Porque e como sua sinusite e zumbido podem estar relacionados

Início > Blog > Porque e como sua sinusite e zumbido podem estar relacionados


zumbido e sinusite


Sinusite e zumbido são uma dupla problemática; no entanto, sua conexão não é particularmente óbvia. A sinusite pode causar, piorar ou exacerbar o zumbido. Um zumbido nos ouvidos é geralmente associado à perda auditiva e à exposição a ruídos excessivamente altos.


Como uma sinusite pode afetar seus ouvidos?

A maioria dos problemas de ouvido relacionados à sinusite, incluindo zumbido, é causada pela congestão que ocorre durante uma infecção sinusal. Para entender melhor esse fenômeno, vamos analisar alguns fatos sobre a sinusite.

A sinusite ocorre com mais frequência quando um vírus ou bactéria irrita os tecidos das cavidades nasais. Essa irritação pode causar inchaço que, por sua vez, pode levar ao acúmulo de muco e congestão.

Suas cavidades nasais e ouvidos são sistemas interconectados, portanto, o congestionamento nos seios da face também pode criar congestão nos ouvidos. O congestionamento no ouvido pode bloquear a tuba auditiva — conhecida como tuba de Eustáquio — que conecta o ouvido médio ao ouvido externo e ajuda a regular a pressão dentro do ouvido. Quando a tuba auditiva é bloqueada, a pressão aumenta ao redor do tímpano, o que é o que causa o zumbido nos ouvidos, também conhecido como zumbido.

Se você tem uma infecção sinusal aguda ou uma infecção sinusal crônica, desde que a congestão seja grave o suficiente, ela pode causar zumbido.

Zumbido pulsátil e a congestão nasal

Embora não seja comum, pode ocorrer zumbido pulsátil — zumbido durante o qual os pacientes afirmam ouvir um som semelhante e no ritmo de seus batimentos cardíacos. Esse tipo de zumbido geralmente é causado por um aumento no fluxo sanguíneo.

Qual é o tratamento para zumbidos causados pelas sinusites?

Felizmente, o zumbido relacionado à sinusite tende a desaparecer com o tratamento da infecção do seio nasal. Para orientar seu diagnóstico e tratamento da sinusite consulte um otorrinolaringologista.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.​


​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."