top of page

Como saber se tenho desvio de septo nasal?

Como descobrir se você tem desvio de septo?

Para descobrir se você tem desvio septo é preciso uma avaliação abrangente por um otorrinolaringologista. O sintoma mais comum é a obstrução nasal com dificuldade de respirarar pelo nariz. O otorrino fará um exame clínico completo do nariz envolvendo uma fibronasolaringoscopia e provavelmente irá pedir uma tomografia computadorizada.


desvio de septo

Os sintomas característicos de desvio de septo:


80% da população tem desvio de septo, a maioria não tem sintomas, quando os sintomas estão presentes podem provocar:


  • Dificuldade de respirar pelo nariz: Obstrução nasal ou congestão, que pode ser unilateral ou bilateral, é a principal queixa que leva o paciente ao consultório.


  • Boca seca ao acordar: a obstrução nasal leva a respiração pela boca.


  • Distúrbios do sono causados pela dificuldade em respirar pelo nariz: Ronco, alteração das fases do sono com superficialização (sensação de acordar várias vezes a noite).


  • Cansaço e sonolência diurna: Causados pelos distúrbios do sono


  • Sangramentos nasais: Ao dificultar a passagem do ar, o desvio resseca e irrita a mucosa nasal, que fica mais sensível e propensa a sangramentos.


  • Sinusites recorrentes: O desvio de septo pode impedir a drenagem sinusal e o fluxo de ar, criando um ambiente propício à infecção.


  • Dificuldade de assoar o nariz: causado pelo estreitamento da passagem de ar.


  • Dores de cabeça e dores faciais: Devido a diferenças de pressão ou pontos de contato do septo dentro da cavidade nasal (onde o ar passa quando respiramos).


  • Sintomas de garganta: Alguns pacientes podem apresentar sensação de secura ou irritação, que pode ser atribuída à alteração do fluxo de ar e da respiração bucal devido à obstrução nasal.


É importante notar que a presença e a gravidade desses sintomas podem variar muito entre indivíduos com um desvio de septo


Quantos % da população tem desvio de septo?


Aproximadamente 80% da população [1] tem algum grau de desvio de septo, sendo em geral um achado comum nas tomografias computadorizadas. Nem todos desvios de septo apresentam sintomas que exijam tratamento.


Visualmente quais são as características do desvio de septo?


Nos casos onde o desvio é mais pronunciado, ele pode ser visto "por fora" do nariz.


  • Narina visivelmente mais estreita que a outra.

  • Assimetria externa do nariz, que pode estar torto ou desalinhado.


É mais comum o paciente apresentar desvio de septo que não é percebido por fora do nariz porém causa sintomas.


Qual exame faz para desvio de septo?


Para diagnosticar o desvio de septo são realizados os exames de rinoscopia, fibronasolaringoscopia e tomografia computadorizada.


Rinoscopia Nasal:

Fibronasolaringoscopia


Como rotina de exame rinologico, nas consultas é realizada uma endoscopia nasal, introduzindo uma fibra óptica fina com uma pequena câmera pelo nariz para analisar as estruturas internas nasais e da faringe.


Exame de fibronasolaringoscopia para diagnóstico de desvio de septo nasal
Fibronasolaringoscopia

Tomografia computadorizada


Como rotina é importante a realização de exames de tomografia que ajudam a avaliar com precisão o grau do desvio septal, bem como suas consequências e outras alteraçoes funcionais nas cavidades nasais e seios da face.

Exame de tomografia computadorizada para diagnóstico de desvio de septo nasal
Tomografia: Septo reto - Linha pontilhada azul | Septo desviado - Linha pontilhada vermelha

Opções de tratamento disponíveis para desvio de septo


Se o desvio de septo estiver causando sintomas significativos, o tratamento pode ser recomendado. As opções incluem:


  • Medicamentos - A primeira linha de tratamento é com medicamentos para agir nos efeitos do desvio de septo diminuindo os sintomas e não necessariamente resolvendo a causa anatômica. São utilizados corticoides nasais, anti-histamínicos e descongestionantes que podem aliviar sintomas.

  • Cirurgia - A cirurgia para desvio de septo, septoplastia, é indicada quando os pacientes experimentam obstrução nasal significativa que é pouco tolerada e não é adequadamente gerenciada com terapia medicamentosa. A avaliação clínica é um preditor confiável de qual pacientes se beneficiarão da septoplastia[3].


Preciso ou não de cirurgia para corrigir o desvio de septo?


A necessidade de septoplastia é determinada clinicamente, avaliando-se a obstrução nasal e o impacto na qualidade de vida do paciente, assim como a resposta ao tratamento com medicamentos.


Um estudo americano[1] confirmou a eficácia de um protocolo clínico para essa decisão, com 93,6% de acurácia na previsão da necessidade de cirurgia e 96,4% na previsão de não necessidade. A avaliação é considerada altamente eficaz para determinar a real necessidade do procedimento.


Septoplastia pela técnica de cirurgia endoscopia nasal


A septoplastia é um procedimento endoscópico nasal realizado em hospital, sob anestesia geral, com duração de 60 a 120 minutos. O paciente retorna para casa no mesmo dia.


Esta cirurgia corrige o desvio de septo internamente, sem cortes externos, reajustando o septo e removendo excessos que bloqueiam a respiração. A recuperação leva de 1 a 2 semanas. Com maiores cuidados nos 3 primeiros dias. A maioria das pessoas retoma suas atividades diárias em até uma semana.

Cirurgia endoscopica nasal para desvio de septo, septoplastia
septoplastia

Qual é a eficácia da septoplastia ?


Um estudo de 2021[1] comparando a septoplastia com o tratamento apenas com medicamentos mostrou que a septoplastia foi mais eficaz na redução dos sintomas de obstrução nasal.

Comparativo de tratamentos para desvio de septo, septoplastia e tratamento apenas com medicamentos

Os pacientes que foram direcionados para septoplastia foram os pacientes que apresentavam os piores sintomas qualitativos (SNOT-22) e quantitativos (NOSE). Mostrando a eficácia da septoplastia para melhorar drasticamente os sintomas.

 

Dra. Danielly Andrade

Dra. Danielly Andrade, Médica otorrinolaringologista especialista em tratamento clínico e cirúrgico de desvio de septo em Belo Horizonte - MG

Comments


bottom of page