top of page

Um desvio de septo causa ronco?

desvio de septo e ronco

Sim o desvio de septo pode causar ronco. A obstrução nasal causada pelo desvio aumenta a resistência das vias aéreas superiores, resultando em fluxo de ar turbulento e subsequente vibração dos tecidos moles tanto da cavidade nasal quanto garganta, o que produz o som do ronco.


Mecanismos por Trás do Ronco


O ronco devido à obstrução nasal envolve múltiplos fatores fisiológicos:


  • Aumento da resistência ao fluxo de ar e fluxo turbulento causam vibração dos tecidos faríngeos.


  • A respiração bucal compensatória cria pressão negativa na faringe, levando à sua oclusão.


  • O modelo do resistor Starling explica o possível colapso das vias aéreas superiores durante a inspiração quando a resistência é aumentada pela obstrução nasal.


  • O prejuízo do reflexo ventilatório nasal e, possivelmente, o papel do óxido nítrico na regulação do tônus vascular e da patência das vias aéreas também são fatores relevantes.


O que é um desvio de septo?


Um desvio de septo ocorre quando a parede entre as narinas, conhecida cientificamente como septo nasal, desvia mais para um lado do que para o outro, deixando você com uma narina maior que a outra.


A cirurgia de desvio de septo acaba com o ronco?

A cirurgia de desvio de septo pode ajudar a acabar com o ronco em alguns casos. A correção da deformidade nasal pode melhorar a passagem do ar pela cavidade nasal, reduzindo a vibração dos tecidos moles na garganta e diminuindo o ronco.


No entanto, é importante lembrar que a cirurgia pode não ser eficaz em todos os casos e que outros fatores podem contribuir para o problema do ronco, como a apneia do sono e o excesso de peso. Por isso, é importante procurar um especialista para avaliar o caso e indicar o melhor tratamento.

 

Dra. Danielly Andrade




Comments


bottom of page