top of page

Rinoplastia Masculina


A rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, é um dos procedimentos estéticos mais procurados no Brasil, tanto por mulheres quanto por homens. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a rinoplastia é a segunda cirurgia plástica mais realizada pelo público masculino. Este artigo explora a rinoplastia masculina, suas particularidades, benefícios e o que esperar antes e depois do procedimento.


Entendendo a Rinoplastia Masculina

A rinoplastia masculina visa melhorar a aparência do nariz, tornando-o mais natural e alinhado com a fisionomia do rosto. O procedimento pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das asas nasais, refinar a ponta e alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior.


A rinoplastia masculina difere da feminina em alguns aspectos. Os homens tendem a ter um nariz maior e mais largo que o das mulheres, a pele do nariz masculino geralmente é mais grossa que a feminina e a ponta do nariz masculino tem uma angulação um pouco menor que a feminina. Além disso, a rinoplastia masculina busca preservar características masculinas, como um dorso nasal mais reto e uma ponta com rotação de 90 a 95 graus.


O Procedimento de Rinoplastia

A rinoplastia pode ser realizada de duas maneiras: aberta ou fechada. O método aberto é geralmente usado em casos mais complexos, como a reconstrução da ponta do nariz. Este método oferece ao cirurgião mais precisão, permitindo uma melhor visualização das alterações a serem realizadas. Já a rinoplastia fechada é um procedimento menos invasivo, com incisões feitas dentro do nariz, eliminando cicatrizes visíveis.


Antes e Depois da Rinoplastia Masculina

Pacientes que buscam rinoplastia se preocupam com o antes e depois do procedimento, procurando informações e comparando resultados. As fotos de antes e depois são apenas uma referência e a melhor forma de conhecer os resultados é conversando com o cirurgião.


Escolhendo o Cirurgião Certo

A escolha de um cirurgião experiente é crucial para o sucesso da rinoplastia. É importante verificar se o cirurgião é membro de alguma sociedade médica, como a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), e se ele tem experiência em rinoplastias masculinas.


Conclusão

A rinoplastia masculina é um procedimento que pode trazer grandes benefícios, tanto estéticos quanto funcionais. No entanto, é importante ter expectativas realistas e entender que cada pessoa possui suas próprias particularidades e expectativas. Com a orientação de um cirurgião qualificado e experiente, você pode alcançar um resultado que melhore sua autoestima e qualidade de vida.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?



Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia estética e funcional, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo e cirurgias estéticas do nariz como a rinoplastia.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


Comments


bottom of page