• dradaniellyandrade

Causas da Rinite Alérgica

Atualizado: Nov 12

Início > Blog > Causas da Rinite Alérgica


A rinite alérgica é causada por uma reação alérgica a um alérgeno, como pólen, poeira e certos animais.


causas rinite alérgica

Sistema imunológico hipersensível e rinite alérgica


Se você tem rinite alérgica, sua defesa natural contra infecções e doenças (seu sistema imunológico) reagirá a um alérgeno como se ele fosse prejudicial. Se o seu sistema imunológico for hipersensível, ele reagirá aos alérgenos produzindo anticorpos para combatê-los. Os anticorpos são proteínas especiais no sangue, geralmente produzidas para combater vírus e infecções. As reações alérgicas não acontecem na primeira vez que você entra em contato com um alérgeno.


O sistema imunológico precisa reconhecê-lo e "memorizá-lo" antes de produzir anticorpos para combatê-lo. Este processo é conhecido como sensibilização.

Depois de desenvolver sensibilidade a um alérgeno, ele será detectado por anticorpos chamados imunoglobulina E (IgE) sempre que entrar em contato com a parte interna do nariz e da garganta.


Esses anticorpos fazem com que as células liberem uma série de substâncias químicas, incluindo a histamina, que pode causar inflamação na camada interna do nariz (a membrana mucosa) e produção de muco em excesso. Isso é o que causa os sintomas típicos de espirros e nariz entupido ou escorrendo.


Alérgenos comuns que causam rinite alérgica


A rinite alérgica é desencadeada pela respiração de minúsculas partículas de alérgenos. Os alérgenos mais comuns transportados pelo ar que causam rinite são ácaros, pólen e esporos, e pele animal, urina e saliva.


Ácaros da poeira doméstica e rinite alérgica


Os ácaros da poeira doméstica são insetos minúsculos que se alimentam dos flocos mortos da pele humana. Eles podem ser encontrados em colchões, tapetes, móveis macios, travesseiros e camas.


A rinite não é causada pelos próprios ácaros, mas por um produto químico encontrado em seus excrementos.


Os ácaros estão presentes durante todo o ano, embora seu número tenda a aumentar durante o inverno.


Pólen, esporos e rinite alérgica


Minúsculas partículas de pólen produzidas por árvores e gramíneas podem às vezes causar rinite alérgica.


A maioria das árvores poliniza do início a meados da primavera, enquanto as gramíneas polinizam no final da primavera e início do verão.

A rinite também pode ser causada por esporos produzidos por mofo e fungos.


Animais e rinite alérgica


Muitas pessoas são alérgicas a animais, como cães e gatos. A reação alérgica não é causada por pelos de animais, mas por flocos de pele de animal morto, sua urina e saliva.


Cães e gatos são os animais mais comuns que causam alergias, embora algumas pessoas sejam afetadas por cavalos, gado, coelhos e roedores, como porquinhos-da-índia e hamsters.


Mas estar perto de cães desde tenra idade pode ajudar a proteger contra alergias, e há algumas evidências que sugerem que esse também pode ser o caso com gatos.


Alergenos relacionados ao trabalho


Algumas pessoas são afetadas por alérgenos encontrados em seu ambiente de trabalho, como pó de madeira, pó de farinha ou látex.


Quem está mais em risco da rinite alérgica


Não é totalmente compreendido por que algumas pessoas se tornam hipersensíveis aos alérgenos, embora você tenha maior probabilidade de desenvolver uma alergia se houver um histórico de alergias em sua família.


Nesse caso, você é considerado "atópico" ou "atópico". Pessoas atópicas têm tendência genética para desenvolver doenças alérgicas.


O aumento da resposta imunológica aos alérgenos resulta no aumento da produção de anticorpos IgE.


Fatores ambientais também podem desempenhar um papel. Estudos demonstraram que certas coisas podem aumentar a chance de uma criança desenvolver alergias, como crescer em uma casa onde as pessoas fumam e ser exposta aos ácaros desde tenra idade.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo