Roncos e apneia do sono: Tudo que você precisa saber

Início > Blog > Roncos e apneia do sono: Tudo que você precisa saber


O ronco pode ser considerado normal, conforme a posição em que a pessoa dorme mas quando ocorrem com frequência e recorrência alta e associados ao cansaço diurno ou dificuldade de concentração em atividades diárias pode ser considerado como patológico.


O ruído é provocado por estreitamento ou obstrução nas vias respiratórias superiores durante o sono, o que dificulta a passagem do ar e provoca a vibração dessas estruturas. Se tal obstrução ocasionar paradas respiratórias durante o sono ( 10 segundos em adultos ou de 02-03 segundos em crianças) será caracterizada como síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS).


É muito importante realizar uma avaliação otorrinolaringológica pois patologias como o desvio do septo nasal, disfunções da área de válvula nasal (narinas), alterações obstrutivas da adenoide e/ou amígdalas, disfunções do palato (céu da boca) podem causar estreitamento ou obstrução das vias aéreas superiores e serem causas solucionáveis para tais patologias. Todavia lembramos que tanto o ronco como a SAOS têm muitas vezes origem multifatorial . São causas frequentes: ganho de peso, sedentarismo , alterações de oclusão dentária, alterações de face (como por exemplo retrognatia ou prognatia), cansaço, stress entre outros fatores.


Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.

Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.


"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."


Como a Dra. Danielly Andrade pode te ajudar?


Cada caso deve ser avaliado com cuidado antes de uma indicação cirúrgica e, nos consultórios da Dra. Danielly Solar Andrade, o paciente tem a comodidade de realizar exames auxiliadores no diagnóstico e na escolha do tratamento adequado.


Quando este tratamento é cirúrgico, todas as burocracias com planos de saúde, convênios e hospitais também são cuidadas pela equipe da Dra. Danielly.