• dradaniellyandrade

Desvio de septo cirurgia: Saiba mais sobre a cirurgia de septoplastia (cirurgia de nariz torto)

Atualizado: há 4 dias

Início > Blog > Desvio de septo cirurgia: Saiba mais sobre a cirurgia de septoplastia


Desvio de septo cirurgia


A cirurgia para corrigir um desvio de septo, chamada septoplastia, permite melhor fluxo de ar pelo nariz e pode melhorar a respiração. O septo é a cartilagem que divide o nariz em duas narinas. A maioria dos pacientes pode ir para casa no dia da cirurgia. O inchaço pode durar de dois a três dias, mas a recuperação total pode levar até três meses.


O que é septoplastia?


A septoplastia é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir um desvio de septo, a estrutura central do nariz que separa as narinas. A septoplastia é realizada para endireitar os ossos e a cartilagem do septo para que as obstruções sejam removidas das vias respiratórias. Pessoas com desvio de septo têm maior probabilidade de apresentar problemas de ronco, apneia do sono e sinusite. Esses sintomas são virtualmente eliminados nos pacientes submetidos à septoplastia. A septoplastia pode ser associada a uma rinoplastia o que é conhecido como rinosseptoplastia. A septoplastia associada a rinoplastia além de mudar a aparência do nariz, melhora a a função respiratória.


O que é um desvio de septo?


Um septo é desviado se estiver torto ou dobrado em vez de reto. Um desvio de septo pode bloquear uma ou ambas as câmaras do nariz e interferir no fluxo de ar. Um septo pode se desviar devido a uma lesão, mas também pode crescer dessa forma naturalmente.


Mais informações:


Quais são os sintomas do desvio de septo?


A maioria dos pacientes com desvio de septo não possuem sintomas e você pode nem saber que tem um desvio de septo. Algumas deformidades septais, no entanto, podem causar os seguintes sinais e sintomas:


  • Obstrução de uma ou ambas as narinas. Esse bloqueio pode dificultar a respiração pelas narinas ou narinas. Você pode notar isso mais quando está resfriado ou com alergias que podem causar inchaço e estreitamento das vias nasais.

  • Infecções frequentes nos seios da face (sinusite)

  • Hemorragias nasais. A superfície do septo nasal pode ficar seca, aumentando o risco de hemorragias nasais.

  • Dor facial. Há algum debate sobre as possíveis causas nasais da dor facial. Uma possível causa de dor facial unilateral pode ser um desvio de septo severo no qual as superfícies do nariz se tocam e causam pressão.

  • Ronco. Um desvio de septo ou inchaço dos tecidos do nariz pode ser uma das muitas razões para a ocorrência de ronco durante o sono.

  • Conscientização do ciclo nasal. O nariz alterna entre estar obstruído de um lado e então muda para obstruído do outro. Isso é chamado de ciclo nasal. Estar ciente do ciclo nasal não é típico e pode indicar obstrução nasal.

  • Preferência por dormir em um determinado lado. Algumas pessoas podem preferir dormir em um determinado lado para otimizar a respiração pelo nariz à noite, se uma passagem nasal for estreitada.

Mais informações:

Como um desvio de septo é diagnosticado?


O otorrino examinará o interior do nariz, possivelmente realizando uma endoscopia nasal, que envolve a inserção de um tubo com uma câmera na extremidade. Uma tomografia computadorizada (TC) também pode ser utilizada como auxiliar de diagnóstico. Após o diagnóstico, o médico discutirá as opções de tratamento, incluindo septoplastia que pode estar associada ou não a uma rinoplastia.


Mais informações:


Existem outras causas de obstrução nasal?


Sim. Rinites alérgicas e pólipos nasais podem causar obstruções nasais. Além disso, os cornetos — longas cristas de osso e tecido dentro do nariz que se projetam para as narinas — podem obstruir se forem muito grandes.


Mais informações:


Por que a septoplastia é necessária?


A septoplastia é a única maneira de corrigir um desvio de septo, que pode dificultar a respiração nasal e forçar a respiração pela boca. A respiração pela boca pode causar boca seca. A incapacidade de respirar pelo nariz é ainda mais problemática à noite e pode inibir o sono.


