Sinusite e rinite alérgica: entenda as semelhanças e diferenças

Atualizado: Out 15

Início > Blog > Sinusite e rinite alérgica: entenda as semelhanças e diferenças

Sinusite e rinite

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais. Pode ser uma inflamação aguda de curto prazo causada por infecção bacteriana, como o resfriado comum. No entanto, a sinusite às vezes pode ser uma doença crônica de longa duração, complicada por alergias e / ou problemas estruturais no nariz, que podem afetar a qualidade de vida.

O que são seios da face?

Os seios da face são cavidades ocas no crânio, alocadas entre e atrás dos olhos, na testa e nas bochechas. Eles são conectados ao nariz por meio de pequenos tubos que não são muito mais largos do que a cabeça de um alfinete.

Os seios nasais estão localizados nas bochechas, ao redor e atrás do nariz. Sua principal função é aquecer, umedecer e filtrar o ar da cavidade nasal. Eles também ajudam as pessoas a vocalizar certos sons.

Os seios nasais bloqueados podem ser causados ​​por alergia não tratada, resfriados ou pólipos nasais (crescimentos nas paredes dos seios da face) e frequentemente causam dor no rosto. Os seios da face bloqueados também criam um ambiente que favorece o crescimento excessivo de bactérias.

Resfriados e alergias são os principais fatores de risco para o desenvolvimento de sinusite

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, comumente causada por infecção bacteriana após uma infecção viral, como o resfriado comum. Outros fatores de risco para o desenvolvimento de sinusite incluem alergias não tratadas, desvio de septo, tabagismo, pólipos nasais e uso excessivo de sprays nasais descongestionantes.

A sinusite pode ser aguda ou crônica

Existem dois tipos de sinusite:

• A sinusite aguda pode durar até três semanas sendo causada por infecção bacteriana na maioria dos casos. Isso geralmente ocorre como uma complicação secundária de uma infecção respiratória viral, como o resfriado comum, ou como resultado de alergias não tratadas.

• A sinusite crônica pode durar mais de duas semanas. Isso pode ser causado por infecção bacteriana ou, mais frequentemente, é uma doença inflamatória crônica semelhante à asma brônquica. A sinusite crônica pode durar meses ou anos se não for tratada. Alergias, problemas estruturais ou problemas do sistema imunológico podem levar à sinusite crônica.

Sinais e sintomas de sinusite

Os sinais e sintomas da sinusite variam dependendo da gravidade da inflamação e dos seios da face envolvidos. Os sintomas e sinais de sinusite são:

• Muco espesso, verde ou amarelo, do nariz ou da parte de trás da garganta.

• Perda do olfato ou paladar.

• Mau hálito e / ou gosto ruim na boca.

• Dor de garganta e / ou tosse.

• Cansaço.

• Temperatura ou calafrios (febre).

• Congestão facial (sensação de plenitude) e dor.

• Dor de cabeça.

• Dor de dente.

• Sensação de pressão que piora ao inclinar-se para a frente.

• Apneia obstrutiva do sono.

• Gotejamento pós-nasal.

É importante consultar o seu médico se estes sinais ou sintomas se desenvolverem.

Como a alergia é um fator de risco para o desenvolvimento de sinusite?

A alergia pode causar inflamação crônica dos seios da face e mucosas. Essa inflamação impede a eliminação usual de bactérias da cavidade sinusal, aumentando as chances de desenvolvimento de sinusite bacteriana secundária. Se seu teste for positivo para alergias, seu médico pode aconselhar sobre medidas adequadas e / ou prescrever medicamentos para controlá-las, reduzindo assim o risco de desenvolver uma infecção sinusal.

Irritantes ambientais podem aumentar os sintomas

Pessoas com problemas de sinusite e alergias devem evitar irritantes ambientais, como tabaco, fumaça e odores, que podem piorar os sintomas.

O tratamento eficaz depende do diagnóstico correto

Para confirmar o diagnóstico, seu médico fará um histórico médico e fará um exame físico. Podem ser necessários testes cutâneos ou de sangue para testes de IgE específicos para alérgenos e podem ser feitas radiografias dos seios da face.

Sinusite versus rinite

Embora muitos sintomas sejam semelhantes, a sinusite não deve ser confundida com rinite. A rinite é uma inflamação da membrana mucosa do nariz, não dos seios da face. Frequentemente, é causada por rinite alérgica ou aumento da sensibilidade a irritantes como fumaça, mudanças de temperatura ou uso excessivo de sprays nasais descongestionantes. A rinite mal controlada pode causar sinusite.

O tratamento precoce pode reduzir a necessidade de medicamentos

Cerca de metade de todas as infecções dos seios da face se resolvem sem antibióticos. Em pessoas com infecções frequentes, é importante tratar os problemas subjacentes, como alergia, e tratar os sintomas rapidamente para evitar a necessidade de antibióticos.

Exemplos de tratamentos incluem:

• As inalações de vapor usam uma tigela de água quente com uma toalha sobre a cabeça. Isso ajudará a diluir o muco e facilitar a drenagem

• A lavagem nasal com soro fisiológico usando uma preparação comercial (spray ou ducha) ajudará na drenagem nasal

• Os antibióticos devem ser prescritos se os sintomas persistirem.

• A remoção cirúrgica do tecido da doença, pólipos e / ou drenagem dos seios da face pode ser necessária para algumas pessoas com sinusite crônica, se os medicamentos não controlarem os sintomas.

➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528

Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963

Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!