top of page

Entenda como é feita a cirurgia de sinusite e suas indicações

A cirurgia de sinusite, chamada de cirurgia endoscópica dos seios paranasais, trata infecções sinusais crônicas removendo tecido inflamado e obstruções. Realizada com endoscópio e anestesia geral, permite a drenagem adequada do muco e alívio dos sintomas.


Entenda como é feita a cirurgia de sinusite e suas indicações

Indicações para a cirurgia de sinusite

A cirurgia de sinusite, também conhecida como cirurgia endoscópica nasal, é indicada nos seguintes casos:


  1. Sinusite crônica que não responde ao tratamento clínico com medicamentos e medidas de controle ambiental.

  2. Presença de pólipos nasais que obstruem a drenagem dos seios paranasais.

  3. Complicações da sinusite, como infecções orbitárias ou intracranianas.

  4. Desvio de septo nasal que dificulta a drenagem dos seios paranasais.


Como é feita a cirurgia de sinusite?


A cirurgia de sinusite é realizada sob anestesia geral. O procedimento é minimamente invasivo e utiliza um endoscópio, que é um tubo fino com uma câmera na ponta, para visualizar as estruturas nasais e dos seios paranasais.


O cirurgião insere o endoscópio através das narinas e realiza a abertura dos seios paranasais, melhorando a drenagem e a ventilação das cavidades. Também podem ser removidos pólipos nasais, corpos estranhos ou outras obstruções.


A cirurgia de sinusite pode ser realizada em conjunto com outros procedimentos, como a correção do desvio de septo nasal ou a redução dos cornetos nasais, dependendo das necessidades do paciente.


Recuperação e possíveis complicações

A recuperação da cirurgia de sinusite geralmente é rápida, com retorno às atividades normais em cerca de uma semana. É comum sentir congestão nasal e desconforto nos primeiros dias após o procedimento, mas esses sintomas melhoram progressivamente.


As complicações da cirurgia de sinusite são raras, mas podem incluir sangramento, infecção, lesão das estruturas nasais ou dos seios paranasais e alterações no olfato. É importante seguir as orientações médicas no pós-operatório para minimizar os riscos e garantir uma recuperação adequada.


Conclusão

A cirurgia de sinusite é um procedimento eficaz para tratar casos de sinusite crônica que não respondem ao tratamento clínico. A técnica minimamente invasiva proporciona uma recuperação rápida e com poucas complicações. Se você sofre de sinusite crônica e os tratamentos convencionais não estão funcionando, converse com seu médico sobre a possibilidade de realizar a cirurgia de sinusite.

 

Quem é a Dra. Danielly Andrade?


Sou médica otorrinolaringologista em Belo Horizonte e Nova Lima, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2008, título de Especialista em Otorrinolaringologia pela ABORL / AMB.

Sou especialista em rinologia funcional e estética, área da otorrinolaringologia que estuda e trata os distúrbios do nariz e dos seios da face, como obstrução nasal e desvio de septo e cirurgias funcionais e estéticas do nariz como a septoplastia e rinoplastia.

​​

​Atuo como médica do corpo clínico-cirúrgico nos hospitais Mater Dei, Socor e Orizonti. Sou preceptora do serviço de especialização em otorrinolaringologia do Hospital Socor atuando na área de Rinologia.

Comments


bottom of page