Vale a pena corrigir o desvio de septo?

Geralmente, um desvio de septo que causa pequenos sintomas não requer tratamento. Mas se vale a pena consertar é sua decisão. Se os seus sintomas não são incômodos e não interferem na sua qualidade de vida, o risco do tratamento pode ser mais do que o benefício.


O que acontece se você não corrigir o desvio de septo?


Um desvio de septo não tratado pode causar apneia obstrutiva do sono. Quando não tratada, a apnéia do sono pode causar hipertensão, derrame, insuficiência cardíaca, ataques cardíacos, diabetes, depressão, agravamento do TDAH e dores de cabeça.


Posso fazer septoplastia e rinoplastia?


Sim, é muito comum pacientes que precisem passar por uma septoplastia optarem por realizar também uma rinoplastia, o que damos o nome de rinosseptoplastia.


Mais informações:


Posso fazer septoplastia e turbinectomia?


Quando muitas pessoas pensam em cirurgia de desvio de septo, também conhecida como septoplastia, pensam que ela é feita somente por motivos estéticos. Porém, é muito comum quem não deseja mudar a aparência do nariz também procurar o otorrino para para melhorar a respiração. Desta forma vários procedimentos são feitos de uma única vez, reduzindo o risco de passar por várias cirurgias bem como o tempo de recuperação para cada uma delas.


Sim, podemos fazer septoplastia e turbinectomia juntas em um unico dia. A turbinectomia é a cirurgia de redução de conchas nasais, indicada principalmente para pacientes com rinite, rinossinusite ou inflamação nasal persistente, que provocam com aumento do tamanho dos cornetos nasais. Pacientes que sofrem de ronco e apneia do sono também têm na turbinectomia uma aliada para auxiliar a restabelecer a respiração e trazer a tranquilidade para uma boa noite de sono.


Mais informações:


Posso fazer septoplastia e sinusectomia?


A sinusectomia é um procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia de sinusite, o objetivo dessa cirurgia é a abertura e drenagem dos seios paranasais. A cirurgia é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal. Assim é possível fazer uma septoplastia e sinusectomia.


Mais informações:


A septoplastia pode melhorar sua respiração?


Como explicado acima é muito comum associar outros procedimentos à septoplastia, com objetivo de melhorar a função nasal, que é respirar.


Mais informações:



Você pode fazer uma septoplastia se tiver um piercing no nariz ou septo?


Um piercing no nariz ou no septo não afeta a capacidade de uma pessoa de remodelar, ou redimensionar o nariz, ou tratar defeitos estruturais do nariz por meio de uma rinoplastia.


O nariz deve estar totalmente curado antes que o paciente possa colocar um piercing de volta no nariz ou septo. Um paciente costuma apresentar inchaço após a cirurgia nasal e requer uma bandagem ou gesso no nariz por pelo menos uma a duas semanas. Uma vez que o inchaço diminua, o indivíduo pode colocar um piercing de volta no nariz ou septo.


Mais informações:

Qual a idade mínima para se realizar uma septoplastia?


Assim como na rinoplastia, embora não haja uma idade certa para fazer a septoplastia, entre 18 e 40 anos é considerada a faixa ideal. A essa altura, você se desenvolveu fisicamente e na maturidade para ser um bom candidato à septoplastia, e sua pele ainda mantém uma elasticidade jovem. Esta elasticidade facilita fazer alterações e a recuperação, enquanto minimiza o risco de complicações.


Embora essa faixa etária seja ideal, pessoas mais velhas ou mais jovens ainda podem ser ótimas candidatas para esse procedimento. O cirurgião otorrino precisa apenas levar em consideração considerações adicionais.


Mais informações:


Qual a idade máxima para a septolastia?


Embora a maioria dos pacientes de septoplastia busque a cirurgia nasal cedo (na casa dos 20 ou 30 anos) para corrigir um problema respiratório ou uma característica estética indesejável que causa problemas de confiança, existem alguns motivos pelos quais os pacientes podem esperar até mais tarde para procurar a cirurgia. Razões comuns para septoplastia e rinoplastia de meia idade ou mais velha incluem:

  • Sinais de envelhecimento no nariz, incluindo uma ponta bulbosa e / ou caída

  • Problemas respiratórios

  • Nova oportunidade para corrigir problemas estéticos

  • Situação financeira

Mais informações:


O desvio de septo piora com a idade?

Na verdade, é possível ter um desvio de septo e nem saber disso até você ficar mais velho. Isso porque essa condição pode piorar à medida que você envelhece e suas estruturas nasais mudam. Seu nariz muda como outras partes do seu corpo. A cartilagem nasal pode se tornar mais macia, fraca e quebradiça com o tempo.


Quanto tempo dura a cirurgia de desvio de septo?


A duração da septoplastia é de aproximadamente 60 a 90 minutos e normalmente o paciente fica internado por pouco tempo, com alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia.


Como é o pós operatório da septoplastia?


Como a operação é feita pelas narinas, os pacientes não precisam se preocupar com cicatrizes faciais ou olhos roxos. No entanto, eles podem sentir dor ou sensibilidade na parte frontal do nariz, entupimento devido ao inchaço e drenagem nasal de sangue e / ou muco. O inchaço da cirurgia pode durar de dois a três dias e a drenagem pode continuar por dois a cinco dias. Normalmente, os medicamentos de venda livre são suficientes para a dor, embora o médico possa prescrever um analgésico. O médico pode pedir ao paciente que faça lavagem nasal com soro. Devido às técnicas modernos o uso de tampão é raro.


Quais os riscos de uma septoplastia?


A decisão de se submeter à septoplastia é extremamente pessoal. Você terá que decidir se os benefícios atingirão seus objetivos e se os riscos e complicações potenciais da septoplastia são aceitáveis.


Os possíveis riscos da septoplastia incluem, mas não estão limitados a:

  • Riscos de anestesia

  • Mudança na forma do nariz

  • Diminuição do sentido do olfato

  • Sangramento excessivo

  • Infecção

  • Persistência de sintomas anteriores, apesar da cirurgia

  • Má cura das incisões

  • Hematoma septal (coleção de sangue no espaço nasal)

  • Perfuração septal (abertura / orifício no septo)

  • Entorpecimento temporário na gengiva superior ou nos dentes

Esses riscos e outros serão totalmente discutidos antes de seu consentimento. É importante que você trate de todas as suas dúvidas diretamente com o seu cirurgião plástico. Procedimentos cirúrgicos adicionais podem ser necessários para lidar com essas complicações ou se suas expectativas não forem atendidas.


Septoplastia antes e depois:


Confira alguns exemplos de antes e depois de septoplastia:


Por que meu nariz ainda parece torto após a septoplastia?


Não é incomum, logo após uma rinoplastia, um lado do nariz parecer ligeiramente diferente do outro. Na verdade, o inchaço irregular é comum após a rinoplastia. Nos narizes tortos, a pele fica muito tempo esticada nessa posição e assume uma forma particular.


Você recebe pontos após a septoplastia?

Para a septoplastia, um pequeno corte é feito na parte interna do nariz, no septo, e qualquer osso / cartilagem dobrado ou obstruído é removido ou endireitado. O septo nasal reconstruído é preso com pontos internos .


Por quanto tempo meu nariz ficará bloqueado após a septoplastia?


Nariz entupido é normal após cirurgia nasal devido ao inchaço dos tecidos. Isso pode durar até uma (1) semana após a cirurgia. A congestão nasal pode ser aliviada pela lavagem nasal com soro fisiológico.


O que você pode comer após a septoplastia?


Você pode comer sua dieta normal. Se você estiver com problemas de estômago, experimente alimentos leves e com baixo teor de gordura. Você pode notar que seus movimentos intestinais não são regulares logo após a cirurgia. Isso é comum. Tente evitar prisão de ventre e esforço para evacuar.


Como é a recuperação da septoplastia?


Descanse o primeiro dia. Não esfregue nem toque no nariz. Não assoe o nariz, mesmo que pareça congestionado, pois pode causar sangramento. Se espirrar for inevitável, espirre pela boca. Você pode aplicar uma bolsa de gelo, coberta com um pano limpo ou toalha, no nariz e na área dos olhos para reduzir a dor e o inchaço.


