• dradaniellyandrade

Rinoplastia Fechada

Atualizado: 27 de nov. de 2021

Início > Blog > Rinoplastia Fechada

rinoplastia fechada

A rinoplastia fechada é um procedimento cirúrgico que altera a aparência do nariz. As incisões são feitas dentro do nariz, o que causa menos inchaço e cicatrizes do que uma plástica tradicional.


A técnica de rinoplastia fechada faz todas as incisões dentro do nariz, sem deixar cicatrizes visíveis. As correções feitas na cartilagem nasal, osso e septo são todas concluídas dentro das incisões nasais que são muito discretas. O método de rinoplastia fechada também tem a vantagem de reduzir os tempos de recuperação.


A decisão de qual técnica cirúrgica será utilizada se dará na conversa entre o paciente e o cirurgião. Pois, ambas as técnicas: rinoplastia aberta e rinoplastia fechada tem suas vantagens e desvantagens.



O que é uma rinoplastia fechada?


A rinoplastia fechada é uma abordagem alternativa à técnica de rinoplastia aberta. Em uma rinoplastia fechada, todas as incisões são feitas dentro do nariz. O procedimento é menos invasivo, portanto, há menos tempo de recuperação e nenhum risco de cicatrizes visíveis.


Uma rinoplastia fechada pode alterar o tamanho e o formato do nariz e também aliviar certos problemas respiratórios quando associada a uma septoplastia, ou outros procedimentos funcionais como turbinectomia, polipectomia e sinusectomia. O cirurgião não terá tanto acesso às estruturas nasais internas como em um procedimento aberto. Haverá hematomas, inchaço e sensibilidade por alguns dias após a operação. Uma tala ou gesso também será usado temporariamente após o procedimento. Os resultados são permanentes e serão finalizados em um ano.


Quais são as preocupações estéticas com um procedimento de rinoplastia fechada?

  1. Formato do nariz: uma rinoplastia fechada permite ao cirurgião alterar os tecidos moles do nariz (como a pele e cartilagem nasal) e o osso nasal.

  2. Tamanho do nariz: a cartilagem nasal e a pele podem ser excisadas para aumentar o tamanho e as proporções do nariz em relação a outras características faciais.

  3. Problemas desvio de septo: O formato do nariz determina como o ar é processado através do sistema respiratório. Uma rinoplastia fechada pode alterar as estruturas nasais internas para permitir um fluxo de ar mais fácil.

  4. Ângulo do nariz: A genética ou trauma nasal (pense: uma fratura nasal) pode causar um nariz torto, desvio de septo ou problemas com o ângulo do nariz, e esses problemas podem ser resolvidos com intervenção cirúrgica.

  5. Saliência do nariz: para pessoas que lidam com gibas nasais dorsais estruturais, tanto a rinoplastia não cirúrgica quanto a cirúrgica podem resolvê-las.


Quem é o candidato ideal para um procedimento de rinoplastia fechada?


A rinoplastia fechada é uma abordagem menos invasiva, portanto, não permite alterações e visualização tão extensas quanto uma abordagem aberta. Candidatos que requerem menos enxerto de cartilagem e aqueles que precisam de mais trabalho nas áreas nasais superiores em oposição à ponta nasal são ideais para uma abordagem fechada. Os candidatos à rinoplastia primária são apropriados para a técnica fechada. A rinoplastia fechada não é recomendada para alterações da ponta nasal e rinoplastias de revisão


Como é o pós operatório da rinoplastia fechada?


A maioria dos pacientes apresenta resolução significativa dos sintomas agudos (como inchaço e hematomas) em alguns dias a uma semana. Muitos candidatos voltam ao trabalho após uma semana. Precauções gerais de atividades devem ser tomadas por até seis semanas. Em geral, o tempo de recuperação da rinoplastia fechada tende a ser menor que o da rinoplastia aberta.


Quais são os potenciais efeitos colaterais de um procedimento de rinoplastia fechada?


Devido à natureza menos invasiva de uma rinoplastia fechada, os efeitos colaterais potenciais também são menos pronunciados. Os pacientes apresentarão menos inchaço, sensibilidade e hematomas. Há pouco ou nenhum risco de cicatrizes devido às pequenas incisões feitas internamente.


Na rinoplastia fechada, as incisões da cirurgia são feitas de dentro das narinas. No método fechado, não há possibilidade de cicatrizes visíveis. Mas é mais difícil aplicar o método fechado. Portanto, é importante que seu cirurgião tenha experiência com a rinoplastia fechada.

Cicatriz rinoplastia aberta
Diferença entre as cicatrizes

O que alguém pode esperar dos resultados de um procedimento de rinoplastia fechada?


Para conferir o seu resultado de antes e depois da rinoplastia fechada é como na rinoplastia aberta. Os resultados de um procedimento de rinoplastia fechada são permanentes mas o resultado final aparecerá em torno de 12 a 18 meses.


Qual é o preço da rinoplastia fechada em BH?



O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da rinoplastia fechada varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.


O preço da rinoplastia fechada é influenciado pela extensão dos procedimentos necessários bem como se esta ou não associado a outras cirurgias — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, os custos variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, em média.


A rinoplastia fechada é coberta pelos planos de saúde?


Se uma rinoplastia fechada for realizada por motivos estritamente estéticos, é improvável que seja coberta por um plano de saúde. Nesse caso, o paciente pode precisar pagar o custo total do procedimento. Se uma cirurgia de rinoplastia fechada for realizada para tratar um defeito funcional do nariz, um plano de saúde pode cobrir parte dos custos do procedimento.


É muito comum a realização de rinoplastia associada a outros procedimentos funcionais no nariz, como septoplastia, sinusectomia, turbinectomia e outros. Nesses casos o plano de saúde deve cobrir os custos dos procedimentos funcionais.


É importante entrar em contato com seu plano de saúde. Isso permite que o paciente de cirurgia nasal saiba mais sobre sua cobertura e examine o custo total da cirurgia.

Quem é a Dra. Danielly Solar Andrade?


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrino em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, possuí o título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL/AMB.


Atua no atendimento geral da especialidade de otorrinolaringologia, especialista em rinologia (funcional e estética), área que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.


Destacando-se nas cirurgias endoscópicas nasais (septoplastia, rinosseptoplastia, sinusectomia, turbinectomia, rinoplastia funcional, estética e outros procedimentos relacionados e essa área de atuação). Recebe pacientes de todo o Brasil e América Latina, buscando o melhor tratamento cirúrgico.


Atua como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor, Life Center e Orizonti. Preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Solar Andrade pode te ajudar?


Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta:


Agendamento Online


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814


➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre rinoplastia fechada, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo