Nariz Quebrado: Causas, sintomas, tratamento e cirurgia

Atualizado: Nov 18

Início > Blog > Nariz Quebrado: Causas, sintomas, tratamento e cirurgia

Nariz Quebrado

Um nariz quebrado, também chamado de fratura nasal, é uma fratura ou rachadura do ossos do nariz - geralmente o osso sobre o radix( raiz) do nariz.

As causas comuns de um nariz quebrado incluem esportes de contato, brigas físicas, quedas e acidentes com veículos motorizados que resultam em trauma facial. Um nariz quebrado pode causar dor, além de inchaço e hematomas ao redor do nariz e sob os olhos. Seu nariz pode parecer torto e você pode ter dificuldade para respirar. É a fratura mais comum da face, pois o nariz é o primeiro ponto de contato do rosto em um trauma e em alguns casos, mesmo após um trauma, principalmente na infância, a fraura passa despercebida e só é diagnosticada anos depois.

O tratamento para uma fratura no nariz pode incluir procedimentos que realinhem o nariz. A cirurgia geralmente não é necessária para um nariz quebrado.

Sintomas de nariz quebrado

Sinais e sintomas de nariz quebrado:

• Dor ou sensibilidade, especialmente ao tocar o nariz

• Inchaço do nariz e áreas adjacentes

• Sangrando pelo nariz

• Hematomas ao redor do nariz ou olhos

• Nariz torto ou deformado

• Dificuldade em respirar pelo nariz

• Descarga de muco do nariz

• Sentir que uma ou ambas as passagens nasais estão bloqueadas

Quando ver um médico devido a um nariz quebrado

Procure atendimento médico de emergência se tiver uma lesão no nariz acompanhada por:

• Lesão na cabeça ou pescoço, que pode ser marcada por forte dor de cabeça, dor no pescoço, vômitos ou perda de consciência

• Dificuldade para respirar

• Sangrando, você não pode parar

• Uma mudança perceptível no formato do seu nariz que não está relacionada ao inchaço, como uma aparência torta ou torcida

• Líquido claro e aquoso drenando do nariz

Quais são as causas de nariz quebrado?

As causas comuns de um nariz quebrado incluem:

• Lesões causadas por esportes de contato, como futebol ou hóquei

• Altercações físicas

• Acidentes com veículos motorizados

• Quedas

Um nariz quebrado pode até mesmo ser causado por caminhar em um objeto fixo, como uma porta ou parede, ou por uma brincadeira do tipo luta livre.

Quais são os fatores de risco para se quebrar um nariz?

Qualquer atividade que aumente o risco de lesão facial aumenta o risco de fratura no nariz. Essas atividades podem incluir:

• Praticar esportes de contato, como futebol e hóquei, especialmente sem um capacete com máscara facial

• Envolvendo-se em uma luta física

• Andar de bicicleta

• Levantando pesos, especialmente se você não usa um observador

• Andar em um veículo motorizado, especialmente sem cinto de segurança

Quais são as complicações de um nariz quebrado?

Complicações ou lesões relacionadas a um nariz quebrado podem incluir:

• Desvio de septo. Uma fratura nasal pode causar desvio de septo, uma condição que ocorre quando a parede fina que divide os dois lados do nariz (septo nasal) é deslocada, estreitando a passagem nasal. Medicamentos, como descongestionantes e anti-histamínicos, podem ajudá-lo a controlar um desvio de septo, mas a cirurgia é necessária para corrigir a condição.

• Coleção de sangue. Às vezes, poças de sangue coagulado se formam em um nariz quebrado, criando uma condição chamada hematoma septal. Um hematoma septal pode bloquear uma ou ambas as narinas. O hematoma septal requer drenagem cirúrgica imediata para evitar danos à cartilagem.

• Fratura de cartilagem. Se a sua fratura se deve a um golpe violento, como em um acidente automobilístico, também pode ocorrer uma fratura da cartilagem. Se sua lesão for grave o suficiente para justificar o tratamento cirúrgico, o cirurgião deve tratar as lesões ósseas e cartilaginosas.

Prevenção de nariz quebrado

Você pode ajudar a prevenir uma fratura nasal com estas orientações:

• Use o cinto de segurança ao viajar em um veículo motorizado e mantenha as crianças presas em cadeiras de segurança para crianças adequadas à idade.

• Use os equipamentos de segurança recomendados, como um capacete com máscara facial, ao jogar hóquei, futebol ou outros esportes de contato.

• Use um capacete durante os passeios de bicicleta ou motocicleta.

Diagnóstico do nariz quebrado

Seu médico pode pressionar suavemente a parte externa do nariz e as áreas ao redor. Ele ou ela pode olhar dentro de sua passagem nasal para verificar se há obstruções e outros sinais de ossos quebrados. Seu médico pode usar anestésicos - spray nasal ou injeções locais - para deixá-lo mais confortável durante o exame.

Raios-X e outros estudos de imagem geralmente são desnecessários. No entanto, seu médico pode recomendar uma tomografia computadorizada (TC) se a gravidade de seus ferimentos impossibilitar um exame físico completo ou se seu médico suspeitar que você pode ter outros ferimentos.

