• dradaniellyandrade

Um desvio de septo causa ronco?

Início > Blog > Um desvio de septo causa ronco?


desvio de septo e ronco

O principal sintoma de um desvio de septo é a dificuldade de respirar por uma ou ambas as narinas. Outros sintomas podem incluir hemorragias nasais ou, em alguns casos, uma alteração na aparência nasal externa do paciente. Também pode causar ronco excessivo e dificuldade para dormir, especialmente para aqueles com apneia do sono.


Se você tem um desvio de septo, é provável que muitas noites sem dormir o deixem se perguntando: "um desvio de septo causa ronco?"


A resposta curta para “O desvio de septo causa ronco”? Sim. Os septos desviados são conhecidos por causar ronco. Mas há muitos fatores importantes a considerar antes de concluir que um desvio de septo é a causa de seu ronco.


O que é um desvio de septo?


Um desvio de septo ocorre quando a parede entre as narinas, conhecida cientificamente como septo nasal, desvia mais para um lado do que para o outro, deixando você com uma narina maior que a outra.


O que causa um desvio de septo?


O motivo mais comum para um desvio de septo é que você nasceu com ele, também não é incomum ocorrer após um trauma no nariz devido a uma lesão acidental ou de cirurgias nasais anteriores.


Quais são os sintomas do desvio de septo?


O principal sintoma de um desvio de septo é a dificuldade de respirar por uma ou ambas as narinas devido à obstrução nasal. Outros sintomas podem incluir hemorragias nasais ou, em alguns casos, uma alteração na aparência nasal externa do paciente. Também pode causar ronco excessivo e dificuldade para dormir, especialmente para aqueles com apneia obstrutiva do sono.


Dependendo da localização e do desvio do seu septo, você pode não ter problemas. A maioria dos desvios de septo é encontrada na parte interna do nariz, então seu nariz poderia parecer reto por fora, mas você está tendo problemas para respirar por causa disso. Por outro lado, você pode ter um nariz torto do lado de fora, mas o septo interno é reto e você não tem problemas.


Consultar o seu médico otorrinolaringologista é a melhor maneira de determinar se o seu septo está ou não desviado, a localização do seu desvio septal e qual (se houver) tratamento é apropriado para você.


Um desvio de septo causa ronco?


Conforme observado acima, sim, um desvio de septo pode ser o culpado por trás de sua propensão a roncar. Nesses casos, o desvio de septo está bloqueando as vias aéreas nasais durante o sono, o que pode causar ronco. Os efeitos colaterais do ronco e da apneia do sono são de longo alcance e podem até afetar seu cônjuge.

Dito isso, existem muitas causas para o ronco, e um desvio de septo é apenas uma. Suas passagens nasais podem estar bloqueadas por muco de uma infecção sinusal (sinusite), infecção nasal ou rinite alérgica. Idade, peso e sexo também podem determinar a probabilidade de você roncar, assim como sua posição de dormir, anatomia da boca e se você bebe ou não álcool.



Tratamento do ronco causado pelo desvio de septo


O tratamento cirúrgico para ronco causado pelo desvio de septo, é uma cirurgia chamada septoplastia. Se você tem problemas respiratórios, infecções frequentes nos seios da face ou outros sintomas incômodos, uma septoplastia pode ser uma opção para você.


Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!

Sofrendo com desvio de septo e apneia do sono?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte especialista em desvio de septo.


Agende sua consulta:


Agendamento Online


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814


➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre desvio de septo, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo