top of page

Cirurgia de Sinusite: Indicações, Procedimento e recuperação


O que é cirurgia de sinusite?


A cirurgia de sinusite, também conhecida como sinusectomia, é um procedimento médico para tratar casos graves e crônicos de sinusite que não respondem ao tratamento com medicamentos.


Durante a cirurgia, o cirurgião remove o tecido inflamado e os desvios nasais que estão bloqueando o fluxo de ar e a drenagem dos seios da face.


Quem precisa de uma cirurgia de sinusite?


A cirurgia de sinusite é recomendada para pessoas que sofrem de sinusite crônica ou recorrente, que não respodem ao tratamento com medicamentos.



Como é feita a cirurgia de sinusite?

cirurgia de sinusite

Usando a técnica de cirurgia endoscópica nasal, uma câmera é acoplada no endoscópio que percorre toda a cavidade nasal e ajuda o cirurgião a visualizar e desbloquear os óstios de drenagem dos seios da face, sem a necessidade de nenhuma incisão externa.


O cirurgião insere o endoscópio (micro câmera) através de uma pequena abertura no nariz e, então, utiliza uma mini lâmina ou mini uma broca para remover cuidadosamente o tecido bloqueado e melhorar a drenagem. A cirurgia é realizada com anestesia geral e, em geral, dura entre 30 minutos a 1 hora.


Video explicativo da Dra. Danielly Andrade durante o procedimento:




Quais são os riscos e as complicações da cirurgia de sinusite?


Como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de sinusite apresenta alguns riscos, como sangramento, infecção, lesão de mucosa, entre outros. Essas complicações são raras e o risco é minimizado por conta da precisam da cirurgia encoscópica.


A cirurgia de sinusite é perigosa?


Não, a cirurgia endoscópica nasal não é perigosa. Na verdade, é uma das cirurgias nasais mais seguras e bem toleradas. A técnica é minimamente invasiva, todo procedimento é feito por dentro das narinas, utiliza instrumentos finos e uma câmera para visualizar o interior do nariz e das passagens nasais sem precisar de grandes incisões ou cortes.


Isso significa que a cirurgia endoscópica nasal geralmente tem menos risco de complicações, menos dor pós-operatória e uma recuperação mais rápida do que outras técnicas cirúrgicas.


O que esperar após a cirurgia de sinusite?


Após a cirurgia de sinusite, é comum que o paciente sinta um pouco de dor e desconforto no nariz e na região dos seios da face. É importante seguir as instruções do médico para garantir uma recuperação adequada. Alguns pacientes podem precisar usar sprays nasais ou fazer lavagens nasais para ajudar na recuperação.


Qual é o tempo de recuperação após a cirurgia de sinusite?


O tempo de recuperação após a cirurgia de sinusite pode variar de acordo com o caso do paciente. Em geral, os pacientes podem retornar às suas atividades normais em uma a duas semanas após a cirurgia. No entanto, o período de recuperação pode ser mais longo se houver complicações ou se o paciente precisar de cuidados especiais após a cirurgia.


 

Dra. Danielly Andrade

Dra. Danielly Andrade, Médica especialista em cirurgia de sinusite na cidade de Belo Horizonte - MG



Comentários


Os comentários foram desativados.
bottom of page