Início > Blog > Como saber se tenho desvio de septo? Entenda mais sobre o diagnóstico de desvio de septo

Para saber se você tem desvio de septo, esteja atento a sintomas como dificuldade respiratória, congestão nasal crônica, infecções frequentes, sangramento nasal e ronco ou apneia do sono. Consulte um otorrinolaringologista para um diagnóstico adequado. O médico realizará um exame físico e, se necessário, solicitará exames de imagem, como tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico.
O que é desvio de septo?
Um desvio de septo é uma condição onde o septo nasal — o osso e a cartilagem que divide a cavidade nasal ao meio — está significativamente descentrado ou torto, dificultando a respiração. A maioria das pessoas apresenta algum tipo de desequilíbrio no tamanho das passagens respiratórias. Na verdade, as estimativas indicam que 80% das pessoas, a maioria sem saber, têm algum tipo de desalinhamento do septo nasal.
Apenas os desvios mais graves causam problemas respiratórios significativos e requerem tratamento.

Saiba mais sobre o desvio de septo
Quais sãos as principais causas de desvio de septo?
Algumas pessoas nascem com desvio de septo. Outras pessoas desenvolvem um desvio de septo após lesão ou trauma no nariz.
O que acontece quando se tem desvio de septo?
O sintoma mais comum de desvio de septo é a congestão nasal, com um lado do nariz mais congestionado do que o outro, junto com dificuldade para respirar. Infecções sinusais recorrentes ou repetidas (sinusite crônica) também podem ser um sinal de desvio de septo. Outros sintomas incluem:
Dor facial
Dor de cabeça
Gotejamento pós-nasal
Respiração alta e ronco durante o sono
Um desvio de septo também pode causar apneia do sono, uma condição séria em que uma pessoa para de respirar durante o sono.
Como fazer para respirar melhor com desvio de septo?
Para pequenos desvios, a respiração pode ser melhorada Através de tratamento sintomático. Mas quando uma via aérea está completamente obstruída de um lado, você provavelmente precisará de cirurgia para corrigi-la.
Quais as consequências do desvio de septo nasal?
Um desvio de septo severo causando obstrução nasal pode causar: boca seca, devido à respiração crônica pela boca. Uma sensação de pressão ou congestão nas vias nasais. Sono perturbado, devido ao desagrado de não conseguir respirar confortavelmente pelo nariz à noite.
Qual exame para detectar desvio de septo?
O médico examinará seu nariz com um espéculo nasal, um exame de fibronasolaringoscopia e provavelmente solicitará uma tomografia computadorizada para examinar com mais detalhas outras estruturas na face, como os cornetos nasais e os seios da face.
Quais são os tratamentos para o desvio de septo?
Às vezes, os sintomas de desvio de septo podem ser aliviados com medicamentos. Se o medicamento sozinho não oferecer alívio adequado, um procedimento cirúrgico chamado septoplastia pode ser necessário para reparar um septo torto e melhorar a respiração.
Precisa operar desvio de septo?
A maioria das pessoas com desvio de septo tem uma passagem nasal muito menor que a outra. Isso pode causar dificuldade para respirar. Outros sintomas de desvio de septo podem incluir sangramentos nasais frequentes e dor facial. A cirurgia é a única maneira de corrigir um desvio de septo.
Como é uma cirurgia de desvio de septo?
Durante a septoplastia, um cirurgião, trabalhando através da parte interna do nariz, faz uma pequena incisão no septo e, em seguida, remove o excesso de osso ou cartilagem necessário para equilibrar o espaço de respiração das narinas.
Posso fazer a septoplastia com uma rinoplastia?
Às vezes, uma rinoplastia, ou "plástica no nariz", é combinada com septoplastia para melhorar a aparência do nariz. Este procedimento é denominado rinosseptoplastia.
Posso fazer a septoplastia com outras cirurgias funcionais do nariz, como turbinectomia e sinusectomia?
As cirurgias funcionais no nariz mais comuns que podem ser associadas a uma rinoplastia estética são a septoplastia, a sinusectomia e a turbinectomia.
A turbinectomia é a cirurgia de redução de cornetos nasais, indicada principalmente para pacientes com hipertrofia de cornetos nasais, devido a rinite alérgica e sinusite crônica, que provocam com aumento do tamanho dos cornetos nasais. Pacientes que sofrem de ronco e apneia do sono também têm na turbinectomia uma aliada para auxiliar a restabelecer a respiração e trazer a tranquilidade para uma boa noite de sono.
A sinusectomia é um procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia de sinusite, o objetivo dessa cirurgia é a abertura e drenagem dos seios paranasais. A cirurgia é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal.
Como é a recuperação da septoplastia?
A cirurgia para reparar um desvio de septo é geralmente realizada em um ambiente hospitalar sob anestesia geral e leva cerca de uma a uma hora e meia, dependendo da quantidade de trabalho que está sendo feito. Você deve poder ir para casa três a quatro horas após a cirurgia. Talas internas e/ou curativos macios podem ser colocados no nariz para estabilizar o septo durante a cicatrização. Se a septoplastia for o único procedimento realizado, deve haver pouco ou nenhum inchaço, ou hematoma após a cirurgia. No entanto, se uma rinosseptoplastia for realizada, uma semana ou duas de inchaço e hematomas são normais após o procedimento.
Se você está sofrendo com sintomas de desvio de septo, marque uma consulta com a Dra. Danielly para avaliar a necessidade da cirurgia de septoplastia.
Quem é a Dra. Danielly Andrade?

Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.
Sou especialista em rinologia (funcional e estética), área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal, desvio de septo, rinite, alergias, sinusite, alterações do olfato e sangramentos nasais.
Desde então me especializei nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz.
Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.
"Meu foco é te ajudar a respirar bem pelo nariz e melhorar sua auto-estima, qualidade de vida e de sono."