Tratamento do nariz quebrado

Se você sofreu uma pequena fratura que não fez com que seu nariz ficasse torto ou deformado, talvez você não precise de tratamento médico profissional. Seu médico pode recomendar medidas simples de autocuidado, como usar gelo na área e tomar analgésicos de venda livre.

Reparando deslocamentos e quebras

Seu médico pode realinhar seu nariz manualmente ou você pode precisar de uma cirurgia.

Realinhamento manual

Se a ruptura deslocou os ossos e a cartilagem do nariz, o médico poderá realinhá-los manualmente. Isso deve ser feito em até 14 dias a partir da ocorrência da fratura, de preferência antes.

Durante este procedimento, seu médico:

• Administra medicamentos por injeção ou spray nasal para aliviar o desconforto

• Abre suas narinas com um espéculo nasal

• Usa instrumentos especiais para ajudar a realinhar seus ossos quebrados e cartilagem

O médico também aplicará uma tala no nariz usando uma compressa no nariz e um curativo externo. Às vezes, uma tala interna também é necessária por um curto período de tempo. A embalagem geralmente precisa permanecer por uma semana. Você também receberá uma receita de antibióticos para prevenir a infecção com a bactéria que normalmente pode residir em seu nariz.

Cirurgia para nariz quebrado

As quebras severas, múltiplas ou que não foram tratadas por mais de 14 dias podem não ser candidatas ao realinhamento manual. Nestes casos, pode ser necessária uma cirurgia para realinhar os ossos e remodelar o nariz.

Se a ruptura danificou o septo nasal, causando obstrução ou dificuldade para respirar, a cirurgia reconstrutiva pode ser recomendada.

Mais Informações

Solicite uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade

Se você acha que pode ter quebrado o nariz, siga estas etapas para reduzir a dor e o inchaço antes de consultar o seu médico:

• Aja rapidamente. Quando a pausa ocorrer pela primeira vez, respire pela boca e incline-se para a frente para reduzir a quantidade de sangue que é drenada para a garganta.

• Use gelo. Aplique bolsas de gelo ou compressas frias imediatamente após a lesão e, a seguir, pelo menos quatro vezes ao dia durante as primeiras 24 a 48 horas para reduzir o inchaço. Mantenha o gelo ou compressa fria por 10 a 15 minutos de cada vez. Enrole o gelo em uma toalha para evitar queimaduras. Tente não aplicar muita pressão, o que pode causar dor adicional ou danos ao nariz.

• Aliviar a dor. Tome analgésicos de venda livre, como paracetamol, ibuprofeno e outros conforme necessário.

• Mantenha a cabeça erguida. Eleve a cabeça - especialmente ao dormir - para não piorar o inchaço e o latejar.

• Limite suas atividades. Nas primeiras duas semanas após o tratamento, não pratique esportes. Evite esportes de contato por pelo menos seis semanas após a lesão.

Preparando-se para sua consulta com o médico

Se a lesão for grave, você precisará procurar atendimento médico imediato e não terá tempo para se preparar para a consulta. Mas, se a lesão no nariz for menos grave - acompanhada apenas por inchaço e dor moderada - você pode optar por esperar antes de consultar o médico. Isso dá tempo para que o inchaço diminua, para que você e seu médico possam avaliar melhor sua lesão.

No entanto, é melhor não esperar mais do que três a cinco dias antes de consultar o médico se os sinais e sintomas persistirem. E durante este período de espera, procure atendimento médico se:

• A dor ou inchaço não melhora progressivamente

• Seu nariz parece deformado ou torto depois que o inchaço diminui

• Você não consegue respirar com eficiência pelo nariz, mesmo depois que o inchaço diminui

• Você tem sangramentos nasais frequentes e recorrentes

• Você esta com febre

Quando você marca uma consulta, provavelmente começará por consultar o seu médico de cuidados primários. No entanto, é provável que ele o encaminhe a um médico especialista em distúrbios do ouvido, nariz e garganta.

Aqui estão algumas informações para ajudá-lo a se preparar para a consulta e saber o que esperar do seu médico.

O que você pode fazer

• Anote todos os sintomas que você está experimentando e diga ao seu médico o que você estava fazendo no momento da lesão.

• Faça uma lista de todos os medicamentos, vitaminas e suplementos que está tomando.

• Traga uma foto sua antes da lesão para comparação, se possível.

• Escreva perguntas para fazer ao seu médico.

Preparar uma lista de perguntas pode ajudá-lo a aproveitar ao máximo o seu tempo com o seu médico. Para um nariz quebrado, algumas perguntas básicas a serem feitas ao seu médico incluem:

• Eu preciso de algum exame, como raios-X?

• Quanto tempo durará o inchaço e os hematomas?

• Meu nariz terá a mesma aparência?

• Eu preciso de cirurgia?

• Eu preciso restringir minha atividade?

• Que tipo de analgésico posso tomar?

• Existem brochuras ou outro material impresso que posso levar para casa? Quais sites você recomenda para obter informações adicionais?

O que esperar do seu médico

Seu médico pode perguntar:

• Como e quando ocorreu sua lesão?

• Seus sintomas melhoraram desde o momento da lesão?

• Seu nariz parece normal para você?

• Você consegue respirar facilmente pelo nariz?

• Você participa de esportes de contato? Se sim, por quanto tempo você planeja participar desse esporte?