Início > Blog > Sinusite Alérgica: Causas, Sintomas, diagnóstico e tratamento

A sinusite alérgica, é uma reação à exposição a alérgenos inalantes como poeira, pólen, fumaça e pelos de animais. Embora as pessoas não nasçam com alergias, elas desenvolvem sintomas quando são expostas repetidamente ao alérgeno. A sinusite pode ser aguda, durando menos de quatro semanas, ou crônica, durando mais de oito semanas.
Como saber se minha sinusite é alérgica?
A sinusite alérgica às vezes é confundida com a sinusite não alérgica porque os sintomas são semelhantes. A principal diferença é que a sinusite não alérgica geralmente não causa coceira no nariz, olhos ou garganta. Os sintomas da sinusite alérgica geralmente variam com a estação e podem incluir:
Congestão nasal (espirros, coriza) e gotejamento pós-nasal que persiste por mais de duas semanas
Olhos, nariz e garganta com coceira.
Dor de cabeça, dor, sensibilidade, inchaço e pressão ao redor da testa, bochechas, nariz e entre os olhos.
Mudanças comportamentais, incluindo irritabilidade, incapacidade de se concentrar, fadiga.
Problemas de sono, como insônia ou sonambulismo.
Sentido de olfato e paladar reduzidos.
Diagnóstico da sinusite alérgica
Levantar histórico médico detalhada e fazer um exame físico.
Realização dos testes cutâneos de alergia podem identificar o alérgeno que está causando o surto nasal.
Endoscopia nasal — um tubo flexível é inserido nas passagens nasais e a luz de fibra óptica permite que o médico veja as menores anormalidades nos seios da face.
Tomografia computadorizada (TC) — uma TC dos seios da face pode ajudar seu médico a avaliar qualquer lesão, infecção ou outras anormalidades.
Mais informações sobre diagnóstico de alergias:
O que é bom para sinusite alérgica?
Para alergias sazonais leves e alergias a pelos de animais, evitar é o curso de ação mais eficaz. Infelizmente, nem todos os alérgenos podem ser evitados e a exposição durante todo o ano a certos gatilhos pode ser inevitável.
Lavagem nasal com soro fisiológico
Descongestionantes (produtos sem receita estão disponíveis) podem fornecer algum alívio.
Sprays nasais de corticosteroides podem reduzir a inflamação.
A dessensibilização através de injeções de alergia (exposição ao alérgeno).
Analgésicos de venda livre podem fornecer alívio.
Para infecções bacterianas graves, podem ser necessários antibióticos.
Quando o tratamento clínico é insuficiente e os sintomas da sinusite alérgica interferem na qualidade de vida, a cirurgia provavelmente será indicada.
Saiba mais sobre o tratamento das rinites alérgicas:
Cirurgia para sinusite
Quando os tratamentos ou medicamentos não são eficazes, a cirurgia endoscópica dos seios da face pode ser uma opção. Um tubo flexível é inserido nas passagens nasais e a luz de fibra óptica permite que o médico veja as menores anormalidades nos seios da face e o tecido ou pólipos com problemas que podem estar causando o bloqueio nasal podem ser removidos.
Mais informações sobre a sinusectomia (cirurgia para sinusite):
O que pode acontecer se não tratar a sinusite?
A infecção que se espalha para os olhos é a complicação mais comum. Isso pode causar vermelhidão, inchaço e até cegueira em um estado grave denominado trombose do seio cavernoso. As infecções nos seios da face também podem se espalhar para a parte posterior da cabeça, causando doenças potencialmente fatais, como abscesso cerebral.
Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!
Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."