top of page

Sinusite e garganta inflamada: sintomas, causas e tratamentos

Início > Blog > Sinusite e garganta inflamada: sintomas, causas e tratamentos


Quem tem sinusite fica com a garganta inflamada?


A sinusite pode causar inflamação na garganta em algumas pessoas, devido à drenagem de muco e irritação na parte posterior da garganta. No entanto, nem todos os casos de sinusite causam inflamação na garganta, e outros sintomas podem depender da causa subjacente da condição.


Quando a sinusite desce para garganta?


A sinusite pode se espalhar para a garganta em alguns casos, causando inflamação e sintomas de dor e desconforto na garganta. A inflamação da garganta pode ser causada pela drenagem de muco das vias respiratórias superiores, que pode irritar a garganta e causar inflamação.


Tratamento de dor de garganta de sinusite


Existem várias opções de tratamento que podem ajudar a aliviar a dor de garganta associada à sinusite:

  • Medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) como o ibuprofeno ou o naproxeno podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação na garganta.

  • Analgésicos como o paracetamol podem ajudar a aliviar a dor de garganta.

  • Gargarejos com água salgada morna podem ajudar a aliviar a dor e a irritação na garganta.

  • Beber bastante água e líquidos quentes, como chá com mel, pode ajudar a manter a garganta hidratada e aliviar a dor.

  • Umidificadores e sprays nasais salinos podem ajudar a aliviar a congestão nasal e a reduzir a inflamação na garganta.


Quanto tempo dura a dor de garganta da sinusite?


A dor de garganta é um sintoma comum da sinusite, juntamente com outros sintomas, como dor de cabeça, congestão nasal e secreção nasal. A duração da dor de garganta pode depender da causa subjacente da sinusite, como uma infecção viral ou bacteriana, alergias ou pólipos nasais. O tratamento da sinusite, como medicamentos para aliviar a dor e a inflamação ou antibióticos, pode ajudar a aliviar a dor de garganta e acelerar a recuperação. Se os sintomas persistirem por mais de 10 dias ou piorarem, é importante consultar um médico para avaliação e tratamento adicional.


Quando devo procurar o otorrino por causa da dor de garganta da sinusite?


A dor de garganta é um sintoma comum da sinusite, juntamente com outros sintomas, como dor de cabeça, congestão nasal e secreção nasal. Se você tiver dor de garganta persistente por mais de 10 dias ou se a dor for grave ou piorar, é importante procurar um otorrinolaringologista para avaliação e tratamento. Outros sintomas que podem exigir atenção médica incluem febre alta, dificuldade para engolir ou respirar, tosse com expectoração ou sangue na saliva.

 

Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page