top of page
  • Foto do escritorDra. Danielly Andrade

Desvio de septo: Causas, sintomas e tratamento

Atualizado: 5 de ago.

 

O septo é uma cartilagem que divide o nariz em duas câmaras separadas. Um desvio de septo ocorre quando o septo é deslocado da linha média. O sintoma mais comum é dificuldade para respirar pelo nariz. Você pode nascer com um desvio de septo. Ou, ele pode ser causado por uma lesão ou danos de tratamentos anteriores. A septoplastia pode ser realizada para corrigir um desvio de septo.


Desvio de Septo


Um desvio de septo ocorre quando seu septo nasal é significativamente deslocado para um lado, tornando uma das passagens nasais menor do que a outra.


Quando um desvio de septo é severo, pode bloquear um lado do nariz e reduzir o fluxo de ar, causando dificuldade para respirar. A exposição de um desvio de septo ao efeito de secagem do fluxo de ar através do nariz pode às vezes contribuir para a formação de crostas ou sangramento em algumas pessoas.


Uma obstrução nasal ou congestão (bloqueio) pode ocorrer devido a um desvio de septo nasal, ao inchaço dos tecidos que revestem o nariz ou a ambos. O tratamento da obstrução nasal pode incluir medicamentos para reduzir o inchaço. Para corrigir um desvio de septo, será necessária uma cirurgia.

Desvio de septo
Desvio de Septo

Sintomas


A maioria dos desvios de septo não resulta em sintomas, e você pode nem saber que tem um desvio de septo. No entanto, algumas deformidades do septo podem causar os seguintes sinais e sintomas:


  • Obstrução de uma ou ambas as narinas: Este bloqueio pode dificultar a respiração pela narina ou narinas. Você pode notar isso mais quando estiver resfriado ou com alergias que podem causar inchaço e estreitamento das passagens nasais.

  • Sangramentos nasais: A superfície do seu septo nasal pode se tornar seca, aumentando o risco de sangramentos nasais.

  • Dor facial: Há algum debate sobre as possíveis causas nasais da dor facial. Uma possível causa de dor facial unilateral pode ser um desvio de septo severo, no qual superfícies dentro do nariz se tocam e causam pressão.

  • Respiração ruidosa durante o sono: Um desvio de septo ou inchaço dos tecidos no nariz pode ser uma das muitas razões para a respiração ruidosa durante o sono.

  • Consciência do ciclo nasal: O nariz alterna entre estar obstruído de um lado e depois mudar para estar obstruído do outro. Isso é chamado de ciclo nasal. Estar ciente do ciclo nasal não é típico e pode indicar obstrução nasal.

  • Preferência por dormir de um lado específico: Algumas pessoas podem preferir dormir de um lado específico para otimizar a respiração pelo nariz à noite, se uma passagem nasal estiver estreitada.


Quando Consultar um Médico


Consulte seu médico se você experimentar:


  • Uma narina bloqueada (ou narinas) que não responde ao tratamento

  • Sangramentos nasais frequentes

  • Infecções sinusais (sinusite) recorrentes


Causas


Um desvio de septo ocorre quando o septo nasal, a fina parede que separa suas passagens nasais direita e esquerda, é deslocado para um lado.


Um desvio de septo pode ser causado por:


  • Uma condição presente ao nascimento: Em alguns casos, um desvio de septo ocorre quando o feto se desenvolve no útero e é aparente ao nascimento.

  • Lesão no nariz: Um desvio de septo também pode ser o resultado de uma lesão que desloca o septo nasal.


Em bebês, uma lesão desse tipo pode ocorrer durante o parto. Em crianças e adultos, uma ampla variedade de acidentes pode levar a uma lesão no nariz e desvio de septo. Trauma no nariz ocorre mais comumente durante esportes de contato, brincadeiras violentas como luta livre ou acidentes de automóvel.


O processo de envelhecimento pode afetar as estruturas nasais, piorando um desvio de septo ao longo do tempo.

Inchaço e irritação das cavidades nasais ou sinusais devido a uma infecção podem ainda mais estreitar a passagem nasal e resultar em obstrução nasal.


Fatores de Risco


Para algumas pessoas, um desvio de septo está presente desde o nascimento — ocorrendo durante o desenvolvimento fetal ou devido a lesões durante o parto. Após o nascimento, um desvio de septo é mais comumente causado por uma lesão que desloca o septo nasal. Fatores de risco incluem:


  • Praticar esportes de contato

  • Não usar o cinto de segurança ao andar em um veículo motorizado


Complicações


Um desvio de septo severo que causa obstrução nasal pode levar a:


  • Boca seca, devido à respiração crônica pela boca

  • Sensação de pressão ou congestão nas passagens nasais

  • Sono perturbado, devido ao desconforto de não conseguir respirar confortavelmente pelo nariz à noite


Prevenção


Você pode ser capaz de prevenir lesões no nariz que podem causar um desvio de septo com estas precauções:


  • Use um capacete ou uma máscara facial ao praticar esportes de contato

  • Use o cinto de segurança ao andar em um veículo motorizado.