À noite, durma com a cabeça apoiada em dois travesseiros para diminuir o inchaço e a congestão. Não tome banho de chuveiro ou banheira nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Retorne ao médico conforme agendado porque se os pontos dentro do nariz não se dissolverem por conta própria, o médico pode removê-los. Evite as pessoas por um tempo para evitar pegar um resfriado, o que pode levar a uma infecção. Fique longe de locais com poeira ou fumaça.


Retorne ao trabalho ou à escola depois de uma ou duas semanas, mas sem levantar peso imediatamente. Por uma ou duas semanas após a cirurgia, cortar atividades que possam causar uma queda. Isso inclui curvar-se e praticar esportes. Na verdade, você pode ser solicitado a evitar esportes por até um mês. Tente não exercer pressão sobre o rosto, por exemplo, forçando-o durante as evacuações.


Qual o tempo de recuperação de uma septoplastia?


A septoplastia é geralmente um procedimento ambulatorial, apenas a maioria dos pacientes pode ir para casa no dia da cirurgia. O inchaço pode durar de dois a três dias, mas a recuperação total pode levar até três meses.


Como dormir depois de uma septoplastia?


Você terá que dormir com a cabeça elevada por 24-48 horas após a cirurgia para ajudar a diminuir o sangramento e ajudar a resolver o inchaço. Arrume sua cama com pelo menos dois travesseiros para que você possa apoiar sua cabeça à noite.


Qual o valor de uma septoplastia?


O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da septoplastia varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.


Mas atenção: quando estiver em busca de um especialista, valorize a qualidade dos serviços prestados, não apenas o preço. Em saúde, fazer economia não costuma ser um bom negócio. Observe, também, se ele possui especialização em rinologia e se é membro de alguma sociedade médica, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). E se ele já tiver realizado outras septoplastias, melhor ainda!


O preço da rinoplastia é influenciado pela extensão das alterações desejadas — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, os custos variam entre R$ 11 mil e R$ 20 mil, em média.


Mais informações:

Mas atenção: quando estiver em busca de um especialista, valorize a qualidade dos serviços prestados, não apenas o preço. Em saúde, fazer economia não costuma ser um bom negócio. Observe, também, se ele possui especialização em rinologia e se é membro de alguma sociedade médica, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). E se ele já tiver realizado outras rinoplastias, melhor ainda!


A septoplastia é coberta pelos planos de saúde?


Se uma septoplastia for realizada por motivos estritamente estéticos, é improvável que seja coberta por um plano de saúde. Nesse caso, o paciente pode precisar pagar o custo total do procedimento. Se uma cirurgia de septoplastia for realizada para tratar um defeito funcional do nariz (obstrução nasal), um plano de saúde pode cobrir parte dos custos do procedimento.


É muito comum a realização de rinoplastia associada a outros procedimentos funcionais no nariz, como septoplastia, sinusectomia, turbinectomia e outros. Nesses casos o plano de saúde deve cobrir os custos dos procedimentos funcionais.


É importante entrar em contato com seu plano de saúde. Isso permite que o paciente de cirurgia nasal saiba mais sobre sua cobertura e examine o custo total da cirurgia.

Mais informações:

A expertise correta em septoplastia


Em uma septolastia, não há uma abordagem única para todos. Cada paciente é único, portanto, um especialista otorrino deve escolher os melhores materiais, ferramentas e técnicas para a estrutura única do paciente. Este nível de especialização pode resultar em resultados previsíveis que combinam elementos funcionais e estéticos para realçar a beleza inata do indivíduo.


Correto treinamento em septoplastia


A experiência, formação, treinamento e educação que os otorrinolaringologistas adquirem ao longo do tempo os tornam os profissionais médicos mais adequados para realizar cirurgias de nariz. Um otorrino possui uma compreensão profunda da estrutura nasal bem como aspectos funcionais do nariz, não se atendo unicamente aos aspectos estéticos. Um especialista em otorrinolaringologia pode usar o conhecimento desses fatores para criar a condição ideal para que o paciente tenha a melhor aparência aliada a uma melhor funcionalidade do nariz.


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrino em BH especializada em rinologia (nariz), se destacando nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz como a rinoplastia.


Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (Septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.


Para mais informações sobre septoplastia acesse:


Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814 ➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

10 visualizações0 comentário