top of page

Rinosseptoplastia Antes e Depois: Conheça a Transformação Completa

Início > Blog > Rinosseptoplastia Antes e Depois: Conheça a Transformação Completa


A rinosseptoplastia é um procedimento cirúrgico que visa corrigir problemas funcionais e estéticos do nariz. Ela combina duas cirurgias:


Rinoplastia

  • Aborda a estrutura externa do nariz

  • Modifica o formato, tamanho e angulação

  • Melhora a aparência estética

Septoplastia

  • Corrige deformidades no septo nasal (cartilagem interna)

  • Visa melhorar os problemas respiratórios

  • Trata desvios de septo, pólipos ou outros bloqueios nasais

Principais motivos para fazer uma rinosseptoplastia:

  • Narizes desproporcionais ou tortos

  • Deformidades congênitas ou trauma nasal

  • Problemas respiratórios como obstrução nasal

  • Melhorar a harmonia facial

  • Corrigir sequelas de cirurgias anteriores


É realizada com anestesia geral A técnica mais moderna é a abordagem endoscópica (através de video) sem necessidade de incisão externa, todo procedimento é feito por dentro do nariz.


Rinosseptoplastia antes e depois:


Os resultados da rinosseptoplastia podem ser notados imediatamente após a cirurgia, mas o resultado final pode levar até um ano para se estabilizar completamente. É importante lembrar que os resultados são permanentes e que a rinosseptoplastia pode trazer uma significativa melhoria na aparência e função do nariz.



 

Preparação para a Cirurgia


Antes da cirurgia, é importante discutir com o cirurgião otorrino sobre suas expectativas e objetivos para a cirurgia. O cirurgião também irá explicar sobre o processo cirúrgico, os riscos e as limitações do procedimento.


Recuperação Pós-Operatória


A recuperação pós-operatória é um processo importante para garantir o sucesso da cirurgia. Aqui está um resumo da linha do tempo da recuperação:


  1. Primeira Semana: É normal sentir dor e desconforto no nariz após a cirurgia. O médico pode prescrever medicamentos para ajudar a aliviar a dor.

  2. Segunda a Terceira Semana: A maioria das atividades cotidianas pode ser retomada, mas o paciente ainda precisará evitar esforço físico excessivo.

  3. Quarto a Sexta Semana: A maioria dos pacientes já se sente confortável o suficiente para retomar todas as atividades, incluindo o exercício físico moderado.


A rinosseptoplastia é coberta pelos planos de saúde?


A parte funcional da rinosseptoplastia é coberta pelos planos de saúde. A parte estética (rinoplastia) não é coberta pelos planos de saúde.


O procedimento funcional é realizado para corrigir problemas funcionais do septo nasal, como a obstrução nasal. Embora possa haver algum impacto na forma do nariz, esses impactos são mínimos, o objetivo principal da cirurgia é melhorar a respiração e corrigir problemas funcionais. Esse procedimento é coberto integralmente por todos os planos de saúde, pois não é realizada com os objetivos estéticos de mudar a aparência externa do nariz.


Por outro lado, a rinoplastia é uma cirurgia estética do nariz cujo objetivo é mudar a forma ou o tamanho do nariz. Se o objetivo é mudar a aparência externa do nariz, é necessário fazer uma rinoplastia, e não somente uma cirurgia de desvio de septo.


É importante destacar que a cirurgia de desvio de septo é sempre coberta pelo plano de saúde, diferentemente da rinoplastia, que é uma cirurgia estética e não é coberta pelos planos de saúde.


Quando o paciente deseja corrigir o desvio de septo e alterar a forma do nariz, o plano de saúde irá cobrir integralmente a parte da cirurgia referente à correção do desvio de septo, enquanto a parte relativa à rinoplastia deverá ser paga pelo paciente de forma particular.


Lembre-se, o "depois" vira "nunca"!

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia funcional e estética, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo e cirurgias estéticas e funcionais do nariz como a rinoplastia, septoplastia e rinosseptoplastia.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page