Diagnóstico


Durante sua consulta, seu médico perguntará primeiro sobre quaisquer sintomas que você possa ter. Para examinar o interior do seu nariz, o médico usará uma luz forte e às vezes um instrumento projetado para abrir suas narinas. Às vezes, o médico examinará mais profundamente em seu nariz com um escopo em forma de tubo longo com uma luz brilhante na ponta. O médico também pode examinar seus tecidos nasais antes e depois de aplicar um spray descongestionante.


Com base neste exame, ele ou ela pode diagnosticar um desvio de septo e determinar a gravidade da sua condição.

Se o seu médico não for um especialista em ouvidos, nariz e garganta e você precisar de tratamento, ele ou ela pode encaminhá-lo a um especialista para consulta e tratamento adicionais.

desvio de septo tomografia
Desvio de Septo - Tomografia Computadorizada

Tratamento


Gerenciamento dos Sintomas


O tratamento inicial de um desvio de septo pode ser direcionado para o gerenciamento dos seus sintomas. Seu médico pode prescrever:


  • Descongestionantes: Descongestionantes são medicamentos que reduzem o inchaço dos tecidos nasais, ajudando a manter as vias aéreas de ambos os lados do seu nariz abertas. Descongestionantes estão disponíveis em forma de pílula ou spray nasal. Mas use sprays nasais com cautela. O uso frequente e contínuo pode criar dependência e fazer com que os sintomas piorem após você parar de usá-los. Descongestionantes orais têm um efeito estimulante e podem causar nervosismo, bem como aumentar sua pressão arterial e frequência cardíaca.

  • Antihistamínicos: Antihistamínicos são medicamentos que ajudam a prevenir sintomas de alergia, incluindo nariz entupido ou escorrendo. Eles também podem, às vezes, ajudar em condições não alérgicas, como as que ocorrem com um resfriado. Alguns antihistamínicos causam sonolência e podem afetar sua capacidade de realizar tarefas que exigem coordenação física, como dirigir.

  • Sprays nasais de corticosteroides: Sprays nasais de corticosteroides prescritos podem reduzir o inchaço na sua passagem nasal e ajudar na drenagem. Normalmente leva de 1 a 3 semanas para que os sprays de esteroides alcancem seu efeito máximo, então é importante seguir as orientações do seu médico ao usá-los.

  • Lavagem Nasal: A lavagem nasal, que consiste na irrigação do interior do nariz com uma solução salina, é uma prática simples que pode ajudar a remover irritantes e excesso de muco, contribuindo para a melhoria da respiração.


Os medicamentos apenas tratam os sintomas e não corrigem um desvio de septo.


Reparo Cirúrgico com Septoplastia


Se você ainda experimentar sintomas apesar da terapia médica com medicamentos, pode considerar a cirurgia para corrigir o desvio de septo (septoplastia). Durante uma septoplastia, o septo nasal é endireitado e reposicionado no centro do nariz. Isso pode exigir que o cirurgião corte e remova partes do septo antes de reinseri-las na posição correta.


O nível de melhora que você pode esperar com a cirurgia depende da gravidade da sua desvio. Os sintomas devido ao desvio de septo, particularmente a obstrução nasal, podem desaparecer completamente. No entanto, qualquer outra condição nasal ou sinusal que você tenha e que afete os tecidos que revestem o seu nariz, como alergias, não pode ser curada apenas com a cirurgia.


Remodelação do Nariz com Rinoplastia


Em alguns casos, a cirurgia para remodelar o nariz (rinoplastia) é realizada ao mesmo tempo que a septoplastia. A rinoplastia envolve a modificação do osso e da cartilagem do seu nariz para mudar sua forma ou tamanho, ou ambos. Esse procedimento é chamado rinosseptoplastia.


Conclusão:


O desvio de septo nasal é uma condição que, embora comum, pode afetar significativamente a qualidade de vida quando acompanhado de sintomas. A variedade de tratamentos disponíveis, desde medicamentos até procedimentos cirúrgicos, permite que cada caso seja abordado de forma personalizada, sempre sob a orientação de especialistas qualificados. Com o diagnóstico e o acompanhamento adequados, é possível gerenciar os sintomas e melhorar a respiração, proporcionando alívio e bem-estar aos pacientes.

 

Dra. Danielly Andrade

Belo Horizonte - MG

Dra. Danielly Andrade, otorrinolaringologista especialista no tratamento clínico e cirúrgico de desvio de septo na cidade de Belo Horizonte - MG

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page