top of page

Antes e Depois da Septoplastia: Fotos, Resultados e Informações Essenciais

Início > Blog > Antes e Depois da Septoplastia: Fotos, Resultados e Informações Essenciais


A cirurgia para corrigir um nariz com desvio de septo, chamada septoplastia ou cirurgia de desvio de septo, permite melhor fluxo de ar pelo nariz e pode melhorar a respiração. O septo é a cartilagem que divide o nariz em duas narinas. A maioria dos pacientes pode ir para casa no dia da cirurgia. O inchaço pode durar de dois a três dias, mas a recuperação total pode levar até três meses. Confiar alguns casos de antes e depois de septoplastia.


Septoplastia Antes e depois Mulher




Septoplastia Antes e depois Homem



Cirurgia de desvio de septo muda o formato do nariz?


A cirurgia de desvio de septo, também conhecida como septoplastia, é um procedimento para corrigir desvios ou obstruções no septo nasal. O septo nasal é a parede de cartilagem e osso que separa as narinas.


Quando o septo está torto ou deslocado, isso pode causar obstrução nasal, dificuldade para respirar, ronco, dores de cabeça e infecções sinusais recorrentes. A cirurgia de desvio de septo endireita o septo, permitindo que o ar flua livremente pelas cavidades nasais.


Mas a septoplastia muda o formato externo do nariz?

A resposta curta é: não necessariamente. O objetivo principal da cirurgia de desvio de septo é corrigir o septo interno e melhorar a respiração. O formato externo do nariz geralmente não é alterado.


No entanto, pequenas mudanças no formato podem ocorrer como resultado indireto da cirurgia:

  • O nariz pode parecer ligeiramente mais fino ou afilado se houver redução significativa da obstrução nasal. Isso ocorre porque as narinas não estão mais dilatadas pela obstrução.

  • Pode haver suavização de gibosidades ou irregularidades externas leves se o septo torto estivesse causando essas deformidades.

  • Em casos raros, pode ser necessário um ajuste mínimo do osso ou cartilagem nasal para acessar e corrigir o septo. Isso pode levar a uma leve alteração na aparência.

No geral, porém, as mudanças no formato nasal após a septoplastia costumam ser mínimas. A menos que combine a cirurgia do septo com uma rinoplastia cosmética, o formato básico do seu nariz deve permanecer o mesmo. Os resultados mais notáveis serão a melhora da respiração e função nasal.


Conclusão:

A septoplastia só deve ser realizada para corrigir desvios do septo nasal, e resolver a obstrução nasal causada por ele que em muitos casos é obviamente insuficiente para restaurar a simetria da estrutura nasal. Portanto, a septoplastia sozinha sem a rinoplastia estética não é adequada se você está buscando alteração da aparência do seu nariz.


A septoplastia se destina exclusivamente a corrigir problemas associados a um desvio de septo. O procedimento de septoplastia é direcionado à estrutura interna do nariz e, portanto, não afetará a aparência do mesmo, especialmente quando é feito para corrigir um desvio de septo "leve".


Se você está preocupado além de resolver os problemas funcionais causados pelo desvio de septo em mudar a aparência do seu nariz, uma rinosseptoplastia é a melhor opção a ser considerada, confira aqui mais sobre o antes e depois da rinosseptoplastia.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?

CENTRAL DE AGENDAMENTO


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

 

Confira alguns depoimentos de pacientes que realizaram septoplastia com a Dra. Danielly Andrade

bottom of page