Teste de alergias: Saiba mais dos testes para detecção de alergias

Início > Blog > Teste de alergias: Saiba mais dos testes para detecção de alergias

Durante os testes cutâneos de alergia, sua pele é exposta a substâncias suspeitas de causar alergia (alérgenos) e, em seguida, é observada quanto a sinais de uma reação alérgica.

Junto com seu histórico médico, os testes de alergia podem confirmar se uma determinada substância que você toca, respira ou ingere está causando os sintomas.

Por que fazer teste de alergias?

As informações dos testes de alergia podem ajudar seu médico a desenvolver um plano de tratamento de alergia que inclua evitar o alérgeno, medicamentos ou injeções para alergia (imunoterapia ou vacina para alergia).

Os testes cutâneos de alergia são amplamente usados ​​para ajudar a diagnosticar condições alérgicas, incluindo:

• rinite alérgica

• Asma alérgica

• Dermatite (eczema)

• Alergias a comida

• Alergia à medicamentos

• Alergia a veneno de abelha

Os testes cutâneos são geralmente seguros para adultos e crianças de todas as idades, incluindo bebês. Em certas circunstâncias, porém, os testes cutâneos não são recomendados. Seu médico pode desaconselhar o teste cutâneo se você:

• Já teve uma reação alérgica grave. Você pode ser tão sensível a certas substâncias que mesmo as pequenas quantidades usadas em testes cutâneos podem desencadear uma reação potencialmente fatal (anafilaxia).

• Tome medicamentos que possam interferir nos resultados do teste. Isso inclui anti-histamínicos, muitos antidepressivos e outros medicamentos Seu médico pode determinar ser melhor para você continuar a tomar esses medicamentos do que interrompê-los temporariamente na preparação para um teste cutâneo.

• Tem certas doenças de pele. Se o eczema severo ou a psoríase afetar grandes áreas da pele em seus braços e costas — os locais de teste usuais — pode não haver pele suficientemente clara e não envolvida para fazer um teste eficaz. Outras doenças de pele, como dermatografia, podem causar resultados de testes não confiáveis.

Os exames de sangue (testes de anticorpos imunoglobulina E in vitro) podem ser úteis para aqueles que não devem ou não podem se submeter a testes cutâneos. Os exames de sangue não são usados ​​para alergia à penicilina.

Em geral, os testes cutâneos de alergia são confiáveis ​​para diagnosticar alergias a substâncias transportadas pelo ar, como pólen, pelos de animais e ácaros. O teste cutâneo pode ajudar a diagnosticar alergias alimentares. Mas como as alergias alimentares podem ser complexas, você pode precisar de exames ou procedimentos adicionais.

Quais são os riscos dos testes cutâneos?

O efeito colateral mais comum do teste cutâneo é inchaço, caroço vermelho e coceira (pápulas). Essas pápulas podem ser mais perceptíveis durante o teste. Em algumas pessoas, porém, uma área de inchaço, vermelhidão e coceira pode se desenvolver algumas horas após o teste e permanecer por alguns dias.

Raramente, os testes cutâneos de alergia provocarão uma reação alérgica grave e imediata, por isso é importante que os testes cutâneos sejam realizados em um consultório por um médico especializado.

Como você deve se preparar para os testes cutâneos?

Antes de recomendar um teste cutâneo, seu médico fará perguntas detalhadas sobre seu histórico médico, seus sinais, sintomas e sua maneira usual de tratá-los. Suas respostas podem ajudar seu médico a determinar se as alergias são comuns em sua família e se é mais provável que uma reação alérgica esteja causando seus sintomas. Seu médico também pode realizar um exame físico para procurar pistas adicionais sobre a causa de seus sinais e sintomas.

Quais os medicamentos podem interferir nos resultados dos testes cutâneos?

Antes de agendar um teste cutâneo, leve ao seu médico uma lista de todos os seus medicamentos prescritos e de venda livre. Alguns medicamentos podem suprimir as reações alérgicas, impedindo que o teste cutâneo forneça resultados precisos. Outros medicamentos podem aumentar o risco de desenvolver uma reação alérgica grave durante um teste.

Como os medicamentos saem de seu sistema em taxas diferentes, seu médico pode pedir que você pare de tomar certos medicamentos por até 10 dias. Os medicamentos que podem interferir nos testes cutâneos incluem:

• Anti-histamínicos de prescrição

• Anti-histamínicos de venda livre

• Antidepressivos tricíclicos

• Certos medicamentos contra azia

• Medicamentos para asma

O que você pode esperar dos testes cutâneos?

O teste cutâneo é feito no consultório médico. O médico geralmente aplica o teste e interpreta os resultados. Normalmente, esse teste leva cerca de 20 a 40 minutos. Alguns testes detectam reações alérgicas imediatas, que se desenvolvem minutos após a exposição a um alérgeno. Outros testes detectam reações alérgicas retardadas, que se desenvolvem ao longo de um período de vários dias.

Teste cutâneo de picada (Skin prick test) - Teste Alérgico de Leitura Imediata

Um teste cutâneo de puntura, também chamado de teste de punção ou arranhão, verifica se há reações alérgicas imediatas a até 50 substâncias diferentes de uma vez. Este teste é geralmente feito para identificar alergias ao pólen, mofo, pelos de animais, ácaros e alimentos. Em adultos, o teste é geralmente feito no antebraço. As crianças podem ser testadas na parte superior das costas.

Os testes cutâneos de alergia não são dolorosos. Esse tipo de teste usa agulhas (lancetas) que mal penetram na superfície da pele. Você não vai sangrar ou sentir mais do que um leve desconforto momentâneo.

Depois de limpar o local do teste com álcool, o médico desenha pequenas marcas em sua pele e aplica uma gota de extrato de alérgeno ao lado de cada marca. Ele então usa uma lanceta para furar os extratos na superfície da pele. Uma nova lanceta é usada para cada alérgeno.

Para ver se sua pele está reagindo normalmente, duas substâncias adicionais são arranhadas na superfície da pele:

• Histamina. Na maioria das pessoas, essa substância causa uma resposta cutânea. Se você não reagir à histamina, seu teste cutâneo de alergia pode não revelar uma alergia, mesmo se você tiver uma.

• Glicerina ou solução salina. Na maioria das pessoas, essas substâncias não causam nenhuma reação. Se você reagir à glicerina ou solução salina, você pode ter pele sensível. Os resultados dos testes devem ser interpretados com cautela para evitar um falso diagnóstico de alergia.

Cerca de 15 minutos após as picadas na pele, o médico observa sua pele para sinais de reações alérgicas. Se você é alérgico a uma das substâncias testadas, desenvolverá uma protuberância (pápula) elevada, vermelha e com coceira, que pode se parecer com uma picada de mosquito. O médico medirá então o tamanho da protuberância e registrará os resultados. Em seguida, ele limpará sua pele com álcool para remover as marcas.

Teste Alérgico de Contato (Patch Test)

O teste de contato geralmente é feito para verificar se uma determinada substância está causando inflamação alérgica da pele (dermatite de contato). Os testes de contato podem detectar reações alérgicas retardadas, que podem levar vários dias para se desenvolverem.

Os testes de patch não usam agulhas. Em vez disso, os alérgenos são aplicados aos adesivos, que são colados na pele. Durante um teste de contato, sua pele pode ser exposta a 20 a 30 extratos de substâncias que podem causar dermatite de contato. Isso pode incluir látex, medicamentos, fragrâncias, conservantes, tinturas de cabelo, metais e resinas.

Você pode ter que usar os adesivos durante algum tempo. Durante esse período, você deve evitar tomar banho e atividades que causem sudorese intensa. Os adesivos são removidos quando você retorna ao consultório do seu médico. A pele irritada no local do adesivo pode indicar uma alergia.

Resultados dos testes cutâneos

Antes de sair do consultório do seu médico, você saberá os resultados de um teste cutâneo ou intradérmico. Um teste de contato (patch test) pode levar vários dias para produzir resultados.

Um teste cutâneo positivo significa que você pode ser alérgico a uma determinada substância. Pápulas maiores geralmente indicam um maior grau de sensibilidade. Um teste cutâneo negativo significa que você provavelmente não é alérgico a um alérgeno específico.

Lembre-se de que os testes cutâneos nem sempre são precisos. Às vezes, eles indicam uma alergia quando não há alergia (falso-positivo) ou o teste cutâneo pode não desencadear uma reação quando você é exposto a algo a que é alérgico (falso-negativo). Você pode reagir de maneira diferente ao mesmo teste realizado em ocasiões diferentes. Ou você pode reagir positivamente a uma substância durante um teste, mas não reagir a ela na vida cotidiana.

Seu plano de tratamento de alergia pode incluir medicamentos, imunoterapia, mudanças em seu ambiente de trabalho ou doméstico, ou mudanças na dieta alimentar. Peça ao seu médico para explicar qualquer coisa sobre o seu diagnóstico ou tratamento que você não entenda. Com resultados de testes que identificam seus alérgenos e um plano de tratamento para ajudá-lo a assumir o controle, você poderá reduzir ou eliminar os sinais e sintomas de alergia.

Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.

"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."

Os testes alérgicos e a imunoterapia estão disponíveis nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, entre em contato para mais informações.

Referencias: