• dradaniellyandrade

Tratamento de rinite alérgica

Início > Blog > Tratamento de rinite alérgica

tratamento rinite alérgica

O tratamento da rinite alérgica depende da gravidade dos seus sintomas e do quanto eles afetam suas atividades diárias.


Na maioria dos casos, o tratamento visa aliviar os sintomas, como espirros e nariz entupido ou escorrendo.


Você deve visitar seu médico se seus sintomas de rinite alérgica forem mais graves e afetarem sua qualidade de vida.


Lavagem nasal para rinite alérgica


Lavar regularmente as passagens nasais com soro fisiológico, pode ajudar, mantendo o nariz livre de irritantes. Você pode fazer isso usando uma solução feita com sachês comprados em uma farmácia ou utilizar soro fisiológico.


Pequenas seringas ou potes que geralmente se parecem com pequenos chifres ou bules também estão disponíveis para ajudar a enxaguar a solução ao redor do seu nariz.


Para lavar o nariz:

  • fique em cima de uma pia, coloque a palma de uma mão em concha e despeje uma pequena quantidade da solução nela

  • cheire a solução em uma narina de cada vez

  • repita isso até que seu nariz se sinta confortável (você pode não precisar usar toda a solução)

Enquanto você faz isso, alguma solução pode passar para a garganta, pela parte de trás do nariz.


A solução é inofensiva se engolida, mas tente cuspir o máximo possível.

A lavagem nasal pode ser realizada quantas vezes forem necessárias, mas uma solução nova deve ser feita a cada vez.


Mais informações sobre lavagem nasal:

Remédios para rinite alérgica

Os medicamentos não curam sua alergia, mas podem ser usados ​​para tratar os sintomas comuns. Se os seus sintomas forem causados ​​por alérgenos sazonais, como o pólen, você deve conseguir parar de tomar o medicamento depois que o risco de exposição passar.

Visite o seu médico se os seus sintomas não responderem à medicação após 2 semanas.


Anti-histamínicos para rinite alérgica


Os anti-histamínicos aliviam os sintomas da rinite alérgica ao bloquear a ação de uma substância química chamada histamina, que o corpo libera quando pensa que está sendo atacado por um alérgeno.


Os anti-histamínicos às vezes podem causar sonolência. Se os estiver tomando pela primeira vez, veja como reage a eles antes de dirigir ou operar máquinas pesadas.


Em particular, os anti-histamínicos podem causar sonolência se você beber álcool enquanto os toma.


Corticosteroides para rinite alérgica


Se você tiver sintomas frequentes ou persistentes e tiver obstrução nasal ou pólipos nasais, seu médico pode recomendar um spray nasal ou gotas contendo corticosteroides.


Os corticosteroides ajudam a reduzir a inflamação e o inchaço. Eles demoram mais para agir do que os anti-histamínicos, mas seus efeitos duram mais.


Os efeitos colaterais dos corticosteroides inalados são raros, mas podem incluir secura nasal, irritação e sangramento nasal.


Se você tiver um surto de sintomas particularmente grave e precisar de alívio rápido, seu médico pode prescrever um curso curto de comprimidos de corticosteroide com duração de 5 a 10 dias.


Tratamentos complementares para rinite alérgica


Se a rinite alérgica não responder ao tratamento, seu médico pode optar por adicionar outros medicamentos ao seu tratamento original.


Eles podem sugerir:

  • aumentando a dose de seu spray nasal de corticosteroide

  • Uso de curto prazo de um spray nasal descongestionante para tomar com sua outra medicação

  • combinação de comprimidos anti-histamínicos com sprays nasais de corticosteroides e, possivelmente, descongestionantes

  • Usar um medicamento antagonista do receptor de leucotrieno, que bloqueia os efeitos de produtos químicos chamados leucotrienos, que são liberados durante uma reação alérgica

Imunoterapia para Rinite alérgica (Vacina para rinite alérgica)


A imunoterapia, também conhecida como hipossensibilização ou dessensibilização, é outro tipo de tratamento usado para algumas alergias.


É adequado apenas para pessoas com certos tipos de alergia, como rinite alérgica.


A imunoterapia envolve a introdução gradual de mais e mais alérgenos em seu corpo para tornar seu sistema imunológico menos sensível a ele.


O alérgeno é frequentemente injetado sob a pele da parte superior do braço. As injeções são administradas em intervalos semanais ou mensais, com uma dose ligeiramente aumentada de cada vez.


A imunoterapia também pode ser realizada com comprimidos que contêm um alérgeno, como pólen de grama, colocados sob a língua.


Quando for atingida uma dose eficaz na redução da sua reação alérgica (a dose de manutenção), você precisará continuar com as injeções ou comprimidos por até 3 anos.

A imunoterapia só deve ser realizada sob a supervisão de um médico especialmente treinado, pois existe o risco de causar uma reação alérgica grave.


Mais informações sobre a imunoterapia:

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo