• dradaniellyandrade

Cirurgia de desvio de septo (septoplastia) antes e depois: o que esperar?

Atualizado: há 6 dias

Início > Blog > Septoplastia antes e depois: o que esperar?



Um desvio de septo é uma condição em que o septo nasal - o osso e a cartilagem que divide a cavidade nasal do nariz ao meio - está significativamente descentrado ou torto, dificultando a respiração. A maioria das pessoas apresenta diferentes graus de de desequilíbrio no tamanho das passagens respiratórias.


A cirurgia para corrigir um nariz com desvio de septo, chamada septoplastia ou cirurgia de desvio de septo, permite melhor fluxo de ar pelo nariz e pode melhorar a respiração. O septo é a cartilagem que divide o nariz em duas narinas. A maioria dos pacientes pode ir para casa no dia da cirurgia. O inchaço pode durar de dois a três dias, mas a recuperação total pode levar até três meses. Confiar alguns casos de antes e depois de septoplastia.


Septoplastia Antes e depois Mulher 01

septoplastia antes e depois - Mulher

Septoplastia Antes e depois Mulher 02

septoplastia antes e depois

Septoplastia Antes e depois Homem 01

septoplastia antes e depois - homem

A septoplastia só deve ser realizada para corrigir desvios do septo nasal, e resolver a obstrução nasal causada por ele que em muitos casos é obviamente insuficiente para restaurar a simetria da estrutura nasal. Portanto, a septoplastia sozinha sem a rinoplastia estética não é adequada se você está buscando alteração da aparênia do seu nariz.


A septoplastia se destina exclusivamente a corrigir problemas associados a um desvio de septo. O procedimento de septoplastia é direcionado à estrutura interna do nariz e, portanto, não afetará a aparência do mesmo, especialmente quando é feito para corrigir um desvio de septo "leve". Se você está preocupado além de resolver os problemamas funcionais causados pelo desvio de septo em mudar a aparência do seu nariz, uma rinosseptoplastia é a melhor opção a ser considerada.


O que é desvio de septo?


Um desvio de septo é uma condição onde o septo nasal — o osso e a cartilagem que divide a cavidade nasal ao meio — está significativamente descentrado ou torto, dificultando a respiração. É também conhecido como nariz torto ou laterorrinia. A maioria das pessoas apresenta algum tipo de desequilíbrio no tamanho das passagens respiratórias. Na verdade, as estimativas indicam que 80% das pessoas, a maioria sem saber, têm algum tipo de desalinhamento do septo nasal.


Apenas os desvios mais graves causam problemas respiratórios significativos e devem ser operados.


Ter um septo reto e um nariz torto por fora é bem mais difícil de acontecer. Praticamente em todos os casos que um nariz tiver uma tortuosidade externa, haverá também um desvio de septo interno, pois o tipo e a localização do desvio provavelmente contribuíram para o nariz crescer de maneira assimétrica externamente. De maneira resumida: nariz reto por fora não garante um septo reto por dentro, e um nariz torto por fora praticamente é certeza que o septo também será desviado.


Quais sãos as principais causas de desvio de septo?

Algumas pessoas nascem com desvio de septo. Outras pessoas desenvolvem um desvio de septo após lesão ou trauma no nariz.


Quais os sintomas do desvio de septo?


A maioria dos desvios de septo não resultam em sintomas e você pode nem saber que tem um desvio de septo.

O sintoma mais comum de desvio de septo é a congestão nasal, com um lado do nariz mais congestionado do que o outro, junto com dificuldade para respirar. Sinusites recorrentes e sinusite crônica também podem ser um sinal de desvio de septo. Outros sintomas incluem:


  • Obstrução de uma ou ambas as narinas. Esse bloqueio pode dificultar a respiração pelas narinas ou narinas. Você pode notar isso mais quando está resfriado ou com alergias que podem causar inchaço e estreitamento das vias nasais.

  • Hemorragias nasais. A superfície do septo nasal pode ficar seca, aumentando o risco de hemorragias nasais.

  • Dor facial. Há algum debate sobre as possíveis causas nasais da dor facial. Uma possível causa de dor facial unilateral pode ser um desvio de septo severo no qual as superfícies do nariz se tocam e causam pressão.

  • Respiração ruidosa e ronco durante o sono. Um desvio de septo ou inchaço dos tecidos do nariz pode ser uma das muitas razões para a respiração ruidosa durante o sono.

  • Conscientização do ciclo nasal. O nariz alterna entre estar obstruído de um lado e depois muda para obstruído do outro. Isso é chamado de ciclo nasal. Estar ciente do ciclo nasal não é típico e pode indicar obstrução nasal.

  • Preferência por dormir em um determinado lado. Algumas pessoas podem preferir dormir em um determinado lado para otimizar a respiração pelo nariz à noite, se uma passagem nasal for estreitada.

  • Gotejamento pós-nasal. O muco é normalmente engolido inconscientemente, mas quando há uma sensação de muco se acumulando na garganta ou pingando da parte de trás do nariz, é chamado de gotejamento pós-nasal. As glândulas do nariz e da garganta produzem muco continuamente, normalmente um a dois litros por dia.

  • Apneia do sono - Um desvio de septo pode exacerbar os sintomas da apneia do sono. Também pode contribuir para a dificuldade em respirar à noite e, no processo, diminuir sua qualidade de vida geral.

Mais informaçoes sobre os sintomas do desvio de septo.


Como saber se você tem desvio de septo?


Durante a sua consulta, o seu médico irá primeiro perguntar sobre quaisquer sintomas

que possa ter e levantará seu histórico de saúde e depois fará um exame físico.


Ele fará perguntas sobre qualquer lesão anterior e sintomas. O exame físico pode ser feito com uma ferramenta portátil (espéculo nasal) que permite ao otorrino abrir um pouco a narina.


Para examinar o interior do nariz com mais detalhes, o médico usará uma luz forte e, às vezes, um instrumento projetado para abrir as narinas. Como auxiliar de diagnóstico o médico pode realizar uma fibronasolaringoscopia. É comum o otorrino pedir uma tomografia computadorizada como auxiliar de diagnóstico.


Com base nesses exames, ele pode diagnosticar um desvio de septo e determinar a gravidade de sua condição, como a presença de outras alterações como uma perfuração septal (perfuração do septo nasal), concha bolhosa, hipertrofia de corneto e polipos nasais.



Diagnostico desvio de septo

Mais informações sobre diagnóstico de desvio de septo:


Como é uma cirurgia de desvio de septo (septoplastia)?


Durante a septoplastia, um cirurgião, trabalhando através da parte interna do nariz, faz uma pequena incisão no septo e, em seguida, remove o excesso de osso ou cartilagem necessário para equilibrar o espaço de respiração das narinas.


Eles quebram seu nariz para realizar uma cirurgia de desvio de septo (septoplastia)?

O nariz não é quebrado durante a cirurgia. A cirurgia leva entre 30 e 90 minutos. Depois disso, o médico pode inserir talas ou curativos macios para segurar o tecido nasal no lugar, prevenir sangramentos nasais e prevenir a formação de tecido cicatricial.


Posso fazer a cirurgia de desvio de septo (septoplastia) com uma rinoplastia?

Às vezes, uma rinoplastia, ou "plástica no nariz", é combinada com septoplastia para melhorar a aparência do nariz. Este procedimento é denominado rinosseptoplastia.


Posso fazer a cirurgia de desvio de septo (septoplastia) com outras cirurgias funcionais do nariz?


As cirurgias funcionais no nariz mais comuns que podem ser associadas a uma septoplastia são a sinusectomia e a turbinectomia.


Posso fazer a septoplastia com turbinectomia?



A septoplastia e turbinectomia é muito comum. A turbinectomia é a cirurgia de redução de cornetos nasais, indicada principalmente para pacientes com hipertrofia de cornetos nasais e/ou concha bolhosa e pólipos nasais devido a rinite alérgica e sinusite crônica, que provocam com aumento do tamanho dos cornetos nasais e pólipos nasais. Pacientes que sofrem de ronco e apneia do sono também têm na turbinectomia uma aliada para auxiliar a restabelecer a respiração e trazer a tranquilidade para uma boa noite de sono.


Posso fazer a septoplastia com sinusectomia?


Sim, a septoplastia pode ser associada a uma sinusectomia. A sinusectomia é procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia de sinusite, o objetivo dessa cirurgia é a abertura e drenagem dos seios paranasais. A cirurgia é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal.



Como é a recuperação (pós operatório) da cirurgia de desvio de septo (septoplastia)?


A cirurgia para reparar um desvio de septo é geralmente realizada em um ambiente hospitalar sob anestesia geral (o paciente precisa ser entubado) e leva cerca de uma a uma hora e meia, dependendo da quantidade de trabalho que está sendo feito. Você deve poder ir para casa três a quatro horas após a cirurgia. Talas internas e/ou curativos macios podem ser colocados no nariz para estabilizar o septo durante a cicatrização. Se a septoplastia for o único procedimento realizado, deve haver pouco ou nenhum inchaço, ou hematoma após a cirurgia. No entanto, se uma rinosseptoplastia for realizada, uma semana ou duas de inchaço e hematomas são normais após o procedimento.


Qual é o tempo de afastamento da cirurgia de desvio de septo?


O tempo médio de afastamento depende muito de sua ocupação, geralmente varia de 7 a 14 dias. Atividades físicas costumam demorar um pouco mais e serem liberadas só depois de 30 dias da cirurgia.


Dói remover as talas nasais colocadas na septoplastia?


Outra preocupação comum entre os pacientes de septoplastia é se a remoção da tala vai doer. A maioria dos pacientes não descreve a remoção da tala como uma experiência dolorosa. A remoção da tala externa não deve resultar em nenhum tipo de desconforto


A cirurgia de desvio de septo é dolorosa?


Geralmente, há pouca dor após a cirurgia. Se você sentir desconforto, seu cirurgião pode sugerir analgésicos de venda livre. Pessoas que fazem somente a septoplastia podem esperar muito pouco inchaço nos dias após a cirurgia.

Quais são os riscos da septoplastia?

Nenhuma cirurgia é totalmente isenta de riscos e os benefícios de se submeter a uma cirurgia — neste caso, poder respirar melhor — devem superar os riscos. A septoplastia e a rinosseptoplastia são procedimentos comuns e seguros; os efeitos colaterais são raros. Ainda assim, converse com seu médico sobre os possíveis riscos da cirurgia antes de decidir sobre o tratamento.

Embora raros, os riscos de septoplastia e / ou rinoplastia podem incluir:

  • Infecção

  • Sangramento

  • Buraco (perfuração) do septo

  • Redução do olfato

Se você estiver tendo sintomas nasais e acreditar que pode ter um desvio de septo, marque uma consulta com a Dra. Danielly. Existem vários motivos pelos quais você pode estar tendo esses sintomas, incluindo sinusite crônica ou alergias nasais. Certifique-se de obter o diagnóstico correto para poder receber o tratamento de que precisa.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Para mais informações sobre desvio de septo e septoplastia acesse:


Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta:


Agendamento Online


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814


➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre septoplastia, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram

170 visualizações0 comentário