do nariz que divide a cavidade nasal em duas partes, devendo estar centralmente localizado. É constituído por mucosa, cartilagem e osso.

Quando há um desvio septal com um desvio da pirâmide nasal causando uma laterorrinia (nariz torto) fazer somente uma septoplastia não irá resolver seu problema. A septoplastia trata somente o septo nasal e não muda a estética do nariz. Para resolver o problema como um todo, seria necessário uma Rinoseptoplastia, corrigindo assim o nariz torto esteticamente e a função respiratória.

Indicação:

Pacientes portadores de desvio de septo nasal que apresentam nariz entupido e que não melhoram com tratamento com medicamentos. Pode ser associada à Rinoplastia Estruturada (plástica de nariz) para pacientes com o nariz torto que desejam melhorar a estética e a função nasal (Rinosseptoplastia).

Como é feita:

A operação é geralmente realizada por dentro do nariz, não sendo realizadas incisões externas, a não ser em casos muito complicados. Demora cerca de 40 a 60 minutos, dependendo da complexidade. O septo nasal, como o restante da cavidade nasal, é coberto pela mucosa nasal. Para expor as deformidades ósseas e cartilaginosas do septo, descola-se esta cobertura mucosa. Após a remoção e remodelagem das áreas deformadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada. Não há necessidade de uso do tampão nasal no pós-operatório, na grande maioria dos casos.

Riscos e complicações:

É considerada cirurgia de baixo risco. Raramente ocorrem sangramentos importantes em que há necessidade de uso de tampão nasal ou cauterização de vasos sangrantes. Em casos raros podem ocorrer sinéquias (aderências) e perfuração do septo nasal por cicatrização inadequada. O índice de satisfação com essa cirurgia é muito alto.

Cuidados pós-operatórios:

Normalmente, o paciente recebe alta no mesmo dia. Repouso relativo por 48 horas após a cirurgia. Neste período é normal a saída de pequena quantidade de sangue pelo nariz ou garganta. Atividade física pode ser iniciada após 10 dias, a critério do médico. A limpeza nasal rigorosa, em casa (lavagens com soro fisiológico) e no consultório médico deve ser feita, especialmente no primeiro mês após o procedimento. O retorno ao consultório deve ser semanal, para remoção de crostas que por ventura venham a se formar. Geralmente a Septoplastia é associada à Turbinectomia, o que otimiza e completa o resultado.

www.dradaniellyandrade.com.br

➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4o andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG. Tel: 2516-2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG Tel: 3516-4528/ 99562-2963

1 visualização0 comentário