• dradaniellyandrade

Anosmia: Causas, Sintomas, Diagnóstico e tratamento

Início > Blog > Dor de ouvido: Causas, sintomas e tratamento


Na maioria das vezes, perder o olfato não é algo sério. Mas há casos em que anosmia indica outras condições de saúde mais graves. Se você desenvolver perda súbita ou prolongada do olfato, entre em contato com o seu médico. Eles podem encontrar a causa subjacente de sua anosmia e recomendar tratamentos para aliviar seus sintomas.



anosmia


O que é anosmia?

Anosmia é a perda do olfato. Essa condição afeta sua capacidade de detectar odores.

Qual é a diferença entre ageusia e anosmia?

Enquanto a anosmia se refere à perda total do olfato, a ageusia se refere à perda completa do paladar. Essas duas condições às vezes ocorrem juntas porque os sentidos do olfato e do paladar estão intimamente relacionados.

Existem outros distúrbios do olfato?

Sim. Além da anosmia, as pessoas também podem desenvolver fantosmia (cheirar coisas que não existem), parosmia (olfato distorcido) e hiposmia (olfato reduzido).

Quem a anosmia afeta?

A anosmia temporária pode afetar pessoas de todas as idades. Mas uma perda duradoura do olfato é mais comum entre adultos com mais de 50 anos. Em casos raros, as pessoas apresentam anosmia congênita. Em outras palavras, eles nasceram com a doença. A anosmia congênita afeta cerca de uma em 10.000 pessoas.

Quão comum é a anosmia?

Anosmia é um efeito colateral comum de muitas doenças, incluindo resfriados, sinusites e rinite alérgica. Na maioria das vezes, os sintomas são temporários e se resolvem em um curto espaço de tempo. Anosmia também é um sintoma comum de COVID-19.

A anosmia é perigosa?

Embora a anosmia em si geralmente não seja perigosa, ela pode estar relacionada a muitos problemas de saúde. Além disso, pode reduzir sua capacidade de detectar o cheiro de fumaça, vazamentos de gás ou comida estragada. Como resultado, as pessoas com anosmia devem tomar medidas extras para garantir que seu ambiente seja seguro. Troque as baterias dos detectores de fumaça com frequência e leia as datas de validade dos alimentos com atenção.


Quais são os sintomas da anosmia?

Pessoas com anosmia podem perder o olfato gradual ou repentinamente. Você pode notar que cheiros familiares cheiram de forma diferente antes de desenvolver uma perda completa do olfato.

O que causa a anosmia?

Existem muitas condições comuns que podem causar o desenvolvimento de anosmia. Isso pode incluir:

Anosmia também está associada a:

  • Diabetes.

  • Fumar.

  • Obesidade.

  • Pressão alta (hipertensão).

  • Síndrome de Kallmann.

  • Doença de Alzheimer.

  • Certos medicamentos, como antibióticos e anti - histamínicos.

  • Esclerose múltipla (EM).

  • Doença de Parkinson.

  • Síndrome de Sjogren.

  • Lesão cerebral traumática.

  • Tumores cerebrais.


Como a anosmia é diagnosticada?

A anosmia é geralmente diagnosticada por um especialista em ouvido, nariz e garganta (Otorrinolaringologista). Eles farão perguntas sobre seus sintomas, examinarão seu nariz e farão testes para determinar a extensão de sua perda de olfato. Em alguns casos, uma TC (tomografia computadorizada) pode ser necessária para ajudar seu provedor a ver o que está acontecendo dentro de seu corpo.


Como é tratada a anosmia?

Na maioria dos casos, o tratamento da doença subjacente pode ajudar a restaurar o olfato. Por exemplo, se você tem sinusite, os antibióticos podem ajudar a curar a infecção. Se certos medicamentos estão afetando seu olfato, a troca de medicamentos pode ajudar a aliviar os sintomas de anosmia. Se você tiver pólipos nasais ou outro tipo de bloqueio, a cirurgia pode ser necessária. Seu otorrino pode ajudar a determinar quaisquer condições subjacentes e recomendar o tratamento apropriado.

A anosmia pode ser curada?

Depende do tipo de anosmia que você tem. Atualmente, não há cura conhecida para a anosmia congênita. Na maioria dos casos, no entanto, a anosmia desaparece por conta própria. Geralmente, depois que o problema subjacente é tratado, seu olfato é restaurado.


A anosmia pode ser prevenida?

Como a anosmia é um sintoma de muitas condições relacionadas à saúde, nem sempre pode ser evitada. No entanto, existem certas coisas que você pode fazer para reduzir o risco:

  • Evite produtos químicos tóxicos e ambientes.

  • Não fume.

  • Use equipamentos de proteção ao praticar esportes de contato, pois a anosmia pode ser causada por lesões cerebrais.

O que posso esperar se tiver anosmia?

Se você foi diagnosticado com anosmia, seu médico pode ajudar a controlar seus sintomas até que seu olfato seja restaurado.

Quanto tempo pode durar a anosmia?

Depende da causa subjacente da sua anosmia. Na maioria das vezes, seu olfato retorna assim que o tratamento é concluído.

Quanto tempo dura a anosmia após o COVID?

Pessoas que têm anosmia como efeito colateral do COVID-19 geralmente recuperam o olfato em aproximadamente duas a três semanas. Esta é uma estimativa; os tempos de recuperação podem variar.


Quando devo procurar um otorrinolaringologista por causa da anosmia?

A anosmia relacionada a resfriados, gripes e infecções geralmente desaparece em poucos dias. Se você tiver anosmia persistente, marque uma consulta com seu médico.

Que perguntas devo fazer ao meu otorrino?

Se você tem anosmia, compreender sua condição pode tranquilizá-lo e ajudá-lo a tomar decisões relacionadas ao tratamento. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer ao seu provedor:

  • Minha perda de olfato é causada por um resfriado, gripe ou infecção?

  • Tenho uma doença subjacente que precisa ser tratada?

  • Algum dos meus medicamentos pode estar causando anosmia?

  • Posso fazer outras coisas para restaurar meu olfato?


Você pode sentir o gosto sem cheirar?

O olfato e o paladar estão intimamente relacionados. Sua língua pode detectar sabores, doce, azedo, salgado e amargo. Mas sem seu olfato, você não seria capaz de detectar sabores delicados e sutis.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo