Rinoplastia Aberta

Início > Blog > Rinoplastia Aberta



A rinoplastia é uma cirurgia que altera a forma do nariz. A motivação para a rinoplastia pode ser mudar a aparência do nariz, melhorar a respiração ou ambos.


A rinoplastia aberta, também conhecida como rinoplastia externa, é realizada através de uma pequena incisão na columela, o tecido mole que separa as narinas. Enquanto sob anestesia geral, esta técnica permite fácil acesso ao osso subjacente e à estrutura da cartilagem.


A decisão de qual técnica cirúrgica será utilizada se dará na conversa entre o paciente e o cirurgião. Pois, ambas as técnicas: rinoplastia aberta e rinoplastia fechada tem suas vantagens e desvantagens.



O que é uma rinoplastia aberta?


Existem dois tipos de rinoplastia, rinoplastia fechada e rinoplastia aberta. Uma rinoplastia fechada é onde as incisões são todas contidas no interior do nariz através das narinas. Na rinoplastia aberta, uma pequena incisão em forma de Z é feita na columela, o tecido entre as narinas. Isso dá ao cirurgião boa visibilidade e acesso à cartilagem, osso e tecidos do nariz para reparar e esculpir esses tecidos para sua maior vantagem.

Cicatriz rinoplastia aberta
Diferença entre as cicatrizes

Quais são as vantagens da rinoplastia aberta?


  • Tempos de procedimento mais curtos — como a visibilidade das estruturas internas é melhorada com a rinoplastia aberta, o cirurgião pode conseguir uma correção mais profunda para mais estruturas em menos tempo. Isso resulta em menos hematomas, apesar da elevação da pele, e pode reduzir o tempo de recuperação.

  • Melhor suporte estrutural — Com a rinoplastia fechada, as incisões nas narinas podem enfraquecer a estrutura nasal. Com a rinoplastia aberta, o melhor acesso a mais estruturas do nariz dá ao cirurgião a possibilidade de uso de mais técnicas — como suturas ou enxertos — para melhorar o formato do nariz sem comprometer a integridade dos tecidos. Mais cartilagem é preservada nesta técnica, então seu suporte estrutural não é reduzido.

  • A visibilidade melhora a forma — ser capaz de visualizar melhor os tecidos que estão sendo remodelados dá ao cirurgião um controle mais preciso sobre a forma dos tecidos. As estruturas podem ser modificadas em vez de simplesmente removidas, melhorando sua resistência e aparência.


Quais são as desvantagens da rinoplastia aberta?


  • Cicatriz — esta é a maior desvantagem da rinoplastia aberta, embora não seja realmente grande. Devido à incisão da columela, existe a possibilidade de uma cicatriz visível. No entanto, como esse tecido só é visível olhando por baixo do nariz — o que não é uma perspectiva comum — a cicatriz só é óbvia de alguns ângulos. A atenção do cirurgião para a colocação cuidadosa e precisa dos pontos ajuda essa incisão a cicatrizar onde será quase invisível.

  • Mais tecidos são impactados — a rinoplastia aberta manipula mais o tecido do nariz, o que pode resultar em mais trauma no tecido e, teoricamente, prolongar a recuperação.


Quais são as preocupações estéticas com um procedimento de rinoplastia fechada?

  1. Formato do nariz: uma rinoplastia fechada permite ao cirurgião alterar os tecidos moles do nariz (como a pele e cartilagem nasal) e o osso nasal.

  2. Tamanho do nariz: a cartilagem nasal e a pele podem ser excisadas para aumentar o tamanho e as proporções do nariz em relação a outras características faciais.

  3. Problemas desvio de septo: O formato do nariz determina como o ar é processado através do sistema respiratório. Uma rinoplastia fechada pode alterar as estruturas nasais internas para permitir um fluxo de ar mais fácil.

  4. Ângulo do nariz: A genética ou trauma nasal (pense: uma fratura nasal) pode causar um nariz torto, desvio de septo ou problemas com o ângulo do nariz, e esses problemas podem ser resolvidos com intervenção cirúrgica.

  5. Saliência do nariz: para pessoas que lidam com gibas nasais dorsais estruturais, tanto a rinoplastia não cirúrgica quanto a cirúrgica podem resolvê-las.


Quem é o candidato ideal para um procedimento de rinoplastia aberta?


A abordagem aberta é ideal para um candidato com problemas mais envolvidos ou deformidades nasais, pois permite a exposição máxima das estruturas subjacentes. Os candidatos que buscam alterar especificamente a ponta nasal ou aqueles que estão sendo submetidos a um procedimento de rinoplastia de revisão também se beneficiarão com a abordagem aberta.


Qual é a recuperação média associada ao procedimento de rinoplastia aberta?


O tempo médio de recuperação para a fase de cura aguda é de duas a três semanas. Durante esse período, haverá inchaço, hematomas e dor significativos. O nariz continuará a cicatrizar ao longo de 12 a 18 meses, mas a maioria das atividades diárias poderá ser retomada no primeiro mês.


Quais são os potenciais efeitos colaterais de um procedimento de rinoplastia aberta?


Como em qualquer procedimento cirúrgico, são esperados inchaço, hematomas e dor, além de efeitos colaterais temporários. A cicatriz é comum nas rinoplastias abertas e ocorre na base do nariz, entre as narinas. A aparência da cicatriz vai desaparecer ao longo de seis meses a um ano, mas a cicatriz visível pode ser permanente. É importante lembrar que, com os procedimentos cosméticos, os resultados variam entre os indivíduos, dependendo dos processos naturais de cura do corpo.


O que alguém pode esperar dos resultados de um procedimento de rinoplastia aberta?


Para conferir o seu resultado de antes e depois da rinoplastia aberta é como na rinoplastia fechada. Os resultados de um procedimento de rinoplastia aberta são permanentes mas o resultado final aparecerá em torno de 12 a 18 meses.


Os resultados de uma rinoplastia aberta são permanentes e serão perceptíveis imediatamente após o procedimento, mas o resultado final aparecerá em torno de um ano.


Qual é o preço da rinoplastia aberta em BH?



O Conselho Federal de Medicina (CFM) proíbe a divulgação de preços de cirurgias. O que podemos afirmar é que o preço da rinoplastia aberta varia conforme a complexidade das técnicas empregadas, a experiência do cirurgião no seu tipo de caso, os honorários da equipe médica e o custo do centro cirúrgico.


O preço da rinoplastia aberta é influenciado pela extensão dos procedimentos necessários bem como se esta ou não associado a outras cirurgias — como quebra do osso nasal, correção do desvio de septo e outras — mas, em geral, os custos variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil, em média.


A rinoplastia aberta é coberta pelos planos de saúde?


Se uma rinoplastia aberta for realizada por motivos estritamente estéticos, é improvável que seja coberta por um plano de saúde. Nesse caso, o paciente pode precisar pagar o custo total do procedimento. Se uma cirurgia de rinoplastia fechada for realizada para tratar um defeito funcional do nariz, um plano de saúde pode cobrir parte dos custos do procedimento.


É muito comum a realização de rinoplastia associada a outros procedimentos funcionais no nariz, como septoplastia, sinusectomia, turbinectomia e outros. Nesses casos o plano de saúde deve cobrir os custos dos procedimentos funcionais.


É importante entrar em contato com seu plano de saúde. Isso permite que o paciente de cirurgia nasal saiba mais sobre sua cobertura e examine o custo total da cirurgia.

 

Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."