• dradaniellyandrade

Cirurgia para diminuir o nariz: Entenda como é a rinoplastia para redução do tamanho do nariz

Atualizado: Out 15

Início > Blog > Cirurgia para diminuir o nariz: Entenda como é a rinoplastia para redução do tamanho do nariz


Cirurgia no nariz

A cirurgia para remodelar o nariz é um procedimento de cirurgia plástica muito comum e pode aumentar ou diminuir o tamanho do nariz. A forma da ponta, a ponte e também as narinas podem ser alteradas, assim como o ângulo entre o nariz e o lábio superior. Às vezes, as dificuldades respiratórias podem ser corrigidas ao mesmo tempo.


O que é cirurgia de rinoplastia?


A cirurgia de rinoplastia, comumente conhecida como plástica no nariz, é uma operação para remodelar o nariz. É uma das cirurgias plásticas mais comuns.


A rinoplastia pode:

  • aumentar ou reduzir o tamanho do nariz;

  • mudar a forma da ponta do nariz, a ponte do nariz e as narinas;

  • mudar o ângulo entre o nariz e o lábio superior; e

  • endireitar o septo (a parte interna do nariz que separa as narinas) com um procedimento chamado septoplastia.

Existem limites para o quanto um nariz pode ser alterado. O resultado final dependerá do tamanho do seu nariz, do estado da sua pele e da sua idade. O mais importante é comunicar claramente ao seu cirurgião o que deseja e o que é possível. Você deve ter em mente que a cirurgia por si só não resolveria nenhum problema emocional ou social que você possa pensar ser causado pelo seu nariz ou pela sua aparência em geral


Por que fazer uma cirurgia de rinoplastia?


Muitas pessoas têm vergonha do formato do nariz e fazem a rinoplastia por motivos estéticos (ou seja, para melhorar a aparência do nariz). Portanto, é muito importante que você tenha bem claro o que não gosta em seu nariz e que possa explicar isso ao seu cirurgião otorrino. Ele então será capaz de lhe dizer o que é cirurgicamente possível e o que não é. A maioria das pessoas que não gosta do nariz se preocupa com a ponte ou a ponta.


A rinoplastia é mais comumente realizada para:

  • alterar a corcunda na ponte do nariz;

  • remodelar a ponta do nariz;

  • mudar o comprimento ou largura do nariz;

  • mudar a largura das narinas.

Outros pacientes podem optar pela rinoplastia devido a uma lesão no nariz, se o nariz foi quebrado ou ficou torto por algum tipo de acidente. Outros podem ter problemas respiratórios relacionados às vias aéreas nasais e optem por realizar a rinoplastia com a septoplastia, que chamados de rinosseptoplastia.

Em ambos os casos, a rinoplastia seria considerada reconstrutiva, enquanto para a maioria das operações do nariz a cirurgia é classificada como estética.


O que vai acontecer antes da minha rinoplastia?


Você encontrará seu cirurgião para conversar sobre por que deseja a cirurgia e o que deseja. O cirurgião irá anotar todas as doenças que você tem ou teve no passado. Eles também farão um registro de qualquer medicamento que você esteja tomando, incluindo remédios à base de ervas e medicamentos que não sejam prescritos pelo seu médico. Seu cirurgião examinará seu nariz e poderá tirar algumas fotos para seu registro médico. Eles pedirão que você assine um termo de consentimento para tirar, armazenar e usar as fotografias. Você também pode ser solicitado a falar com outros membros da equipe, como um anestesiologista.

O cirurgião medirá sua altura e peso para ter certeza de que é seguro fazer uma operação. Se você estiver acima do peso ou planejando engravidar, seu cirurgião pode sugerir que você adie a cirurgia.


Como é feita a cirurgia de rinoplastia?


A rinoplastia para mudar o formato do nariz é realizada tanto de dentro das narinas (chamada rinoplastia fechada) ou fazendo um pequeno corte entre as narinas e levantando a pele (isso é chamado de rinoplastia aberta). A natureza precisa da cirurgia dependerá da área do nariz que está sendo tratada. A cicatriz pode ser reta, em forma de V ou em zigue-zague.


Mudando a crista do nariz

Se a ponte nasal está sendo operada, o cirurgião remove o osso e a cartilagem que estão causando a “protuberância”. O nariz pode então ser quebrado para que os pedaços restantes de osso possam ser movidos para mais perto para estreitar o nariz.


Mudando a ponta do nariz

Se a ponta do nariz está sendo operada, a cartilagem que constitui o suporte sob a ponta precisa ser parcialmente removida ou remodelada. Isso pode ser feito por meio de rinoplastia fechada ou aberta.


Mudando o comprimento do nariz

Seu cirurgião ajustará e reduzirá o septo, para ajudar a encolher a ponta e reduzir o comprimento total do nariz. Ajustar a cartilagem na ponta do nariz também pode reduzir o comprimento do nariz.


Mudando a largura do nariz

Seu cirurgião pode reduzir a largura do nariz, para torná-lo mais estreito, quebrando o osso e reposicionando-o.


Aumentando a ponte ou ponta do nariz

Os cirurgiões podem usar osso ou cartilagem, ou um implante, para alterar o contorno de uma ponte ou ponta "plana". Isso é chamado de rinoplastia adicional ou rinoplastia de aumento. O osso ou cartilagem usado pode ser retirado do nariz (osso nasal ou septo) ou de outros locais como costela, quadril ou orelha.


Endireitando o septo

Se o seu nariz foi achatado por um ferimento, o septo pode entortar (desvio de septo), dificultando a respiração. Isso às vezes pode ser alterado ao mesmo tempo que a rinoplastia ou como uma operação separada.


Escolhendo um cirurgião


Com uma plástica no nariz, não há uma abordagem única para todos. Cada paciente é único, portanto, um especialista otorrino deve escolher os melhores materiais, ferramentas e técnicas para a estrutura única do paciente. Este nível de especialização pode resultar em resultados previsíveis que combinam elementos funcionais e estéticos para realçar a beleza inata do indivíduo.


A experiência, formação, treinamento e educação que os otorrinolaringologistas adquirem ao longo do tempo os tornam os profissionais médicos mais adequados para realizar cirurgias de nariz. Um otorrino possui uma compreensão profunda da estrutura nasal bem como aspectos funcionais do nariz, não se atendo unicamente aos aspectos estéticos. Um especialista em otorrinolaringologia pode usar o conhecimento desses fatores para criar a condição ideal para que o paciente tenha a melhor aparência aliada a uma melhor funcionalidade do nariz.


A Dra. Danielly Solar Andrade é médica otorrino em BH especializada em rinologia (nariz), se destacando nas cirurgias funcionais e estéticas do nariz como a rinoplastia.


Qual é o tratamento alternativo a rinoplastia?


Não há alternativa cirúrgica à rinoplastia. Às vezes, apenas uma cirurgia na parte interna do nariz é necessária para resolver problemas com as vias respiratórias do nariz. Opções não cirúrgicas, como preenchimentos, podem ser usadas como tratamento temporário para fins estéticos, porém nunca substituirão uma cirurgia.


Quais são os principais riscos e complicações da rinoplastia?


Como em todas as cirurgias, há riscos envolvidos na rinoplastia. Embora os riscos sejam improváveis, é importante pesá-los em relação ao benefício potencial da cirurgia. Discuta cada um deles com seu cirurgião otorrino para certificar-se de que você entende as possíveis complicações e consequências.



O que esperar após a cirurgia de rinoplastia?


A cirurgia de rinoplastia é realizada sob anestesia geral (para que você esteja dormindo). A operação geralmente leva cerca de duas horas. Você pode receber antibióticos para manter a ferida limpa. Você pode ir para casa no mesmo dia ou passar a noite no hospital. Se você for para casa no mesmo dia, um adulto responsável deve ficar com você durante a noite.

Seu nariz ficará tenso e dolorido. Analgésicos simples devem ser suficientes para mantê-lo confortável. Se seu nariz foi quebrado como parte da cirurgia, haverá hematomas perceptíveis ao redor dos olhos por cerca de sete a 10 dias, com amarelecimento ao redor dos olhos por 10 a 20 dias.


Curativos

Você terá alguns curativos em cada narina e pode ter um absorvente sob o nariz. Você também pode colocar uma tala no nariz para protegê-lo. Uma vez removida a tala, deve-se ter muito cuidado para não bater no nariz, pois isso pode afetar o resultado final.


Pontos

Os pontos dentro do nariz provavelmente se dissolverão por conta própria. Você pode ter pontos na parte externa do nariz. Eles teriam que ser removidos, geralmente cinco a sete dias após a cirurgia.


Recuperação

Você pode ter um pequeno sangramento pelo nariz nos primeiros dois dias após a operação. Enxugue suavemente com gaze ou um lenço limpo. Evite qualquer atividade em que possa bater no nariz. Atividades que aumentam o fluxo sanguíneo em seu rosto (como curvar-se, fazer força, levantar peso ou tomar um banho quente) podem aumentar a chance de sangramento. Dormir com travesseiros extras para manter a cabeça erguida ajudará a reduzir o inchaço e a mantê-lo deitado de costas. Não assoe o nariz e faça o possível para não espirrar pelo nariz. Se você for espirrar, tussa. Depois que os curativos forem removidos das narinas, você pode limpar o nariz cheirando o fundo da garganta. A menos que lhe seja dito o contrário, é melhor deixar qualquer crosta nas narinas até a revisão pós-operatória.

Você sairá da cama no mesmo dia da cirurgia e fará atividades leves após duas semanas. A maioria dos pacientes tira pelo menos duas semanas de folga do trabalho após a operação, dependendo de seu trabalho. Não levante coisas pesadas por várias semanas. Com todas as atividades, comece suavemente. Não dirija até se sentir seguro. Verifique seus documentos de seguro se não tiver certeza.


Quando posso saber que o resultado foi satisfatório?


Pode levar vários meses para o inchaço diminuir e muitos meses para o resultado final aparecer.


Seu cuidado posterior

  • Para proteger o nariz e obter o melhor resultado, cuide de si.

  • Evite atividades vigorosas após a operação.

  • Proteja suas feridas conforme as instruções para fazer.

  • Ganhar peso ou estar grávida afetará os resultados.

  • Mantenha um peso e um nível de exercício saudáveis.


Você tem vontade de mudar algum aspecto no nariz? Caso seja de Belo Horizonte - MG e região, ou tenha disponibilidade para visitar a região, agende uma consulta com a Dra. Danielly Solar Andrade e faça uma avaliação individualizada! Essa é a melhor maneira de esclarecer possíveis dúvidas!


Agende sua consulta


➡️Rua Gonçalves Dias 82, 4.º andar. Funcionários. Belo Horizonte/MG

Tel.: (31) 2516 – 2814

➡️Alameda Oscar Niemeyer 420, sala 409. Vila da Serra. Nova Lima/MG

Tel.: (31) 3516 – 4528


Contato pelo WhatsApp: (31) 99562 – 2963


Para saber mais sobre esse tipo de procedimento, siga minhas redes sociais. Estou no Facebook e no Instagram!

3 visualizações0 comentário