• dradaniellyandrade

Cirurgia endoscópica nasal

Início > Blog > Cirurgia endoscópica nasal

cirurgia endoscopica nasal

Cirurgia endoscópica nasal é o nome comum para um grande número de cirurgias de nariz e seios da face que tratam de inflamação crônica, pólipos, cistos, mucocele, inflamação crônica da glândula lacrimal, tumores benignos e alguns malignos.


A cirurgia endoscópica nasal é um tipo de cirurgia por video. Também é conhecida como cirurgia endoscópica funcional do seio nasal. Ela serve para tratar patologias que causam obstrução nasal, doenças com bases inflamatórias ou infecciosas, tumores, entre outras doenças que afetam o nariz e os seios da face.


A cirurgia endoscópica dos seios paranasais e cavidades paranasais é uma das cirurgias funcionais do nariz que a Dra. Danielly Solar Andrade realiza.


A cavidade nasal é a primeira seção do sistema respiratório. O nariz é coberto por pele na parte externa e, na parte interna, um septo ósseo-cartilaginoso o divide nas narinas esquerda e direita. As narinas são revestidas por uma membrana mucosa, cuja superfície é ampliada com três dobras graduais (cornetos nasais). A membrana mucosa é coberta por pelos e cílios que mantêm a poeira e os microorganismos fora do ar.


Um grande número de doenças do nariz e cavidades paranasais são tratadas com sucesso com terapia medicamentosa. Em primeiro lugar, processos inflamatórios agudos e doenças alérgicas.


Quando os tratamentos clínicos para as causas e sintomas não obtêm sucesso, os processos inflamatórios crônicos, pólipos do nariz e seios da face, cistos, mucocele, tumores, desvios da pirâmide nasal, desvio de septo nasal, etc. requerem tratamento cirúrgico.


Como é a cirurgia endoscópica nasal


Um endoscópio, um pequeno tubo flexível com uma luz e uma lente de câmera na extremidade, é inserido no nariz para visualizar a cavidade nasal e os seios da face. A área do seio etmoidal geralmente é aberta, permitindo a visualização direta dos seios maxilar, frontal e esfenoidal. O endoscópio fornece ao cirurgião precisão técnica, proporcionando fácil visualização e ampliação das áreas problemáticas sem danificar o tecido saudável circundante. O procedimento geralmente envolve a remoção de alguns dos ossos minúsculos ao longo da abertura dos seios da face, aumentando assim as passagens dos seios da face e restaurando a drenagem e a função normais dos seios da face. Além disso, o tecido doente, pólipos e outras obstruções podem ser facilmente removidos.


O trauma cirúrgico é mínimo, pois o processo patológico é totalmente removido, preservando-se as estruturas saudáveis ​​do nariz e seios da face, o que nem sempre era possível com as técnicas cirúrgicas anteriores. A recuperação pós-operatória é, portanto, encurtada, para que o paciente possa retornar às atividades diárias após alguns dias. A recuperação é acelerada e em vários casos caracterizada pela ausência da necessidade de tamponamento nasal, o que é inevitável após as operações clássicas e que é o maior incômodo para o paciente. A remoção dos tampões (de tamponamento) é um inconveniente específico para a maioria dos pacientes.


Endoscópios, câmeras HD, monitores de alta resolução, instrumentos e aparelhos de navegação que facilitam muito o trabalho do cirurgião e trazem benefícios ao paciente.


Sem a realização prévia de incisões na pele da face, comum nas cirurgias clássicas dos seios da face, com o auxílio do referido equipamento, a cirurgia endoscópica nasal possibilita a visualizada de todos os seios da face (maxilar, frontal, esfenoidal e etmoide), observação do processo patológico e sua remoção. Todas as outras estruturas saudáveis ​​da cavidade nasal e seios da face não são submetidas a cirurgia.


Objetivos da cirurgia endoscópica do seio nasal

Este procedimento visa melhorar a drenagem dos seios da face e o fluxo de ar pelo nariz. Os objetivos da cirurgia endoscópica do seio nasal incluem:

  • Redução do número e da gravidade das infecções dos seios da face

  • Melhoria dos sintomas associados à sinusite

  • Melhoria do fluxo de ar pelo nariz

  • Melhoria no sentido do olfato

  • Acesso para enxágues nasais para alcançar as cavidades nasais para limpeza e administração de medicamentos

Benefícios da cirurgia endoscópica funcional do seio nasal


Os benefícios da cirurgia endoscópica funcional e guiada por imagem dos seios da face incluem:

  • Como todo o procedimento é feito pelo nariz, há menos cicatrizes externas

  • Como o procedimento é minimamente invasivo, há menos remoção de tecido normal, o que normalmente resulta em menos sangramento e dor

  • Geralmente, há um tempo de recuperação mais curto do que com a cirurgia aberta tradicional

Benefícios da orientação por imagem da cirurgia endoscópica nasal


A tecnologia de orientação de imagem melhora muito a segurança e a eficácia da cirurgia endoscópica funcional do seio nasal, permitindo que os cirurgiões removam mais tecido doente. Ao visualizar imagens tridimensionais dos seios da face durante a cirurgia, a imagem do computador dá aos cirurgiões melhor visibilidade ao guiar os instrumentos cirúrgicos em torno de estruturas vitais, como o nervo óptico e a base do crânio.


Vantagens da cirurgia endoscópica nasal


Este tipo de cirurgia é o que mais avançou no ramo da Otorrinolaringologia e trouxe grande alívio aos pacientes:

  • Trauma operatório menor

  • Processo intraoperatório preciso

  • Recuperação pós-operatória rápida

  • Sem cortes no rosto

Como me preparo para uma cirurgia endoscópica nos seios da face?


Como a anestesia geral será usada, você será instruído a não comer ou beber depois da meia-noite antes do procedimento. Sua equipe cirúrgica o informará sobre quaisquer outros preparativos para a cirurgia.


Durante a cirurgia endoscópica do seio nasal


A cirurgia endoscópica do nariz e seios da face geralmente é realizada como um procedimento ambulatorial. Não inclui o corte da pele, pois é realizado inteiramente pelas narinas. A maioria das pessoas pode voltar para casa no mesmo dia.


O cirurgião dos seios da face usará um endoscópio — uma haste fina de câmera com uma luz na extremidade — para ampliar e ver melhor os tecidos dos seios da face. Instrumentos especializados abrem amplamente os seios da face, removendo com segurança e eficácia as causas do bloqueio dos seios, como inchaço da membrana mucosa, pólipos nasais e tecido cicatricial. Instrumentos especializados também são usados, se necessário, para endireitar o septo e reduzir o tamanho dos cornetos (estruturas ósseas dentro dos seios da face).


Recuperação após a cirurgia endoscópica nasal


Por mais importante que seja o papel do cirurgião durante a operação em si, são igualmente importantes os cuidados pós-operatórios em que o paciente tem papel decisivo. O médico sugere a terapia medicamentosa que o paciente realiza no pós-operatório. A persistência em sua implantação é um fator importante para o sucesso do tratamento cirúrgico.


Após a cirurgia de sinusite, seu médico irá aconselhá-lo a:

  • Use uma solução salina de grande volume para lavar os seios da face

  • Siga os medicamentos prescritos para prevenir infecção e desconforto

Você sentirá algum congestionamento após a cirurgia do seio nasal, que diminuirá com o tempo — geralmente em uma a duas semanas.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, perfuração de septo, pólipos nasais, hipertrofia de cornetos, concha bolhosa, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, Reparação de perfuração de septo nasal, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Agende sua consulta:


Agendamento Online


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814


➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre cirurgia endoscópica nasal, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo