top of page
  • Foto do escritorDra. Danielly Andrade

Quem tem desvio de septo pode fazer rinoplastia?

Atualizado: 17 de mai.

Quem tem desvio de septo pode fazer rinoplastia?

Sim, pessoas com desvio de septo podem realizar rinoplastia. A rinoplastia é uma cirurgia plástica que visa melhorar a aparência, enquanto a septoplastia é o procedimento específico para corrigir o desvio de septo. Ambos procedimentos podem ser realizados em conjunto, que chamamos de rinosseptoplastia ou rinoplastia funcional.


O que é o desvio de septo?




O septo nasal é uma estrutura cartilaginosa e óssea que divide as duas narinas. Quando essa estrutura está desalinhada, ocorre o desvio de septo, que tem como sintoma caracteristico a obstrução nasal e dificuldade de respirar pelo nariz.


Como é feito o procedimento de septoplastia, cirurgia de correção de desvio de septo:


O procedimento é feito dentro do nariz, sem nenhum corte externo. Após anestesia geral ou local, o cirurgião recoloca o septo no centro, removendo o excesso ósseo ou cartilaginoso que está obstruindo as narinas.


O procedimento é feito dentro do nariz, sem nenhum corte externo. Após anestesia geral, o cirurgião recoloca o septo no centro, removendo o excesso ósseo ou cartilaginoso que está obstruindo as narinas.


O que é a rinoplastia?

rinoplastia fechada

A rinoplastia é uma cirurgia realizada no nariz com o objetivo de melhorar sua aparência externa. Ela pode ser feita para corrigir deformidades, assimetrias, tamanho ou formato do nariz.


Desvio de septo e rinoplastia: é possível realizar a cirurgia?


A resposta é sim. Pessoas com desvio de septo podem realizar a rinoplastia para corrigir o problema e melhorar a aparência do nariz.


É comum pacientes que precisam de procedimentos funcionais (para melhorar a função do nariz) optem por fazer ao mesmo tempo o procedimento estético.


Eliminando a necessidade de passar por 2 processos de recuperação, e otimizado o custo. Já que a os planos de sáude são obrigados a cobrir integralmente a septolastia e os custos de anestesia e hospital. Desse modo o paciente precisa arcar somente com os honorários do cirurgião.


Quando combinamos ambos procedimentos chamamos de rinossetoplastia ou rinoplastia funcional.


Conclusão

Se você tem desvio de septo e deseja realizar uma rinoplastia, saiba que é possível combinar os dois procedimentos em uma única cirurgia, a rinosseptoplastia.


Essa opção proporciona resultados estéticos e funcionais, melhorando a aparência do nariz e a qualidade da respiração.

 

Dra. Danielly Andrade

Dra. Danielly Andrade, Médica otorrinolaringologista especialista em cirurgia de rinoplastia em Belo Horizonte - MG

Commentaires


bottom of page